Início do conteúdo
    Novidades
  • Confirmação dos inscritos do Curso Básico de Libras

    Os nomes da lista abaixo são os que estão com a inscrição confirmada para o nosso Curso Básico de Libras no dia 11 de setembro, das 18:00 às 22:00, na sala 308, andar 3A, do prédio da Cotada, que abriga o CENG e a CPED., além do Laboratório Multilinguagens do LIFE.

    Etyeni Abreu

    Eunice Leite Rosa

    Andréa Silva

    Matheus Levy Barros

    Jaqueline Fernandes da Porciuncula

    Katerine Corrêa Medronha

    Pamela Campos

    Lara Valente Farias

    Luiza Jardim da Cunha Saraiva

    Janaina Antonovick do Amarilho

    Fabiola Peres de souza 

    Janeara Da cruz Fernandes

    Diego de Lima Fiori 

    Camila Maria de Oliveira

    Andréia Zanchetti

    Giulia Oliveira Ribeiro

    Rosana Lapuente

    Sarah Nunes

    Paloma Fontes

    Jéssica Maroneze Sziminski

    Mara Rodrigues

  • A equipe LAM/LIFE realiza a finalização da oficina sobre o trabalho com folclore na alfabetização

    Foi realizada no dia 23 de agosto no Laboratório Multilinguagens  (LAM) e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)  a finalização da oficina sobre o trabalho com folclore na alfabetização, com o objetivo de trabalhar com conteúdos e jogos, assim produzindo materiais que auxiliem o trabalho com Folclore no período de Alfabetização. O público alvo foram as alunas do curso de pedagogia e professoras de escolas do Capão do Leão e Pelotas. Foi ministrada pela coordenadora Prof. a Rose Adriana Andrade de Miranda.

  • Inscrições Abertas para Curso Básico de Libras

    INSCRIÇÕES ATÉ 10/09!!!

    O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até dia 10 de setembro as inscrições para o Curso básico de Libras, que será ministrado pela professora Daiana San Martin Goulart, com o auxilio dos bolsistas Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Falcão Duarte, Andréia Sell Quandt, Letiane Ludwig Mielke, Patricia Casarin Peil, Patrícia Guterres Borges e  e a coordenadora do LAM, professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.

    O curso tem duração de 40 horas e ocorrerá presencialmente o primeiro encontro no dia 11 de setembro, 18h às 22h, na sala 308A do prédio da antiga Cotada, que abriga o CENG e a CPED, além do Laboratório Multilinguagens do LIFE.

    As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

    O público-alvo é a comunidade acadêmica.

  • Confirmação dos inscritos na oficina o trabalho com Folclore

    Os nomes da lista abaixo são dos que estão com a inscrição confirmada na nossa oficina do dia 23 de agosto, às 18:00, na sala A do andar térreo do ICH. Os participantes precisam levar: lápis de cor (ou giz de cera), tesoura, cola e uma garrafa PET pequena com a tampa.

    Jennifer Xavier dos Passos

    Bruna Cardoso Acunha

    Mayara Brasil

    Ariele Madruga

    Cândida Brasil

    Maiara Correa da Silva

    Adrianne Roxo

    Grace Braz

    Lizandra Schmalfuss

    Luiza Belem Teixeira

    Hashelen Leão

    Pamela Ferreira Silveira

    Evelin Dutra

    Caren Oliveira do Nascimento

    Aline Nienczeski

    Stephanie Pereira Da Rocha

    Franciele Becker

    Cibele da Silva Trindade do Nascimento

    Carolina da Motta Tavares

    Raquel Guterres Palma

    Doranei Cardoso

    Luísa Nörnberg

    Suplentes:

    Cristiana Rodrigues

    Isabela dos Santos Kröning

    Tamires Jara Goulart

    Jamile Seus Jeske

    Angélica dos Santos Karsburg

    Luenen Maia Schmidt

  • Equipe LAM apresenta trabalho no XIII EGEM E VI EIEMAT

    Foi realizado no dia 03 de agosto no evento XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) e VI Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT), o trabalho sobre Análise de uma oficina didática utilizando a Teoria de Van Hiele: relações métricas no triangulo retângulo e o teorema de Pitágoras que teve por objetivo analisar o nível de desenvolvimento do raciocínio em geometria, baseado na teoria de Van Hiele, de alunos do curso de matemática a distância da Universidade Federal de Pelotas. Foi apresentado por Andressa Lixieski Manske e produzido por Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Falcão Duarte, Patrícia Guterres Borges, Letiane Ludwig Mielke, Patrícia Casarin Peil, Andreia Sell Quandt, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, o público alvo foi a comunidade acadêmica da UFSM. 

  • Equipe LAM apresenta trabalho no XIII EGEM E VI EIEMAT

    Foi realizado no dia 03 de agosto no evento XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) e VI Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT), o trabalho sobre Educação formal, não formal na formação de professores de matemática na modalidade a distância, que teve por objetivo mostrar a importância dos estágios da educação formal, não formal na educação a distância. Foi apresento por Lúcia Renata dos Santos Silveira e produzido por Geraldo Oliveira da Silva, Andressa Lixieski Manske, Patrícia Guterres Borges, Letiane Ludwig Mielke, Patrícia Casarin Peil, Andreia Sell Quandt, Mônica Falcão Duarte, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, o público alvo foi a comunidade acadêmica da UFSM. 

  • Equipe LAM apresenta trabalho no XIII EGEM E VI EIEMAT

    Foi realizado no dia 03 de agosto no evento XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) e VI Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT), o trabalho sobre jogo do troca no ensino de fração em seus diferentes significados: fração como operador multiplicativo, que teve por objetivo auxiliar no aprendizado de frações através do jogo. Foi apresento por Mônica Falcão Duarte e produzido por Geraldo Oliveira da Silva, Andressa Lixieski Manske, Patrícia Guterres Borges, Letiane Ludwig Mielke, Patrícia Casarin Peil, Andreia Sell Quandt, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos ,  o público alvo foi a comunidade acadêmica da UFSM. 

  • Equipe LAM apresenta trabalho no XIII EGEM E VI EIEMAT

    Foi realizado no dia 03 de agosto no evento XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) e VI Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT), o trabalho sobre o significado de fração como quociente na aplicação do jogo do troca, que teve por objetivo de compreender o entendimento dos alunos sobre o conteúdo de fração e assim auxiliá-los na aprendizagem de tais conceitos. Foi apresento por Geraldo Oliveira da Silva e produzido por Andressa Lixieski Manske, Patrícia Guterres Borges, Letiane Ludwig Mielke, Patrícia Casarin Peil, Andreia Sell Quandt, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Rita de Cássia de Souza Soares Ramos ,  o público alvo foi a comunidade acadêmica da UFSM. 

     

  • Equipe do LAM aplica oficina no evento EGEM e EIEMAT

    Foi realizado no dia 01 de agosto no evento XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (EGEM) e VI Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT), a oficina sobre adição de frações: trabalhando o significado de frações através de jogos , que tem por objetivo representar soma de frações mediante atividades que abordem diferentes situações e significados de frações, o público alvo foram os professores do Ensino Fundamental a partir do quarto ano. Foi ministrado pelo grupo do LAM Andressa Lixieski Manske, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Falcão Duarte, e pela coordenadora do LAM, professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.