No dia 10 de junho a equipe do LAM e a professora convidada Rita de Cássia de Souza Soares Ramos participaram das oficinas sobre Patrimônio da turma de 8° Semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia com o desenvolvimento da oficina Culinária Matemática. Foi ministrado pela Professora convidada Rita e pelo Bolsista Geraldo Oliveira da Silva e pela Coordenadora do LAM, professora Rose Adriana Andrades Miranda.
Foi realizado no dia 19 de junho a mostra do Laboratório Multilinguagens (LAM) e do Projeto Folclore e Educação na XX Semana Acadêmica dos Cursos De Licenciatura em Matemática, com o objetivo de mostrar os jogos desenvolvidos pelas equipes LAM e Folclore e Educação. As equipes são compostas pela coordenadora professora Rose Adriana Andrade Miranda e pelos bolsistas e colaboradores: Lúcia Renata dos Santos Silveira, Geraldo Oliveira da Silva, Alexandre Henzel Barcelos.
No dia 15 de junho as equipes do LAM (Laboratório Multilinguagens da UFPEL), do projeto Folclore e Educação e do PET/GAPE participaram de uma mostra dos jogos e materiais produzidos em parceria. A mostra ocorreu no evento Universidade na Rua, que foi realizado na praça Coronel Pedro Osório, no Centro de Pelotas.
No dia 23 de maio a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM), recebeu a turma de Teoria e Prática Pedagógica da professora Analisa, com o objetivo de conhecer o espaço do LAM e participar de atividades multilinguagens. Foi ministrado pelo Bolsista Geraldo Oliveira da Silva e pela coordenadora do LAM, professora Rose Adriana Andrade Miranda. O público alvo são alunos de cursos de licenciatura.
Dos dias 27 a 31 de maio, as equipes do LAM/UFPel (Laboratório Multilinguagens), do projeto Folclore e Educação, do PET GAPE e os acadêmicos do curso de Pedagogia UFPel participaram da Semana Mundial do Brincar. Os projetos e participantes desenvolveram parceria com o Colégio Estadual Félix da Cunha e com a Escola de Educação Infantil Paulo Freire através de ações com oficinas de brincadeiras tradicionais, com as crianças de Educação Infantil e de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 31 de maio, para marcar o encerramento da participação dos parceiros das atividades, os acadêmicos do curso de Pedagogia realizaram uma amostra de brinquedos produzido por material reciclável. Essa semana tinha por objetivo ressaltar a importância do brincar na sociedade e também lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.
Foi realizado no dia 09 de maio na 29° Semana Acadêmica da Pedagogia, a oficina de Equivalência de Frações utilizando de Fracsoma, que tinha por objetivo mostrar a construção, comparação e equivalência de frações através do Fracsoma e do Disco de Frações. Foi ministrado pelo grupo do LAM Geraldo Oliveira da Silva, Fernando Fernandes Ribeiro, Lúcia Renata dos Santos Silveira e Rodrigo Marques Queiroga e pela coordenadora do LAM, professora Rose Adriana Andrade Miranda. O público alvo foi os acadêmicos do curso Licenciatura em Pedagogia.
A comissão do processo seletivo da Bolsa de Iniciação de Extensão e Cultura, na modalidade de Vulnerabilidade Social, para o Projeto de Extensão de Folclore e Educação torna público a divulgação dos resultados:
1° Lugar: Geraldo Oliveira da Silva
Suplente: Não houve suplentes
O primeiro lugar deve procurar a coordenação do projeto para preencher a documentação do cadastramento.
A comissão do processo seletivo da bolsa de Iniciação ao Ensino, na modalidade de Ações Afirmativas, para o projeto de ensino Grupo de Estudos sobre Folclore Sul-riograndense e Pelotense, torna público a divulgação dos resultados:
1º Lugar: Alexandre Henzel Barcelos
Suplente: Doranei Cardoso
O primeiro lugar deve procurar a coordenação do projeto para preencher a documentação do cadastramento.
Inscrições: Enviar e-mail para o endereço projetofolclore.ufpel@gmail.com, que deverá conster os seguintes documentos:
a) Preenchimento do Formulário de Candidato à Bolsa, disponível aqui;
b) Histórico escolar atualizado (com média – CRA ou pelo cobalto);
c) Currículo com comprovantes (os comprovantes também poderão ser apresentados no dia da entrevista, mas o currículo deverá ser encaminhado no momento da inscrição.);
d) Carta de intenções, de no máximo 2 páginas, com apresentação e motivações para participar do projeto.
e) Cópia da carteira de identidade e CPF;
f) Atestado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) de situação de vulnerabilidade social;
Período e horários para inscrição: de 03/05/2019 a 09/05/2019 às 23:59.
Data, Horário e Local da Entrevista: 10 de maio de 2019 às 15 horas na sexta-feira, na sala 309 (3° andar) do Campus Anglo, (o horário será informado via e-mail no dia 08/05/19, após o envio da documentação de inscrição).
Vagas: 01 (uma) bolsa, na modalidade Vulnerabilidade Social – destinada ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Inscrições: Enviar e-mail para o endereço projetofolclore.ufpel@gmail.com com todos os documentos solicitados:
I- Ficha de inscrição que está disponível aqui, deve ser baixado, preenchido, salvo com o nome do/a candidato/a e encaminhado para o e-mail do projeto.
II- Histórico Escolar Atualizado – CRA/Cobalto
III- Currículo com comprovantes (os comprovantes também poderão ser apresentados no dia da entrevista, mas
o currículo deverá ser encaminhado no momento da inscrição.)
IV- Carta de intenções, de no máximo 2 páginas, com apresentação e motivações para participar do projeto.
Período e horário das inscrições: de 02/05/2019 à 06/05/2019 até às 23:59.
Data e horário da entrevista: 16 horas do dia 07/04/2019 (terça-feira).
Local: Sala A (sala do PET GAPE) do andar térreo do Instituto de Ciências Humanas (ICH).
Vagas: 01 vaga de Ações Afirmativas (Negros, Indígenas, Quilombolas ou Pessoas com Deficiência).