Início do conteúdo
    Novidades
  • O laboratório Multilinguagens (LAM) aplicou oficina em São Lourenço do Sul

    No dia 21 de maio a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) promoveu uma oficina sobre Teorema de Pitágoras no polo de apoio presencial de São Lourenço do Sul. Os alunos elaboraram as relações métricas no triângulo retângulo em  forma de aplicação, perante semelhança de triângulos. Na sequência enunciaram o Teorema de Pitágoras de modo mais clássico. E por último, montaram o quebra-cabeça do Teorema de Pitágoras, com o intuito de exemplificar tal relação. A oficina teve por finalidade construir as relações métricas no triângulo retângulo e entender o teorema de Pitágoras manipulando objetos preparados pelos alunos. Participaram da oficina estudantes de Matemática, bem como a tutora do curso, com as ministrantes Andressa Lixieski Manske colabora do LAM e a coordenadora o LAM, professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.

  • Confirmação dos inscritos na Oficina Movimentando a Literatura Infantil através de jogos e dobraduras

    Os nomes da lista abaixo são dos que estão com a inscrição confirmada na nossa oficina do dia 23, às 19:00, na sala 308, andar 3A, do prédio da Cotada (LAM). Os demais, que não aparecem na lista fazem parte de uma lista de espera que será comunicada caso surjam vagas.
    Gabriele Igansi
    Vitória Hoch Vieira Fernandes
    Arnaldo Duarte
    Kenia De Freitas Ferreira
    Israel de Ávila Vieira
    Isadora Rangel
    Ândrea Borges
    Janis Dias
    Maria Giovanna Walerko Moreira
    Marcelo Michael Schionuma
    Jenifer Pinto Lopes
    Débora Monteiro da Silva
    Jeniffer Abreu Ritta
    Ingrid Mogentale Basaglia
    Geórgia Giampaoli
    Júlia Iara Hense
    Ignacia Farias
    Beatriz Dias de Carvalho
    Silvia Elena Carrilho Rosa
    Thielen Sigales
    Verônica Borges Pereira
    Kauana Da Rosa Bialves
    Jossana Braga Bicca

  • Metodologia do Ensino de Trigonometria

    INSCRIÇÕES ATÉ 28/05!!!

    O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até dia 28 de maio as inscrições Oficina Semipresencial Metodologia do Ensino de Trigonometria, ministrada pela professora  Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e as bolsistas Andréia Sell Quandt e Patricia Casarin Peil.

    A oficina tem duração de 20 horas e ocorrerá presencialmente no dia 30 de maio, com início às 19h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE, e online através do ambiente Moodle.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é de estudantes e professores da Matemática.

  • Equipe do LAM realiza estudo sobre Moodle para Oficinas Multilinguagens

     

     

    No dia 16 de maio a equipe do Laboratório Multilinguagens promoveu a oficina Moodle para Oficinas Multilinguagens. Durante a oficina os alunos tiveram atividades práticas utilizando algumas das principais ferramentas da plataforma, tais como: criação de tópico, criação de URL, criação de questionário, criação de tarefa, inserir vídeos. A oficina foi ministrada pela coordenadora do LAM professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e o público-alvo é de pessoas da comunidade acadêmica interessadas em ministrar oficinas no LAM.

     

  • O Laboratório Multiliguagens (LAM) aplicou Oficina em Santana do Livramento

    A equipe do Laboratório Multilinguagens ministrou no dia 14 de maio a oficina Teorema de Pitágoras no polo de apoio presencial de Santana do Livramento.

    Os alunos fizeram a construção das relações métricas no triângulo retângulo de forma prática, através da semelhança de triângulos. Após, demonstraram o Teorema de Pitágoras da forma clássica. Por fim, montaram o quebra-cabeças do Teorema de Pitágoras, a fim de ilustrar tal relação.

    Essa oficina teve por objetivo construir as relações métricas no triângulo retângulo e deduzir o Teorema de Pitágoras utilizando materiais confeccionados pelos estudantes. O público alvo foi de alunos da Matemática EAD em Santana Livramento, com os ministrantes Geraldo Oliveira da Silva, bolsista do LAM e a Coordenadora do LAM, professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.

  • Movimentando a Literatura Infantil através de jogos e dobraduras

    INSCRIÇÕES ATÉ 21/05!!!

    O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até dia 21 de maio as inscrições Oficina Semipresencial Movimentando a Literatura Infantil através de jogos e dobraduras, ministrada pela professora Rose Adriana Andrade de Miranda.

    A oficina tem duração de 20 horas e ocorrerá presencialmente no dia 23 de maio, com início às 19h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE, e online através do ambiente Moodle.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é de estudantes de Licenciatura em Pedagogia.

  • Inscrições para Oficina Moodle para Oficinas Multilinguagens

    INSCRIÇÕES ATÉ 14/05!!!

    O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens  informa que estão abertas até dia 14 de maio as inscrições Oficina Semipresencial Moodle para Oficinas Multilinguagens, ministrada pelas professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e Rose Adriana Andrade de Miranda.

    A oficina tem duração de 20 horas e ocorrerá presencialmente no dia 16 de maio, com início às 14h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE, e online através do ambiente Moodle.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é de estudantes de Licenciaturas ou interessados em ministrar oficinas pelo projeto.

  • Soma de Frações no Sábado em Foco : ação do Laboratório Multilinguagens (LAM)

    A oficina Soma de Frações trabalhou com situações envolvendo adição de frações com diferentes denominadores utilizando diversas estratégias, interligando conceitos de várias áreas de forma multidisciplinar. O público alvo foi de estudantes do Curso Normal. A oficina foi ministrada pelos estudantes do curso Licenciatura em Matemática da UFPEL, Patrícia Michie Umetsubo, colaboradora do LAM através do projeto MathLibras e pelos colaboradores Robson Roduit Dias e Pedro Victor Madeira Rodrigues.

  • LAM no Sábado em Foco: Divisão de Frações

    O Sábado em Foco, organizado pelo Colégio Pelotense, teve contribuição do Laboratório Multilinguagens com várias oficinas, sendo uma delas a Divisão de Frações. Nessa oficina os alunos do Ensino Fundamental confeccionaram discos de frações e a partir dessa construção foi proposto a eles a resolução de um problema de divisão de frações utilizando o material construído. Tendo como objetivo compreender que as frações representam uma parte de um todo, auxiliando na construção do conceito de frações equivalentes, na representação da fração, no desenvolvimento do conceito de divisão e multiplicação de frações a partir de um problema proposto utilizando o material construído. Os ministrantes da oficina foram a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMat)  Aiana Silveira Bilhalva e a bolsista de ensino e monitora de Laboratório de Ensino de Matemática Mônica Falcão Duarte do projeto Laboratório de Multilinguagens (LAM).

  • Redução ao Primeiro Quadrante com o uso de Dobraduras no Sábado em Foco: auxiliando a visualização em Trigonometria no Ciclo Trigonométrico

    A oficina visou deduzir as relações suplementares, explementares, replementares e complementares mediante dobraduras. O público alvo foi  estudantes do Ensino Médio. Os Ministrantes foram  a professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, coordenadora do LAM e as colaboradoras Carla Rosane Rickes Kommling, Clarissa Felix Tavares, Milene Castro Garcia que são estudantes do curso Licenciatura em Matemática da UFPEL.