Notícias
  • Ciclo de Oficinas: Inclusão e Acessibilidade

    14355646_1322163594490365_5391920632868519238_n

    Ciclo de Oficinas

    A CDP/PROGEP informa que estão abertas as inscrições para o Ciclo de Oficinas: Inclusão e Acessibilidade, que se desenvolverá no período entre 14 de setembro e 19 de outubro de 2016, com carga horária de 20 horas, conforme informações abaixo.
    O ciclo abrange 5 oficinas e tem por objetivo proporcionar uma capacitação voltada a grupos pequenos de servidores da UFPel – técnico-administrativos e docentes -, especificamente para proporcionar uma ação educativa com um formato mais focado, de caráter teórico e prático, cuja modalidade esta, possa acenar com possibilidades maiores de diálogo, de troca de saberes e de inquietações, e de proximidade entre os colegas do grupo, bem como deles para com as temáticas e os conhecimentos a serem trabalhados.
    As inscrições estão abertas para cada oficina até o dia 11 de setembro de 2016 e no dia 12/9 estaremos publicando a listagem das inscrições homologadas, nesta página.
    Ao final do ciclo, a CDP/PROGEP providenciará os certificados de participação. Confira as informações de cada oficina e acesse os links para a inscrição:

    1) “Meu colega/aluno é surdo, o que faço agora?”

    Ementa: A oficina objetiva fornecer subsídios para que Docentes e Técnico-administrativos compreendam as especificidades da surdez no âmbito laboral e acadêmico. Abordará cultura surda e Língua de Sinais bem como estratégias de comunicação com surdos. Serão discutidos, também, os pressupostos legais de avaliação e participação em aula de alunos surdos.

    Profª Drª Tatiana Lebedeff

    Dia: 14/09/2016

    Horário: 8 às 12h

    Local: Sala 101 – ICH – Rua Alberto Rosa nº 154

    Listagem inscrições homologadas

    2) “Práticas corporais: explorando o corpo pela música e o teatro”

    Ementa: A oficina irá propiciar a vivência de atividades de controle e coordenação corporal, por meio de ritmos e de expressões corporais.

    Prof. Dr. Alexandre Marques, Profª. Gabriele Kruger e Prof. Gabriel Nogueira

    Dia: 22/09/2016

    Horário: 8 às 12h

    Local: Sala de dança da ESEF/UFPel – Rua Luiz de Camões nº 625 – Cohab Tablada

    Obs: Sugere-se aos participantes que levem ou vão de roupas leves para realizarem as atividades práticas.

    Listagem inscrições homologadas

    3) Caminhos da Inclusão: O que queremos e o que fazemos?

    Ementa: Nesta oficina será abordado os princípios da inclusão que permeiam as leis e os discursos sobre o que queremos em relação à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, na escola e na universidade, fornecendo subsídios para a reflexão das práticas que adotamos ou não para construirmos uma sociedade realmente inclusiva.

    Profª Drª Siglia Pimentel Hoher camargo

    Dia: 06/10/2016

    Horário: 8 às 12h

    Local: Sala 103 – ICH – Rua Alberto Rosa nº 154

    Listagem inscrições homologadas

    4) Surdocegueira e as modalidades de comunicação

    Ementa: Através desta oficina intenciona-se trabalhar com a divulgação da surdocegueira e das técnicas de guia-interpretação para a comunidade acadêmica. Serão trabalhadas as noções básicas sobre as modalidades de comunicação, utilizadas pelas pessoas que possuem surdocegueira, por intermédio de experiências sensoriais nas quais os participantes vivenciarão diferentes formas de comunicação.

    Intérpretes: Daiana San Martins Goulart, Crisiane de Freitas Soares, Daniel Duarte Silveira, Nadia Dos Santos Gonçalves Porto,

    Dia: 11/10/2016

    Horário: 8 às 12h

    Local: Sala 101 – ICH – Rua Alberto Rosa nº 154

    Listagem inscrições homologadas

    5) “Pessoas com Necessidades Especiais no contexto da nossa universidade”

    Ementa: Através desta oficina serão oportunizadas discussões sobre os processos de inclusão de pessoas com necessidades especiais em nossa universidade, bem como a busca de alternativas que qualifiquem as práticas vivenciadas em nosso contexto de atuação profissional.

    Profª. Drª. Rita Cóssio Rodriguez

    Dia: 19/10/2016

    Horário: 8 às 12h

    Local: Sala 252 – Anglo – Rua Gomes Carneiro nº 1

    Listagem inscrições homologadas

  • Capacitação em Acessibilidade, Inclusão e Áudio-descrição para professores (as) dos Cursos de Museologia e de Antropologia da UFPel

    Aconteceu nesta quinta-feira 08/09 uma capacitação em Acessibilidade, Inclusão e Áudio-descrição para professores (as) dos Cursos de Museologia e de Antropologia da UFPel, ministrada pela Chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Mirian Bohrer e a Profª Marisa Helena Degasperi, do Centro de Letras e Comunicação (CLC). O evento é uma das várias ações afirmativas realizadas numa parceria entre o NAI e o Programa GRAU (Grupo Acessibilidade Universal) do CLC, que realizaram também, em agosto, um Curso de Fundamentos de Áudio-descrição, com participação de professores e estudantes da UFPel e outros profissionais da comunidade pelotense.

    14273573_10209494525974367_2100289833_o

    14285213_10209494525654359_830708680_o

    14248119_10209494875543106_792088462_o

  • “Cá entre Nós: Acessibilidade, Educação e Cultura” chega à quarta edição

    Nesta quinta-feira (8), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, no Museu do Doce, o encontro de número quatro do evento “Cá entre Nós: Acessibilidade, Educação e Cultura”. A proposta faz parte do Projeto de Extensão Museu do Conhecimento para Todos. Nessa edição, a temática será “Instituições de Ensino Especializado e seu Papel Social”.

    Esta edição terá a presença de Lisi Telles, que representa a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI). Ela vai contar, além das suas experiências sobre a cegueira, como a instituição contribuiu para sua independência e autonomia.

    Também serão convidados representantes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFPel e da Associação Escola Louis Braille de Pelotas.

    A noite promete esclarecer sobre as dúvidas que se tem sobre as deficiências e onde encontrar apoio adequado. Aberto para a comunidade, o evento tem entrada franca e será realizado das 19h às 21h.

  • UFPel sedia Festival de Cinema Acessível

    O Festival de Cinema Acessível está de volta a Pelotas. A segunda visita do Festival será no dia 9 de setembro (sexta-feira) com o filme “O Tempo e o Vento” às 19hs. E no dia 10 de setembro (sábado), haverá o filme “2 Filhos de Francisco” às 15hs. A exibição será na Sala de Cinema da UFPel – Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447). Está programado, também, um bate-papo com a áudio produtora Mimi Aragón.

    O Festival é o primeiro do país a exibir clássicos do cinema brasileiro com audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais. Os filmes são exibidos com os três recursos de forma simultânea, permitindo que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão – o que permite a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças. A iniciativa é uma realização do Som da Luz, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.

    Conforme o idealizador do Festival e diretor do Som da Luz, Sidnei Schames, o sucesso da primeira etapa do evento evidenciou que o público está ávido por produções cinematográficas e atividades culturais com acessibilidade. “Estamos contagiando as pessoas e mostrando que cinema pode – e deve – ser uma experiência vivenciada por todos. Acredito que estamos contribuindo com uma mudança de paradigma, em que a arte passa a ser pensada para todos e não apenas para um segmento da população”, afirma ele.

    Em 2015, o Som da Luz promoveu a primeira etapa do Festival de Cinema Acessível, com a exibição de cinco longas-metragens. Ao longo do primeiro semestre deste ano as obras do Festival foram exibidos nas principais cidades do interior do Estado através de uma ação de treinamento do Banrisul.

    Saiba mais na página do Festival no Facebook.

    O quê: Festival de Cinema Acessível RS

    Realização: O Som da Luz

    Datas:
    09/09 – “O Tempo e O Vento”, às 19hs

    10/09 – “2 Filhos de Francisco”, às 15hs

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/08/30/ufpel-sedia-festival-de-cinema-acessivel/

  • Nova Central Telefônica do Anglo está ativada – Telefone do NAI mudou.

    Já está ativada a nova central telefônica do campus Anglo. A instalação deste novo sistema de telefonia traz uma série de benefícios, como agilidade no atendimento, maior economia com os custos de ligações, melhoria na qualidade da comunicação, redução de perdas de ligações, utilização de recursos e funcionalidades da central telefônica, entre outros. Com a ativação, os números das unidades acadêmicas e administrativas do Anglo mudaram.

    O novo número telefônico do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI é 53-3284-4077.

  • Resultado da seleção de bolsista tutor (a) para o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – Edital nº 003/2016 PRG-CPP-NAI

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão divulga a lista dos candidatos (as) aprovados (as) na seleção de bolsista Tutor (a) para alunos (as) com necessidades especiais dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Museologia, Turismo. Os (as) selecionados (as) deverão comparecer no NAI nos dias 13 e 14/06/16 no horário das 08h às 12h para assinatura do Termo de Compromisso e entrega do seguinte documento:

    Cópia do cartão bancário de conta corrente (com número da conta e agência)

    SELECIONADOS (AS):

    Ciência da Computação:
    1º Jorge Luis Nachtigall Vaz Júnior

    Engenharia da Computação:
    1º Arthur Calderipe Bonow

    Museologia:
    1º Lucia Helena Fialho Pereira da Silveira
    Suplente:
    2º Lucas Moura Barboza

    Turismo:
    1º Ariel Medeiros Peres