Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi “PALAVRAS E FRAÇÕES: ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS”, produzido por Lúcia Renata dos Santos Silveira em conjunto com as colegas Andressa Lixieski Manske, Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Duarte Falcão, Letiane Ludwig Mielke, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo a análise da abordagem do estudo de frações de forma mais dinâmica e lúdica, para a construção do aprendizado, trabalhando os conceitos, através do jogo denominado palavras e frações.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” O PIFF GEOMÉTRICO COMO FORMA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA: UM RELATO COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR”, produzido por Andressa Lixieski Manske em conjunto com os colegas Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Falcão Duarte, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Andréia Sell Quandt, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo analisar a utilização de um jogo, piff geométrico, no ensino e aprendizagem do conteúdo de geometria espacial através de um relato de intervenção pedagógica. O público alvo foi a comunidade acadêmica da UFPEL.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” SOMA DE FRAÇÕES E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS”, produzido por Mônica Duarte Falcão em conjunto com as colegas Geraldo Oliveira da Silva, Andressa Lixieski Manske, Lúcia Renata dos Santos Silveira, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo analisar às estratégias utilizadas por professores quanto a resolução de situações envolvendo estruturas multiplicativas. O público alvo foi a comunidade acadêmica da UFPEL.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi “ROLETA DAS FRAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DAS FRAÇÕES”, produzido por Geraldo Oliveira da Silva em conjunto com as colegas Mônica Duarte Falcão, Andressa Lixieski Manske, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Patrícia Guterres Borges, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo trabalhar frações através de jogos. O público alvo foi a comunidade acadêmica da UFPEL.
Realizou-se nos dias 01, 02 e 03 de outubro a 17° Mostra da Produção Universitária – MPU, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” TRABALHANDO COM FRAÇÕES: JOGO BOLA AO CESTO”, produzido por Patrícia Guterres Borges em conjunto com as colegas Letiane Ludwig, Patrícia Casarin Peil, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo trabalhar com o significado de fração como quociente, através do jogo bola ao cesto. O público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG.
Realizou-se nos dias 01, 02 e 03 de outubro a 17° Mostra da Produção Universitária – MPU, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi “ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE ADIÇÃO DE FRAÇÕES COM DIFERENTES DENOMINADORES COM O USO DO JOGO BOLA AO CESTO”, produzido por Lúcia Renata Dos Santos Silveira em conjunto com as colegas Mônica Falcão Duarte, Andressa Lixieski Manske, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo trabalhar de maneira lúdica a adição de frações através do uso do jogo Bola ao Cesto. O público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG.
Realizou-se nos dias 01, 02 e 03 de outubro a 17° Mostra da Produção Universitária – MPU, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” ANÁLISE DO JOGO PALAVRAS E FRAÇÕES COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOMA DE FRAÇÕES”, produzido pelo bolsista Geraldo Oliveira da Silva em conjunto com as colegas Letiane Ludwig Mielke, Lúcia Renata dos Santos Silveira, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo analisar a soma de frações com o significado número através do jogo palavras e frações. O público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG.
Realizou-se nos dias 01, 02 e 03 de outubro a 17° Mostra da Produção Universitária – MPU, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi “PEGA VARETAS DAS FRAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO”, produzido pela bolsista Andreia Sell Quandt em conjunto com as colegas Patrícia Casarin Peil e Patrícia Guterres Borges, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo apresentar aos professores estratégias de soma de frações com diferentes denominadores através do uso do jogo Pega Varetas. O público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG.
Foi realizado no dia 02 de outubro no evento 17° Mostra da produção universitária, a oficina trabalhando estruturas aditivas e multiplicativas com o jogo do troca, que teve por objetivo trabalhar significados de adição e multiplicação no conjunto dos números racionais na forma de fração com uso do jogo do troca, o público alvo foi a comunidade acadêmica da FURG. Foi ministrado pelo grupo do LAM Lúcia Renata dos Santos Silveira, Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Falcão Duarte, e pela coordenadora do LAM, professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos.