Início do conteúdo
    Novidades
  • Oficina sobre Fração

    INSCRIÇÕES ATÉ 04/10!!!

    O Projeto de Extensão Jornadas Multilinguagens  informa que estão abertas até dia 04 de outubro as inscrições para Oficina sobre Fração, ministrado pelo acadêmico Geraldo Oliveira da Silva e pela coordenadora do LAM  professora Rose Adriana Andrades de Miranda.

    A oficina tem duração de 2 horas e ocorrerá presencialmente no  dia 07 de outubro, 19h às 21h, na sala 309 – LAM do prédio Campus Anglo.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é toda a comunidade acadêmica.

  • Oficina sobre Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática

    INSCRIÇÕES ATÉ 02/10!!!

    O Projeto de Extensão Jornadas Multilinguagens  informa que estão abertas até dia 02 de outubro as inscrições para Oficina sobre Materiais Didáticos – Método Prazeroso de Ensinar e Aprender Matemática, ministrado pela Mestranda professora Maria do Socorro Aragão Paim.

    A oficina tem duração de 3 horas e ocorrerá presencialmente no  dia 05 de outubro, 09h às 12h, na sala 309 – LAM do prédio Campus Anglo.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é estudantes da pedagogia e professores que atuam no anos iniciais.

  • LAM participa da Semana do Folclore

    No dia 21 de agosto de 2019, no turno da tarde, as crianças do 1° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Viana, participaram de uma oficina de “Lendas e Dobraduras” na sala do Laboratório Multilinguagens (LAM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  A oficina foi organizada em uma parceira entre a equipe do LAM e do núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk).

  • Equipe do LAM se faz presente no evento XXV Erematsul e VII Jopemat

    Realizou-se nos dias 15 à 17 de agosto a XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul – EREMATSUL e VII Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana – JOPEMAT , promovida pela Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” FRACSOMA UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR FRAÇÕES COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA”, produzido por Geraldo Oliveira da Silva em conjunto com a colega Lúcia Renata dos Santos Silveira, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo trabalhar frações: equivalência, comparação, mínimo múltiplo comum e completamento de inteiros de frações com a utilização do fracsoma. O público alvo foi a comunidade acadêmica da FACCAT.

  • Equipe do LAM aplica oficina no VII Simpósio Municipal de Educação em Arroio Grande

    No dia 6 de agosto a equipe do LAM ministrou a oficina Abordagens Diferenciadas no Ensino: Descomplicando a Matemática, que tinha por objetivo mostrar métodos mais lúdicos para trabalhar frações com alunos de Ensino Fundamental e Médio. Foi ministrado pelo Bolsista Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Duarte Falcão e pela coordenadora do LAM, professora  Rose Adriana Andrade Miranda. O público Alvo foi professores da rede municipal, estadual de Arroio Grande.

  • Equipe do LAM e professora convidada se fazem presentes nas oficinas sobre Patrimônio na turma de 8° Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia

    No dia 10 de junho a equipe do LAM e a professora convidada Rita de Cássia de Souza Soares Ramos participaram das oficinas sobre Patrimônio da turma de 8° Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia com o desenvolvimento da oficina Culinária Matemática. Foi ministrado pela Professora convidada Rita e pelo Bolsista Geraldo Oliveira da Silva e pela Coordenadora do LAM, professora Rose Adriana Andrades Miranda.

  • Equipe do LAM se faz presente na XX Semana Acadêmica dos Cursos De Licenciatura em Matemática

    Foi realizado no dia 19 de junho a mostra do Laboratório Multilinguagens (LAM) e do Projeto Folclore e Educação na XX Semana Acadêmica dos Cursos De Licenciatura em Matemática, com o objetivo de mostrar os jogos desenvolvidos pelas equipes LAM e Folclore e Educação.  As  equipes são compostas pela coordenadora professora Rose Adriana Andrade Miranda e pelos bolsistas e colaboradores: Lúcia Renata dos Santos Silveira, Geraldo Oliveira da Silva, Alexandre Henzel Barcelos.

  • Equipe do LAM se faz presente no evento Universidade na Rua

    No dia 15 de junho as equipes do LAM (Laboratório Multilinguagens da UFPEL), do projeto Folclore e Educação e do PET/GAPE participaram de uma mostra dos jogos e materiais produzidos em parceria. A mostra ocorreu no evento Universidade na Rua, que foi realizado  na praça Coronel Pedro Osório, no Centro de Pelotas.

  • Equipe do LAM recebe a turma de Teoria e Prática Pedagógica da professora Analisa Zorzi

    No dia 23 de maio a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM), recebeu a turma de Teoria e Prática Pedagógica da professora Analisa, com o objetivo de conhecer o espaço do LAM e participar de atividades multilinguagens. Foi ministrado pelo Bolsista Geraldo Oliveira da Silva e pela coordenadora do LAM, professora  Rose Adriana Andrade Miranda. O público alvo são alunos de cursos de licenciatura.

  • Equipe do LAM se faz presente na Semana Mundial do Brincar

    Dos dias 27 a 31 de maio, as equipes do LAM/UFPel (Laboratório Multilinguagens), do projeto Folclore e Educação, do PET GAPE e os acadêmicos do curso de Pedagogia UFPel participaram da Semana Mundial do Brincar. Os projetos e participantes desenvolveram  parceria com o Colégio Estadual Félix da Cunha e com a Escola de Educação Infantil Paulo Freire através de  ações com oficinas de brincadeiras tradicionais, com as crianças de Educação Infantil e de   1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 31 de maio, para marcar o encerramento da participação dos parceiros das atividades, os acadêmicos do curso de Pedagogia realizaram uma amostra de brinquedos produzido por material reciclável. Essa semana tinha por objetivo ressaltar a importância do brincar na sociedade e também lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.