Início do conteúdo
    Notícias
  • Reunião Grupo NAI quinta

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UFPel convida para participação no encontro, o qual será debatido “os direitos da pessoa com deficiência”, a ser realizado no dia 13 de setembro, quinta-feira, as 9h, na sala 106 do Prédio II do ICH, sito Almirante Barroso, n.1202. Neste encontro será oportunizado reflexões, socializações e a importante construção da representatividade das pessoas com deficiência e com autismo no âmbito de nossa universidade. Venha participar! Venha contribuir! Venha somar nesta jornada inclusiva e democrática!!!

  • Bem-vindo Setembro

    Cartaz de boas vindas a Setembro

    #PraCegoVer – O cartaz comemora a chegada de setembro. No topo a esquerda está escrito em azul “Bem-vindo Setembro”. Logo abaixo aparecem algumas datas importantes do mês de setembro. Dia 1º, seis anos da lei do Intérprete de LIBRAS. Dia 10, dia mundial das Línguas de Sinais. Dia 21, dia da luta das pessoas com deficiência. Dia 26, dia nacional do surdo. Dia 30, dia mundial do tradutor. No canto superior direito está escrito “respeito as línguas de sinais e a cultura surda”. Na parte inferior do cartaz estão desenhadas algumas pessoas caminhando enquanto gesticulam.

  • NAI EM PARCERIA COM OS PROFESSORES DA ÁREA DE LIBRAS REALIZAM CURSO DA PREFEITURA/UFPel: ATENDIMENTO AO PÚBLICO COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS

    Entre os meses de agosto a novembro de 2018, será realizado a 2º etapa do curso de Atendimento ao Público com Necessidade Especiais para funcionários da Prefeitura Municipal, em parceria do NAI com os professores da Área de Libras, com formação sobre “LIBRAS I”, abordado temáticas como aspectos básicos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), atendimento às pessoas surdas, teoria e atividades práticas.

    Páginas 1 2
  • Encontro dos NAIs

    Dia 17 de agosto, no auditório do centro de artes, foi realizado o primeiro encontro de Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAIS), com a participação de diferentes instituições de ensino superior. Entre as temáticas abordadas, citamos, a política de cotas para pessoas com Deficiência no ensino superior, as proposições de permanência e qualidade, e, principalmente, os desafios a serem superados. Pela manhã, ocorreu a palestra da profa. Rita Rodriguez sobre “permanência e qualidade no ensino superior” e a mesa com representantes do NAI UFPEL, apresentando sua estrutura de funcionamento. A tarde a mesa “entrou e agora”, com a participação da Pró-reitora da UFPEL Fátima Cóssio, Pró-reitor Adjunto da UFJF Cassiano Amorin, representante do NAI UFPR, Franceli Brizolla e NAI UFSM, Tatiane Negrini. Ao final das mesas redondas, os participantes participaram de plenária, estabelecendo os tópicos que constituirão a “carta de pelotas” a ser divulgada nas instituições em breve.
    A CONAI – comissão de apoio ao NAI da UFPEL, responsável pela organização do evento, agradece aos participantes e colaboradores.

     

    Evento Econtro NAIs 2018

    #PraCegoVer – Foto do palco do evento. Sobre o palco está uma mesa com um pano dourado e sobre ele um arranjo de flores. Atrás da mesa, da esquerda para a direita, estão sentadas Susane, Mirian e Nádia. De pé, ao lado delas, está a professora Rita segurando o microfone enquanto gesticula. Ao fundo é possível ver a projeção de um slide, onde está escrito “Inclusão e Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior”.

    Evento Econtro NAIs 2018

    #PraCegoVer – Foto do palco onde os integrantes do “Projeto Carinho” fazem uma apresentação de dança.

    Evento Econtro NAIs 2018

    #PraCegoVer – Foto da plateia do evento encontro dos NAIs.

    Evento Econtro NAIs 2018

    #PraCegoVer – Foto do palco do evento. Sobre o palco está uma mesa com um pano dourado e sobre ele um arranjo de flores. Atrás da mesa, quatro participantes da roda de conversa estão sentados.

  • NAI UFPEL presente no 3° Ciclo de Conversações do CERENEPE

    Evento que promove a formação continuada dentro da instituição para funcionários, professores e técnicos e também é um evento alusivo a Semana da Pessoa com deficiência com a participação da profa. Rita Cossio Rodriguez.

    Palestra do 3° Ciclo de Conversações do CERENEPE

    #PraCegoVer – Na imagem, ao fundo está a profa. Rita Cossio Rodriguez de pé, atrás dela está posicionado um cavalete onde está projetado um slide. Várias pessoas estão sentadas a sua volta, em cadeiras de plástico brancas, formando um semicírculo.

     

  • Divulgando Tertúlia Inclusiva no pampa: agosto inclusivo 2018

    Cartaz de divulgação tertúlia inclusiva no pampa: agosto inclusivo 2018

    #PraCegoVer – O cartaz de divulgação possui um fundo branco, com um pedaço em verde, que vai da extremidade esquerda à direita na parte inferior. No topo está escrito em verde, em caixa alta, “TERTÚLIA INCLUSIVA NO PAMPA: AGOSTO INCLUSIVO 2018”. Logo abaixo, também em letras maiúsculas, centralizado, porém na cor roxa está escrito “#TODOSINCLUSIVEEU POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”. Mais abaixo em cinza está escrito a data e local “24 DE AGOSTO DE 2018 (SEXTA-FEIRA), ÀS 19H, NO AUDITÓRIO DA UNIPAMPA CAMPUS BAGÉ”. E um link para inscrição “Inscrição https://goo.gl/uFJNGC”. Em vermelho o aviso “Vagas Limitadas!!”. Na parte inferior, a esquerda, está escrito “Todos juntos por uma Educação Inclusiva”, na parte central está escrito “Professoras Andrea Tonin – UFSM, Claudete Martins – Unipampa, Francéli Brizolla – UFPR, Rita Rodriguez – UFPel”

     

     

     

  • Capacitação em acessibilidade nas Bibliotecas

     

    Entre os dias 9 e 15 de agosto, realizou-se na UFPel mais uma etapa da Capacitação em acessibilidade nas Bibliotecas, a etapa teve como foco o atendimento às pessoas surdas da comunidade acadêmica, ministrada pela Tradutora Intérprete de Libras Juliana Sanches dos Santos, que também têm a certificação para o ensino, e contou com a participação de Técnicos-administrativos que atuam em diversas Bibliotecas da UFPel.

    A capacitação faz parte do Plano Anual de Capacitação 2018, e atendeu demanda dos próprios servidores, iniciou em março/2018, com temáticas abrangendo a política de cotas da UFPel e suas especificidades, Legislação de amparo às pessoas com deficiência, TEA e Altas habilidades/Superdotação, as diversas deficiências e respectivas especificidades de atendimento. Na segunda etapa, aproveitando o período não letivo, a temática abordou aspectos básicos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e atendimento às pessoas surdas da comunidade acadêmica da UFPel, com teoria e atividades práticas, por meio da apresentação de diálogos em Libras sobre os assuntos estudados e a criação de propostas de intervenção no próprio espaço das bibliotecas.

    Capacitação na biblioteca do Anglo

    #PraCegoVer – A foto foi tirada durante a capacitação na biblioteca do campus Anglo. Ao fundo aparecem alguns estantes verdes com livros. Mais ao centro estão posicionadas algumas meses redondas com cadeiras em volta. Os participantes da capacitação aparecem sentados nas cadeiras perto das mesas.