Início do conteúdo
    Notícias
  • Cotistas, esclareçam suas dúvidas!

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI é o setor da nossa universidade referência na atuação direta com as questões de acessibilidade e de inclusão da pessoa com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista. Dentre as ações e os projetos promovidos está a busca política e prática pelo acesso, pela permanência e pela qualidade em todos os níveis, espaços e cotidianos da Universidade. Possibilitar a inclusão qualificada de todas e de todos na UFPel, não só como presença física, mas principalmente como potencializadora de emancipação, autonomia e pertencimento, é a razão maior dos trabalhos efetivados pelo NAI.

    Aliando conceitos e práticas, o núcleo vem garantindo no interior de nossa universidade ações de conscientização, discussões pedagógicas e institucionais, formação compartilhada de coordenadores, técnicos, docentes, acadêmicos monitores e tutores. Também tem garantido a oferta dos atendimentos educacionais especializados aos acadêmicos dom deficiência dos diversos cursos de graduação,  o encaminhamento de intérpretes para as aulas, os eventos e as atividades relacionadas, dentre outros mais. O NAI conta, ainda, com a atuação da Comissão de apoio, constituída atualmente por 14 membros, entre eles docentes e técnicos da UFPel vinculados às temáticas da Inclusão e dos movimentos que a compõe, com o propósito de debater e de assessorar a construção das políticas e das práticas pretendidas para este campo.

     

    Acesso as vagas PAVE –

    Informações –  https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/documentos/l9/

     

    Política de Cotas para pessoa com deficiência –

    A política de cotas para pessoa com deficiência, com vistas ao preenchimento das vagas nos cursos de graduação em nossa universidade, foi implementada a partir dos processos seletivos de 2017/02. Esta política veio a complementar o sistema de cotas para ingresso na UFPel já existe desde os processos seletivos do ano de 2013, no qual foram criadas as L9, L10, L13, e L14, de modo a incorporar as cotas para pessoa com deficiência, ou com Transtorno do Espectro do Autismo, ou com Altas Habilidades e Superdotação, advinda do sistema público de ensino básico, podendo ser avaliados ainda por condição socioeconômica e/ou por etnia.

     

    SEI_UFPel-0216861-Resolução-03.2018-Consun 

     

    Avaliação do candidato a vaga por deficiência –

    A documentação exigida no ato da matricula, quer seja, a ficha de inscrição preenchida acompanhada da apresentação do laudo médico atualizado (prazo de um ano) comprobatório da deficiência e/ou do transtorno do Espectro do Autismo e/ou da Superdotação, será encaminhada diretamente para uma equipe de avaliação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI. Esta equipe composta por Educadoras Especiais do Núcleo irão validar a matrícula mediante reconhecimento da CID apontada no laudo médico. Em casos de indeferimento da matrícula o candidato contará com três dias úteis para interpor recursos junto às dependências do NAI, os quais serão avaliados por uma nova equipe de aferição constituída por membros da Comissão de Apoio ao NAI – CONAI. Os resultados destas etapas de matrícula poderão serão acompanhados pelo site do NAI UFPel.

  • PAVE 2019\01 – informações aos cotistas: pessoa com deficiência, ou com Transtorno do Espectro Autista, ou com superdotação e altas habilidades

    Para os candidatos cotistas que farão a entrega da documentação comprobatória solicitada pelo Edital Chamada regular 2019/01 nº20/2018, no ato da matrícula, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2019, a respeito da autodeclaração de pessoa com deficiência, informamos que esta documentação apresentada será avaliada pela equipe de profissionais que compõe a Seção de Atendimentos Educacionais Especializados do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – SAEE/NAI, no dia 23 de janeiro de 2019.
    O resultado preliminar será divulgado na página do PAVE/UFPel e na página do NAI no próprio dia 23 de janeiro de 2019.
    Em caso de indeferimento da matrícula, o candidato poderá ingressar com recurso em até 3(três) dias após a publicação do resultado preliminar, portanto, nos dias 24, 25 e 28 de janeiro de 2019. Fazendo entrega do mesmo nas dependências do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da UFPel, sito Campus II da UFPel, Almirante Barroso, 1202, sala 110. No horário: das 8:30min às 14h.
    Os recursos apresentados serão avaliados por membros da Comissão de Apoio ao NAI – CONAI, no dia 29 de janeiro de 2019. O resultado final será divulgado no próprio dia 29 de janeiro de 2019 no site PAVE/UFPel e no site do NAI.

  • CHAMADA DE TRABALHOS – Revista RevAIES

    Cartaz chamada de trabalhosDescrição do cartaz #pracegover: Banner de fundo azul. Na parte superior, alinhado à direita, um retângulo branco destaca o nome da revista: RevAIES – Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior. Ao lado os logotipos da Universidade Federal de Pelotas e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Ao centro, em caixa alta e letras brancas se lê: CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES. Revista Científica com Acessibilidade. Abaixo, alinhado à esquerda, outro retângulo lilás destaca mãos que sinalizam o nome da revista.  Ao lado está a imagem de um vídeo com uma tradutora/intérprete sinalizando. Na parte inferior encontra-se o link: wp.ufpel.edu.br/nai/revaies

     

     

     

     

     

     

     

    Prezados profissionais que trabalham na área da acessibilidade e da inclusão na Educação,

    em Libras

    É com prazer que comunicamos o lançamento da Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior (RevAIES), previsto, inicialmente, para o mês de agosto de 2018. Será uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que buscará promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. A RevAIES visa a dialogar, com interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior, de modo a contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.

    A RevAIES propiciará livre acesso ao público e avaliação cega por pares dos trabalhos a ela submetidos. Receberá trabalhos em fluxo contínuo e tem como meta a indexação em bases de dados e no DOI. A publicação terá compromisso com a qualidade científica e a acessibilidade de suas publicações.

    Interessados em submeter trabalhos para o primeiro número da RevAIES deverão consultar o sítio do NAI wp.ufpel.edu.br/nai/revaies/ para maiores informações.

     

    Atenciosamente,

    Conselho Editorial

  • Boas festas

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo.

     

    cartão de natal 2018

    #PraCegoVer – A imagem é de um cartão de natal com um fundo na cor verde. No canto superior direito estão os símbolos da UFPel e do NAI. No centro da imagem está o desenho de uma árvore de natal. Ela é de um tom de verde diferente do fundo da imagem. A árvore está enfeitada com algumas luzes natalinas e com outras decorações. No topo da árvore está um estrela na cor laranja. Ao pé da árvore, estão algumas caixas de presentes coloridas, com laços vermelhos amarrando as caixas. Em frente aos presentes está desenhado um pequeno Papai Noel, ele está sentado sobre um presente enquanto está lendo, o que parece ser, uma lista de presentes. A direita do Papai Noel, tem um ilustração de um grupo de crianças. Uma menina está fazendo o sinal em Libras de “eu te amo”; Ao lado dela, um menino negro, cego, segurando uma bengala; Ao lado deste, um menino com síndrome de down; Mais ao lado uma menina cadeirante e atrás dela outra menina. Todos estão lado a lado, abraçados. Na esquerda da imagem está a mensagem de boas festas do NAI que é a seguinte: “Natal e novo ano que se avizinham, momentos em que brindamos a vida e a possibilidade de recomeço. Que tenhamos mais tolerância, respeito e amor entre as pessoas e possamos celebrar as diferenças! Boas festas !”.

  • Participação do NAI no evento NADA SOBRE NÓS SEM NÓS

    No dia 18 de dezembro de 2018 aconteceu o evento NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS, no auditório da UNIPAMPA, campus Bagé. O NAI/UFPel esteve prestigiando o evento, que contou com a fala da chefe da Seção dos Tradutores Intérprete de Libras/NAI, Nádia Porto.

    Nádia é Asperger (uma perspectiva moderada do espectro autista) e tem um filho autista de 4 anos de idade . Ela fez uma fala no evento, relatando sobre sua vida familiar, acadêmica e profissional contando suas estratégias para ultrapassar obstáculos que enfrentou em sua vida pois, teve seu diagnóstico de autista somente aos 33 anos de idade.

    Foto do evento nada sobre nós sem nós

    #PraCegoVer – Ao fundo na foto aprece projetado em um telão o nome do evento, Nada Sobre Nós Sem Nós. A frente estão várias pessoas lado a lado e sorrindo para a foto.

     

    Mais informação sobre o evento aqui.

  • Dia nacional da pessoa com deficiência visual

    Dia 13 de dezembro, dia nacional da pessoa com deficiência visual. Atualmente temos 33 acadêmicos com Deficiência Visual na UFPel, o que é motivo de orgulho e luta diária para nós do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Este dia de hoje serve para refletirmos sobre o quanto ainda há a se fazer na nossa UFPel para tornar os espaços cada vez mais acessíveis e inclusivos. A professora e educadora especial Lidiane reforça sobre a importância de todo acadêmico com DV estar vinculado ao NAI, em caso de dúvidas entre em contato direto pelo email nai.ufpel.aee.dv@gmail.com

  • Comunicado

    Amanhã, dia 13/12/2018 – quinta feira, o Núcleo de Acessibilidade e inclusão – NAI – terá expediente interno, sem atendimento ao público.

  • Dia de luta pelos direitos da pessoa com deficiência

    O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência dia 03 de dezembro, também conhecido como Dia Mundial das pessoas com deficiência, objetiva informar e conscientizar sobre os assuntos relacionados.
    Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.

    Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemorar o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

    foto do dia internacional da acessibilidade

    #PraCegoVer – Em um fundo azul aparecem uma série de símbolos de deficiência um ao lado do outro dando as mãos. Esses símbolos estão na cor branca.

  • 3° Encontro do Grupo NAI.

    No dia 23 de novembro de 2018, das 9h às 11h no térreo do campus II do ICH, realizamos o 3° Encontro do Grupo NAI. Neste dia realizamos um debate referente a elaboração de uma campanha sobre a Inclusão e Acessibilidade de pessoas com deficiência na Universidade.
    Para quem tiver interesse em participar dessa e outras ações do NAI é só entrar em contato pelo e-mail ( gruponai.ufpel@gmail)

    Foto do grupo NAI

    #pracegover – na foto estão presentes 11 estudantes que compõe o Grupo NAI