No dia 13 de novembro, a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM/LVM – UFPel) esteve em Pedro Osório para uma formação com as professoras dos Anos Finais.
A tarde contou com uma palestra e diversas oficinas didáticas, envolvendo atividades voltadas ao trabalho com frações e à alfabetização matemática. Entre as propostas desenvolvidas, estiveram jogos e materiais como:
Corrida das Frações
Fecha Caixa
Tangram
Fracsoma
Vidrofone
Palavras e Frações
Foi um momento de troca, aprendizagem e construção conjunta com os professores participantes.
Agradecemos pela acolhida e pela participação de todos.
O Laboratório Multilínguagens (LVM) da Universidade Federal de Pelotas oferece atividades didáticas e interativas voltadas para os conteúdos de Matemática, Folclore e Educação.
As oficinas e jogos promovem o aprendizado a partir da experimentação e da construção do conhecimento, estimulando os alunos a explorarem relações entre diferentes conceitos.
Além disso, o LVM também realiza formações para professores que desejam atualizar suas práticas pedagógicas e conhecer novas possibilidades de ensino.
Interessados em proporcionar essa experiência para suas turmas podem preencher o formulário de agendamento de visita, disponível no site do laboratório:
O Laboratório Multilinguagens (LAM) da UFPel participou com sucesso do Mundo UFPel- 2025 um dos mais importantes eventos de divulgação científica e cultural da universidade.
Com um estande montado no terceiro andar do anglo, o LAM ofereceu uma tarde de atividades no dia 24 de Setembro, das 14h às 20h, com o objetivo de promover a interatividade e o aprendizado de linguagens através de jogos e materiais didáticos inovadores.
Nossa Programação no Mundo UFPel Incluiu:
Jogos e Desafios:Verdade ou mentira, Feche a Caixa, Depressa e Bem, Cubra 12, Vai e Vem, Volta a Volta e Reverte, Cubo da Soma e Outros Cubos, Quem sou eu?, Eu tenho, Todo Proporcional, Fracsoma, Tangran e outros desafios com frações, Trilha folclórica e Jogo do troca.
Exposição de Materiais Didáticos: Apresentação de diversos materiais desenvolvidos pela equipe para uso em sala de aula e estudos autônomos.
A participação reforçou o papel do LAM como um espaço aberto e multidisciplinar, que integra ensino, tecnologia e diversidade linguística. A equipe agradece a todos que visitaram nosso estande e participaram das atividades.
Além dos jogos e dos projetos apresentados, o público pode participar das ações do LAM, para diferentes idades.
Os jogos mais frequentes foram o feche a caixa e o um exato, e esse ano contou com a novidade da apresentação de alguns jogos elaborados pelos alunos do Laboratório de Educação Matemática.
Ações de extensão como a participação do Laboratório Multilinguagens na Fenadoce ampliam a perspectiva do estudante quanto às suas atividades profissionais, e potencializam a docência no sentido de aprimorar as capacidades de questionamento e argumentação matemática frente a diferentes públicos.
A convite da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas, as professoras Denise Nascimento, Neslei Nogueira, Gláucia e Rita Ramos participaram como convidadas em uma formação para professores de Matemática do município.
Os temas foram Professoralidades, Adoecimento Docente, Laboratório de Ensino de Matemática e Tecnologias na Educação.
A Professoralidade foi discutida a partir de excertos que levaram à reflexão sobre o que é ser professor nesse mundo. Segundo prof.a Dra. Denise Nascimento, da UFPel, existem múltiplos fatores que levam às escolhas pela profissão, e a continuidade na carreira docente necessita de apoio de diversas políticas públicas. A doutoranda e professora do IFSul, prof.a Ma. Nesley Nogueira apresentou parte de sua pesquisa sobre adoecimento docente, destacando elementos de relações humanas e profissionais que levam o professor ao adoecimento em função da profissão. Uma das práticas de reflexão foi apresentada pela prof.a Dra. Rita Ramos, da UFPel, mediante o pensar sobre o fazer matemático em sala de aula, e as possibilidades de aprendizagem do professor e dos estudantes, buscando a percepção e o sentimento de pertença a partir do aprender, com práticas investigativas de laboratório de Educação Matemática. Por último, a prof.a Ma. Glaucia, professora da rede municipal de Pelotas, que trabalha com robótica nas escolas públicas do Município, apontou para possibilidades tecnológicas de trabalho em sala de aula. Segundo prof.a Ma. Glaucia, o trabalho com diferentes tipos de tecnologia é possível desde os anos iniciais, e os estudantes percebem o sentido matemático das suas produções por meio de suas ações na construção e uso com tecnologias.
No dia 24 de maio a equipe do LAM ministrou uma oficina para as professoras dos anos iniciais da Escola São Francisco de Assis.
Foram momentos de muitas aprendizagens e reflexões e o início de uma parceria.
Inicialmente, as professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresentaram as maiores demandas enfrentadas no ensino em relação à Matemática. A partir dessa fala, a prof.a Dra Rita Ramos e o bolsista de Iniciação Científica Leonardo Sabbado realizaram algumas intervenções na forma de oficina, com jogos e materiais didáticos produzidos no Laboratório Multilinguagens, destacando o ensino investigativo e a necessidade de reconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes.
Durante as oficinas, as professoras da Escola apresentaram algumas de suas práticas, indo ao encontro das metodologias empregadas pelo Laboratório Multilinguagens. Uma reflexão crítica sobre o uso adequado de materiais foi pauta das discussões, que enriqueceram o momento de ambiente de aprendizagem para todos.
No dia 17 de maio (sábado) a equipe do LAM ministrou duas oficinas para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida no evento Matematicando.
Foi um momento de aprendizagem tanto para os alunos quanto para os professores.
Os ingressantes do curso de Matemática, com o apoio dos veteranos e de alguns professores, experimentaram a prática didática de ministrar oficinas em eventos de escolas. Os temas demandados pela escola foram as operações matemáticas.
Jogos didáticos e materiais manipulativos foram trabalhados com os adolescentes, que afirmaram ter gostado da oficina e do projeto. Este retorno é importante no sentido de aproximar a Universidade e a Escola, como espaço de todos.
O Laboratório de Matemática torna público o resultado do edital 01/2025 para a bolsa na modalidade de Ações Afirmativas, do projeto de extensão Laboratório de Educação Matemática:
Estudante
Classificação
Ordem
Henrique da Silva Trindade
1º
Classificado
Mariana Junquer Gayer Mendes
2º
Suplente
William Andrade Martinez
3º
Suplente
O estudante classificado deverá até às 18h do dia 28/04/2025:
entrar em contato com a coordenação do projeto pelo email ritamatematica@gmail.com ou pelo whatsapp (53)981183013 para assinar o Plano de Trabalho do Bolsista
cadastrar no Cobalto seus dados bancários: conta corrente e individual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza)