Início do conteúdo
    Novidades
  • Resultado Seleção LAM 01/2024

    A banca de seleção do edital LAM 01/2024 referente à bolsa de extensão vem a público divulgar o resultado final das etapas previstas na seleção.

    Nome Histórico (3,0) Currículo (3,0) Entrevista (4,0) Total Resultado
    Hynaiara Vieira Botelho 8,5 4,7 10 8,0 Classificada
    Dion Gustavo Oxley Leite 6,44 0,0 9,5 5,7 Suplente
    Lara Dilelio Alves 5,32 2,7 0 2,4 Suplente

     

  • Seleção Extensão 2024

    Seleção para bolsista de extensão do LAM

    EDITAL LAM 01 /2024

    Edital de Seleção de Bolsista para o projeto Laboratório Multilinguagens

    Registro no Cobalto nº 7226

    A Coordenação do Projeto Laboratório Multilinguagens, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 01 (um) bolsista no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2024, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026.

    1. DO OBJETIVO

    O Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC objetiva incentivar a participação de estudantes nos projetos devidamente institucionalizados e vinculados à PREC na condição de projetos estratégicos em Extensão, promovendo a inserção deste em atividades que integrem a Universidade com a sociedade no âmbito das políticas de extensão da UFPel.

    O projeto Laboratório Multilinguagens objetiva a) promover a aprendizagem dos alunos que deste usufruem, bem como difundir e divulgar as pesquisas realizadas na Universidade para a Comunidade Escolar; b) atuar na formação de professores das redes públicas e privada na sua formação inicial e em serviço; c) apoiar os usuários dos Laboratórios Multilinguagens através de projetos de extensão; d) propiciar espaço e materiais para o desenvolvimento de estágios curriculares através de oficinas: e e)servir de espaço de implementação e desenvolvimento de pesquisas educacionais.

    1. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

    2.1. Podem candidatar-se nesse edital alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPel e que disponham de 20 horas semanais para atuar presencialmente no projeto.

    2.2.  Ser estudante dos cursos de Licenciatura em Matemática.

    1. DO NÚMERO E MODALIDADE DE BOLSA

    3.1. O Laboratório Multilinguagens disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade AMPLA CONCORRÊNCIA, com vigência de oito meses (de 15 de abril até 30 de novembro de 2024).

    3.2. O valor da bolsa é de R$700,00 (setecentos reais) mensais.

    1.  DA INSCRIÇÃO

    4.1. A inscrição deverá ser realizada através de formulário online disponível através do link:

    https://forms.gle/2tBVmAdEyJx9dWo2A

    4.2. O período para inscrição será de 06 a 08/04/2024.

    4.3. Os requisitos mínimos exigidos para inscrição de candidatos à bolsa são os seguintes:

    1. estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFPel;
    2. não receber qualquer outra bolsa paga por programas oficiais, exceto os auxílios recebidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
    3. dispor de 20 horas semanais para dedicar às atividades relativas à bolsa;
    4. não estar concluindo o Curso no primeiro semestre de 2024;

     

    1. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA:

    5.1. Participação no Grupo de Estudos Práticas Pedagógicas no Laboratório Multilinguagens (Ação 24138 do Projeto).

    5.2. Estudo de demandas, planejamento, confecção de material didático e produção de oficinas didáticas.

    5.3. Oficinas didáticas ministradas na sede do LAM (sala 309 do Anglo) e em escolas parceiras do projeto.

    5.4. Avaliação e análise das oficinas ministradas pela equipe do LAM.

    5.5. Produção escrita e divulgação científica das ações do LAM.

    Conforme necessidade do Projeto, a carga horária referente a cada ação pode ser flexibilizada.

    O acompanhamento do bolsista se dá pela participação nas ações do projeto e na sua divulgação.

     

    1. DO PROCESSODE SELEÇÃO: 

      6.1. O processo de seleção dos candidatos ocorrerá por meio de três fases:

    1. A) Avaliação do Histórico do Candidato;
    2. B) Avaliação do Currículo do Candidato;
    3. C) Entrevista.

     

    1. DA AVALIAÇÃO

    7.1. Os candidatos serão avaliados através de  Histórico, Currículo Lattes e Entrevista, conforme tabela abaixo:

    Critérios e pontuação

    Histórico 3,0
    Média das notas do histórico 3,0
    Currículo Lattes ou comprovantes de participação e publicação 3,0
    Participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão 0,1 cada
    Publicação de trabalhos em eventos 0,2 cada
    Oficinas ou cursos ministrados 0,2 cada
    Entrevista 4,0
    Relação com a área da Educação Matemática 1,0
    Conhecimentos sobre oficinas didáticas, Laboratório de Aprendizagem  e extensão 1,0
    Disponibilidade de 20h para atuar no LAM e aplicação de oficinas didáticas em escolas e na sede do LAM 1,0
    Produção de materiais instrucionais 0,5
    Conhecimentos de informática básica e redes sociais 0,5
    Total 10

     

    Observação 1) O Histórico e o Currículo Lattes ou comprovantes devem ser anexados no momento da inscrição.

    Observação 2) A entrevista será online, à tarde do dia 09/04/2024, em endereço enviado aos candidatos por email.

     

    1. DADIVULGAÇÃODOS RESULTADOS: 

    A divulgação do resultado ocorrerá até dia 10/04/2024 através de publicação no site wp.ufpel.edu.br/lvm.

    1. DA EFETIVAÇÃO DOS BOLSISTAS

    9.1. A efetivação da bolsa se dará pela assinatura do orientador e do bolsista no plano de trabalho.

    1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

    Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos por Comissão específica designada pelo coordenador da proposta.

    Pelotas, 06 de abril de 2024.

  • Inscrições para a Oficina de Investigação Filosófica na Educação

    A oficina de investigação filosófica na educação propõe reunir educadoras e educadores em formação inicial e continuada, que atuam nos diversos espaços escolares, para problematizar e analisar conceitos produzidos em situações da experiência educativa, de modo a (re)criar tais conceitos e ter a investigação filosófica como possibilidade para fazer pensar educação com autonomia.

    Objetivos:

    – Experimentar a investigação filosófica na educação a partir de situações da experiência educativa;

    – Perceber e compreender a investigação filosófica como possibilidade teórico prática no fazer pensar educação;

    – Refletir sobre o valor e o sentido do saber filosófico e do filosofar na formação de profissionais da educação.

    Dia: 11/09/23

    Horário: 19h.

    Local: Campus Anglo UFPel – Sala 309 (LAM – Laboratório Multilinguagens), 3º andar

    Público-alvo: Professores, gestores, funcionários de escolas e estudantes de Licenciatura

     

    Clique aqui para se inscrever.

  • Oficina de Planejamento

    Dia 19 de agosto aconteceu a oficina de Planejamento Educacional, ministrada pela professora Charlene Pinho.

    A oficina é uma parceria do LAM com o Programa Andorinhas – SMED/Pelotas.

    Foi um momento de reflexão sobre a própria prática e a importância do planejar com coerência,

  • Oficina Quatro Operações – Teoria e Prática

    Dia 12 de agosto alunos e professores da UFPel ministraram a oficina quatro operações – teoria e prática, a partir da Teoria dos Campos Conceituais.

    Em meio a jogos didáticos e discussões sobre a atuação em sala, professores da rede municipal apresentaram suas considerações aos alunos, em uma troca de ideias que enriquece a todos.

    Esta oficina ocorreu em parceria com o Programa Andorinhas, da SMED – Pelotas.

  • Oficina de quatro operações na SMED Pelotas

    Como ação do Programa Andorinhas, o Laboratório Multilinguagens promoveu no dia 20 de maio uma oficina de quatro operações para os anos iniciais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas

  • Oficina de Frações – Primeira parte

    Com um público seleto de professoras interessadas, a Oficina de Frações organizada pelo LAM foi um sucesso!

    Noção de fração, comparação de fração, operações com frações e tantas outras habilidades foram trabalhadas por meio de desafios e de discussão a partir de manipulação de material instrucional.

    A Prática bem fundamentada na Teoria é de suma importância, e nessa oficina concluímos que as discussões e os questionamentos levam os alunos a pensar, e o material didático pode ser um apoio para as soluções de problema.