Início do conteúdo
    Novidades
  • LAM se faz presente no evento 18° MPU

    Realizou-se nos dias 07, 08 e 09 de outubro a 18° Mostra da Produção Universitária – MPU, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” NOSSO FOLCLORE NA CULINÁRIA: UMA PERSPECTIVA NO CAMPO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR”, produzido por Geraldo Oliveira da Silva em conjunto com as colegas Lúcia Renata dos Santos Silveira, Alexandre Henzel Barcelos, sob orientação da professora Rose Adriana Andrade de Miranda . O trabalho tinha por objetivo utilizar culinária e conceitos matemáticos para fazer o doce “Negrinho” (brigadeiro) em um trabalho que envolvia os doces de Pelotas, pois são Patrimônio Cultural. O público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG.

  • LAM aplica oficina sobre Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática

    No dia 5 de outubro de 2019, a equipe do LAM, aplicou a oficina sobre Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática, que tinha por objetivo mostrar materiais didáticos que poderiam ser trabalhados com alunos de anos iniciais, o público alvo foram acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia e Professores que atuam nos anos inicias. Foi ministrado pela Mestranda professora Maria do Socorro Aragão Paim e pelo colaborador do LAM  Rodrigo Marques Queiroga.

  • Equipe do LAM aplica oficina sobre fração

    No dia 7 de outubro a equipe do LAM, aplicou a oficina sobre fração, que tinha por objetivo mostrar jogos lúdicos que envolvia conceitos de fração, o publico alvo foram as acadêmicas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática. Foi ministrado pelo bolsista Geraldo Oliveira da Silva.

  • Equipe do LAM aplica oficina no evento MPU

    Foi realizado no dia 08 de outubro no evento 18° Mostra da produção universitária, a oficina sobre bolinha de gude: uma abordagem matemática para educação infantil, que teve por objetivo capacitar os acadêmicos para utilização lúdica do jogo de bolinha de gude para alfabetização matemática de crianças na etapa da educação infantil, o público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG. Foi ministrado por Lúcia Renata dos Santos Silveira, Geraldo Oliveira da Silva, Alexandre Henzel Barcelos, Silvia Maria Brahm Araújo, e pelas coordenadoras professora Rose Adriana Andrades de Miranda e professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.

  • Equipe do LAM e Folclore e Educação aplica oficina para alunos dos anos iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Lelia Romanelli Olmos

    No dia 09 de setembro de 2019, a equipe do Laboratórios Multilinguagens (LAM), com parceira com a equipe Folclore e Educação ministrou a oficina sobre como aprender conceitos Matemáticos através do jogo bolinha de gude, foi ministrada pelo bolsista Geraldo Oliveira da Silva em uma turma de 3º ano com a participação da Professora Simone Furtado e das estagiárias Mônica Kazimoto e Susana Foshesato Kosciuk, juntamente a coordenadora Rose Adriana Andrades de Miranda na escola Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Lelia Romanelli Olmos.

     

  • Confirmação de Inscritos na Oficina sobre Fração

    Os nomes da lista abaixo são dos que estão com a inscrição confirmada na nossa oficina do dia 07 de Outubro de 2019 – 19h às 21h – Sala 309 – Campus Anglo – LAM

    Tainara Silva

    Aline Nienczeski

    Carolina da Motta Tavares

    Bianca Abel lima

    Ariele Madruga

    Manoella Boetege Martins

    Gabriele Igansi dos Santos

    Ariely Rosa dos Santos Silva

  • Confirmação de Inscritos para a Oficina de Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática

    Os nomes da lista abaixo são dos que estão com a inscrição confirmada na nossa oficina do dia 05 de Outubro de 2019 – 09h às 12h – Sala 309 – Campus Anglo – LAM.

    Mayara Goulart Brasil

    Fátima Cavalheiro Costa

    Cândida Fernanda Goulart Brasil

    Helenize Calderipe Veleda da Silva

    Caroline Kruger

    Henrique Dos Santos Romel

    Marcia Tessmer Madeira Cardoso

    Ana Paula Gonçalves Araújo

    Duliani Nilson Acosta

    Susana Fochesato kosciuk

    Elci Esmerio

    Rita Santos

    Nivia Silveira

    Camila Marques

    Carolina da Motta Tavares

    Maria Bettin

    Manoella Boetege Martins

    Rosane Lucas Oliveira de Farias

    Lisiane Pinheiro Amaro

  • Oficina sobre Fração

    INSCRIÇÕES ATÉ 04/10!!!

    O Projeto de Extensão Jornadas Multilinguagens  informa que estão abertas até dia 04 de outubro as inscrições para Oficina sobre Fração, ministrado pelo acadêmico Geraldo Oliveira da Silva e pela coordenadora do LAM  professora Rose Adriana Andrades de Miranda.

    A oficina tem duração de 2 horas e ocorrerá presencialmente no  dia 07 de outubro, 19h às 21h, na sala 309 – LAM do prédio Campus Anglo.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é toda a comunidade acadêmica.

  • Oficina sobre Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática

    INSCRIÇÕES ATÉ 02/10!!!

    O Projeto de Extensão Jornadas Multilinguagens  informa que estão abertas até dia 02 de outubro as inscrições para Oficina sobre Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática, ministrado pela Mestranda professora Maria do Socorro Aragão Paim.

    A oficina tem duração de 3 horas e ocorrerá presencialmente no  dia 05 de outubro, 09h às 12h, na sala 309 – LAM do prédio Campus Anglo.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é estudantes da pedagogia e professores que atuam no anos iniciais.

  • LAM participa da Semana do Folclore

    No dia 21 de agosto de 2019, no turno da tarde, as crianças do 1° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Viana, participaram de uma oficina de “Lendas e Dobraduras” na sala do Laboratório Multilinguagens (LAM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  A oficina foi organizada em uma parceira entre a equipe do LAM e do núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk).