O Laboratório de Matemática torna público o resultado do edital 01/2025 para a bolsa na modalidade de Ações Afirmativas, do projeto de extensão Laboratório de Educação Matemática:
Estudante
Classificação
Ordem
Henrique da Silva Trindade
1º
Classificado
Mariana Junquer Gayer Mendes
2º
Suplente
William Andrade Martinez
3º
Suplente
O estudante classificado deverá até às 18h do dia 28/04/2025:
entrar em contato com a coordenação do projeto pelo email ritamatematica@gmail.com ou pelo whatsapp (53)981183013 para assinar o Plano de Trabalho do Bolsista
cadastrar no Cobalto seus dados bancários: conta corrente e individual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza)
EDITAL nº 01 /2025 Laboratório de Educação Matemática
Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto Laboratório de Educação Matemática
Registro no Cobalto nº 9174
A Coordenação do Projeto Laboratório de Educação Matemática torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01(um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2025, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.
DO OBJETIVO
O Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC objetiva incentivar a participação de estudantes nos projetos devidamente institucionalizados e vinculados à PREC na condição de projetos estratégicos em Extensão, promovendo a inserção deste em atividades que integrem a Universidade com a sociedade no âmbito das políticas de extensão da UFPel.
O projeto Laboratório de Educação Matemática objetiva desenvolver recursos digitais e não digitais, práticas de ensino e aprendizagem de Matemática mediante demanda da Comunidade Acadêmica, e promover oficinas didáticas nas escolas públicas de Pelotas.
DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
2.1. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação presenciais em Matemática da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto, na sala 307 do Campus Anglo, preferencialmente no turno da tarde ou noite.
DO NÚMERO E MODALIDADE DE BOLSA
3.1. O Laboratório de Educação Matemática disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AÇÕES AFIRMATIVAS, com vigência de sete meses (de 02 de maio até 30 de novembro de 2025).
3.2.O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais.
DA INSCRIÇÃO
4.1. A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link:
4.2. O período para inscrição será de 21 a 25/04/2025.
4.3.Os requisitos mínimos exigidos para inscrição de candidatos à bolsa são os seguintes:
estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFPel;
não receber qualquer outra bolsa paga por programas oficiais, exceto os auxílios recebidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
dispor de 20 horas semanais para dedicar às atividades relativas à bolsa;
não estar concluindo o Curso no primeiro semestre de 2025;
Para a modalidade AÇÕES AFIRMATIVAS, além dos requisitos anteriores é necessário ainda:
estar devidamente cadastrado e ativo em alguma modalidade de auxílio estudantil gerida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o que comprova situação de vulnerabilidade social; OU
ter ingressado na UFPel via acesso afirmativo para alunos/as negros/as, indígenas, quilombolas ou com deficiência.
DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA:
O bolsista do Laboratório de Educação Matemática é um estudante de licenciatura em Matemática que entra em contato com teorias atuais sobre aprendizagem, e em conjunto com a coordenação do Laboratório e demais membros da equipe, estuda, organiza, aplica e avalia ações didáticas conforme as demandas da comunidade, e divulga os resultados tanto nas mídias digitais quanto em textos acadêmicos.
A carga horária de atuação do bolsista (20h) está distribuída em:
4h – Participação das reuniões com a equipe de Laboratório de Educação Matemática.
4h – Estudo de demandas, planejamento, confecção de material didático e produção de oficinas didáticas.
4h – Oficinas didáticas ministradas no Laboratório de Educação Matemática e em escolas parceiras do projeto.
4h – Avaliação e análise das oficinas.
4h – Produção escrita e divulgação científica das ações do projeto.
Conforme necessidade do Projeto, a carga horária referente a cada ação pode ser flexibilizada.
O acompanhamento do bolsista se dá pela participação nas ações do projeto e na sua divulgação.
6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
6.1.O processo de seleção dos candidatos ocorrerá de forma online, mediante a carta de solicitação de bolsa preenchida no formulário de inscrições.
7. DA AVALIAÇÃO
7.1. Os candidatos serão avaliados através da
a) justificativa de aderência ao projeto;
b) disponibilidade de horários.
8.DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:
A divulgação do resultado ocorrerá em 26/05/2025 através de wp.ufpel.edu.br/lvm.
9.DA EFETIVAÇÃO DOS BOLSISTAS
9.1.A efetivação da bolsa se dará pela assinatura do orientador e do bolsista no plano de trabalho.
10.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos por Comissão específica designada pelo coordenador da proposta.
Pelotas, 21 de maio de 2025.
Nome do Coordenador – Rita de Cássia de Souza Soares Ramos
O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, do município de Três de Maio, realizou uma linda acolhida aos ingressantes de Matemática da UFPel. Foi uma noite de grandes aprendizagens e elucidação sobre o curso.
No mesmo dia, se instaurou o grupo do GEPAM no Município, trazendo para o projeto importantes contribuições, Desejamos muito sucesso aos estudantes do CLMD em Três de Maio.
O GEPAM em Cachoeira do Sul se reuniu no dia 14 de abril, durante a visita da coordenação e coordenação de tutoria do CLMD aos polos de apoio presencial.
No dia 11 de abril o Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, abriu suas portas para que a equipe do LAM trabalhasse uma oficina de conceitos geométricos com estudantes do Curso Normal.
Os grupos fizeram uma produção textual a partir das dobraduras do Tangram, e os trabalhos foram criativos e de grande qualidade.
Um dos primeiros grupos do GEPAM foi o do polo de São Lourenço do Sul, durante mais de uma década de projeto, os resultados encontrados nas pesquisas sobre o GEPAM foram conclusivos graças ao apoio dos polos de apoio presencial, e das turmas do CLMD.
O novo grupo do GEPAM em São Lourenço do Sul une os estudantes da UAB 8 e UAB 10 do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, e desde já promove grandes expectativas.
O primeiro GEPAM do polo de Esteio se organizou a partir da turma do CLMD de 2025, com os ingressantes da UAB 10.
São estudantes com foco em Educação Inclusiva, Robótica e diferentes temas e projetos. No primeiro encontro foi formada uma teia de saberes, cuja união leva a bons resultados. Desejamos a todos muito sucesso e trabalho!
Os estudantes do polo de Gravataí se organizaram para montar o GEPAM Gravataí, com mais de 20 participantes.
Foi uma grande participação de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, apresentados ao projeto durante a acolhida aos estudantes, promovida pela Coordenação do Curso, juntamente com professores e do Coordenador do Polo.