Estão abertas de 9 a 18 de maio de 2016 as inscrições para Seleção de Bolsista de Extensão para atuação no Projeto Oficina Multilinguagens de Formação de Professores da Educação Básica, do LAM/LIFE.
Podem se candidatar estudantes dos cursos de Matemática, Pedagogia ou Áreas Afins, que desejem contribuir com o projeto.
As inscrições podem ser feitas entregando formulário de inscrição na sala 308A da Cotada no turno da tarde ou clicando aqui e preenchendo a ficha de inscrição.
Estão abertas de 19/04/2016 a 25/04/2016, às 18h as inscrições para bolsa de iniciação ao ensino dos projetos Laboratório Virtual Multilinguagens, Elaboração de vídeos de Matemática Básica e Monitoria para o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância.
O Laboratório Virtual Multilinguagens é um portal no qual são gravadas oficinas didáticas e atua de forma colaborativa e interdisciplinar, no qual os diferentes cursos agregam conhecimentos para a produção das oficinas. Clique aqui para acessar o canal do LVM no Youtube.
O projeto Elaboração de vídeos para a Matemática Básica conta com professores e tutores do curso de Licenciatura em Matemática a Distância e dissemina conhecimentos básicos de Matemática, de forma atrativa e dinâmica.
As monitorias para o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância são uma oportunidade de o estudante ter contato com a docência virtual, com colegas do mesmo curso em outra modalidade e aprender mais sobre o ensino e aprendizagem e as disciplinas estudadas.
Local: Laboratório Multilinguagens / LAM-LIFE – Sala 308 do prédio da COTADA (Esquina das ruas Benjamin Constant e Dona Mariana, em frente ao antigo prédio da Alfândega)
Público-Alvo: Professores e Estudantes Interessados no Ensino de Educação Ambiental
Programa de Extensão Oficinas Multilinguagens promove
Oficina de Ensino de Frações
Público-alvo: estudantes de licenciatura em Matemática, Pedagogia, Curso Normal e Professores de anos iniciais ou anos finais do Ensino Fundamental
Datas: 03/11, 05/11, 10/11, 12/11, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h
Ministrante: Miguel Anilton Silva da Silva
Local: Laboratório Multilinguagens da UFPel – Sala 308A, Prédio da COTADA, Rua Benjamin Constant, esquina Dona Mariana, em frente ao prédio antigo da Alfândega. Pelotas
Os estudantes classificados deverão comparecer no Laboratório Multilinguagens do LIFE, sala A308 no 3º andar do prédio da COTADA, das 9h às 12h ou das 13h às 18h do dia 10/06/2015 para:
assinar o Plano de Trabalho do Bolsista;
entregar:
fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso);
fotocópia dos dados bancários: contacorrenteeindividual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza).
Observação: Alunos selecionados na submodalidade Vulnerabilidade Social, além da documentação acima, deverão entregar atestado da Pró-Reitoria der Assuntos Estudantis comprovando sua situação.
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância seleciona bolsista do curso de Cinema para atuar no Projeto de Ensino ELABORAÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Nome do Projeto de Ensino: Elaboração de vídeos para o ensino de Matemática
Nome da Coordenadora: Rozane da Silveira Alves
Período de Atividades: 11/05/15 a 31/12/15
Número de vagas e vinculação da mesma : 01 (uma) vaga de ampla concorrência
Período e horário das inscrições: As inscrições poderão ser feitas de uma das duas formas indicadas a seguir:
– OU presencialmente: de 04/05/2015 a 06/05/2015 das 9h às 12h e das 14h às 17h na secretaria do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no prédio da Agência da Lagoa Mirim localizada na rua Lobo da Costa 447 Pelotas, RS – Fone: 3227-3677
Documentos necessários para a inscrição presencial:
No ato da inscrição presencial serão entregues pelo candidato o formulário de inscrição (Anexo 01) devidadmente preenchido e assinado e o Histórico Escolar atualizado obtido no COBALTO.
– OU por meio de e-mail: a partir das 12h de 30/04/2015 até 12h de 06/05/2015 enviando e-mail para rsalvex@gmail.com
Documentos necessários para a inscrição por e-mail:
O candidato deverá enviar e-mail indicando como assunto INSCRIÇÃO BOLSISTA. Em anexo ao e-mail deverão ser enviados a ficha de inscrição preenchida e o Histórico Escolar atualizado obtido no COBALTO digitalizado. A assinatura do candidato na ficha de inscrição, neste caso, será feita no momento da entrevista.
Tipos de provas, peso e critérios de avaliação: Entrevista e análise do Histórico Escolar.
Data e horário das Entrevistas: As entrevistas serão realizadas no dia 07/05/2015 a partir das 8h30min nas dependências do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no prédio da Agência da Lagoa Mirim, localizado na rua Lobo da Costa 447, Pelotas, RS. Confirmação do horário da entrevista de cada candidato: No dia 06/05/2015 a noite, será enviado e-mail aos candidatos confirmando o horário da sua entrevista.
OBS: O candidato selecionado deverá comparecer na Secretária do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância no dia 08/05/2015 (das 8h às 12h) para assinar o termo de Compromisso e entregar a seguinte documentação: – Cópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso); – Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, vedada à indicação de conta poupança e/ou de conta conjunta de qualquer natureza).
Inscrições para Seleção a Bolsas de Ensino para o GEPAM – Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área de Matemática e para o LVM – Laboratório Virtual Multilinguagens.
Inscrições:
Presencialmente: do dia 29/04/2015 ao dia 05/05/2015, das 08h às 12h ou das 14 às 16h
Local das inscrições: Rua Lobo da Costa, 447. CLMD. Agência da Bacia da Lagoa Mirim. Centro. Pelotas ou online.
Entrevistas:
06/05/2015 – 19h.
Para os estudantes dos cursos presenciais: Rua Lobo da Costa, 447. CLMD. Agência da Bacia da Lagoa Mirim. Centro. Pelotas.
Para os estudantes do CLMD: Nos polos de apoio presencial.
Vagas e atribuições:
1 para estudantes de Cinema ou áreas afins -Filmagem de vídeos a respeito dos materiais do LVM; produção de vídeos a partir dos materiais confeccionados pelos colegas do projeto e das orientações indicadas pelo professor responsável; edição de vídeos gravados sobre o material do LVM; gravação de vídeos em mídias específicas; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LVM; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
auxiliar na elaboração de roteiros, gravar e editar pequenos vídeos didáticos. Participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto, elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
1 para estudantes de Design Digital ou áreas afins – LVM: auxiliar no planejamento visual e gráfico, reelaboração e consolidação do portal do LVM, bem como nas atividades que exijam criação de materiais didáticos para o Laboratório Multilinguagens. Atuar de forma colaborativa com os colegas bolsistas do projeto. Participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao projeto, elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
1 para estudantes de Computação ou áreas afins – LVM: Leitura e produção textual a respeito das práticas e estudos colaborativos; – instalação, configuração e utilização do sistema de gerenciamento de conteúdos wordpress; instalação de impressora e scanner em rede, troca de toner e controle da quantidade de toners; instalação e configuração de projetores; configuração de rede; auxílio aos bolsistas e participantes do laboratório com rotinas de backup dos seus arquivos; gravação de CD’s e Dvd’s; organização dos equipamentos tecnológicos. participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LVM; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no LVM.
2 para estudantes de Matemática – presencial – (1) GEPAM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; administração de ambiente de discussão entre os Grupos de Estudo e Pesquisa dos polos participantes do projeto; articulação entre os questionamentos e resultados encontrados nos grupos de estudo; inserção à pesquisa mediante movimentação teórica a respeito das discussões encontradas nos grupos; gravação de vídeos relativos aos grupos de estudo, conforme necessidade; participação e colaboração em eventos ligados aos grupos de estudo; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao Laboratório Multilinguagens; elaboração de relatório sobre a atuação no Laboratório Multilinguagens. (1) LVM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; pesquisa, criação, confecção e catalogação de material instrucional relativo à sua área de conhecimento; produção e divulgação de tais materiais no portal; gravação de vídeos a respeito dos materiais instrucionais; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LIFE; discussão com o grupo a respeito do uso dos materiais produzidos no laboratório em sala de aula; elaboração de relatório sobre a atuação no Laboratório Multilinguagens.
1 para estudantes de Matemática – modalidade a distância: GEPAM: Leitura e produção textual a respeito de Educação Matemática; participação no grupo de estudos e pesquisas do CLMD do polo de apoio presencial; estudo de conceitos relativos aos eixos e estágios do curso; busca de contatos externos convidados para palestrar ou fazer atividades com o grupo; comunicação contínua com o articulador de grupos; registro das dúvidas, resultados e estudos do grupo; inserção à pesquisa mediante movimentação teórica a respeito das discussões encontradas no grupo; gravação de vídeos relativos ao grupo de estudo, conforme necessidade; escrita colaborativa de textos relativos aos encaminhamentos do grupo; inserção através de pesquisa e estudos no Laboratório Pedagógico do polo, visando a compreensão de conceitos estudados pelo grupo de estudos; participação e colaboração em eventos ligados aos grupos de estudo; participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão ligados ao LIFE; elaboração de relatório sobre a atuação no LIFE.