Docente do LEH organiza dossiê temático na Revista História Hoje/ANPUH.

Esta galeria contém 1 foto.

O professor Wilian Junior Bonete, docente do departamento de História e colaborador do Laboratório de Ensino de História – LEH/UFPEL, foi um dos organizadores do dossiê temático intitulado “O ensino de História na ponta dos dedos: tecnologias, narrativas e vivências” publicado … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Docente do LEH organiza dossiê temático na Revista História Hoje/ANPUH.

Docentes lançam volume 1 e volume 2 do Cadernos Temáticos do LEH – Confira

Esta galeria contém 2 fotos.

Os Cadernos Temáticos do LEH, Projeto do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPel), se constitui enquanto publicação seriada em que cada volume contempla um recorte temático para o ensino da História escolar. Conheçam o Vol 1 e o Vol 2 … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Docentes lançam volume 1 e volume 2 do Cadernos Temáticos do LEH – Confira

Professores/as e Pesquisadores/as do LEH e HEDUCA ofertam minicurso no V Encontro Discente do PPGH/UFPEL

Esta galeria contém 8 fotos.

No dia 01/12, os professores/as e pesquisadores/as do LEH e HEDUCA estiveram ministrando o minicurso intitulado: “Pesquisa em Ensino de História – possibilidades investigativas”. O minicurso fez parte das atividades do V Encontro discente PPGH/UFPel. Confira abaixo o temas das … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Professores/as e Pesquisadores/as do LEH e HEDUCA ofertam minicurso no V Encontro Discente do PPGH/UFPEL

1ª Amostra de Ensino de História e Práticas Docentes – 27 e 28 de setembro de 2022 – Confira como foi.

Esta galeria contém 42 fotos.

Entre os dias 27 e 28 de setembro ocorreu  a 1ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes, promovido pelo LEH/UFPEL. Nestes dois dias de evento pudemos compartilhar de inúmeras experiências de práticas e pesquisas em ensino de História … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em 1ª Amostra de Ensino de História e Práticas Docentes – 27 e 28 de setembro de 2022 – Confira como foi.

Lançamento do livro Memórias de Formação: os 40 anos do curso de Licenciatura em História

ORGANIZADORAS: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias                                                          Manke

ORGANIZADORAS: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias Manke O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais - narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades. Dessa forma, se espera que o livro possa inspirar a construção de outras narrativas e percursos profissionais, que tomem a formação docente como um processo que se inicia desde a escolha do curso e tem sequência nos diversos itinerários formativos possíveis durante a formação acadêmica, resultando na atuação de professores/as de história comprometidos/as com a ciência histórica e com a formação cidadã de seus alunos. O livro pode ser baixado gratuitamente em: https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf  

O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais – narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades.  O livro pode ser baixado  gratuitamente em:

https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Lançamento do livro Memórias de Formação: os 40 anos do curso de Licenciatura em História

Projeto Memórias de formação para o Ensino de História

Esta galeria contém 7 fotos.

O projeto Memórias de formação para o Ensino de História: conversa com professores/as egressos/as do curso de Licenciatura em História da UFPel, coordenado pela Profa. Lisiane Manke, foi organizado como parte da programação alusiva aos 40 anos do curso de … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Projeto Memórias de formação para o Ensino de História

Lançamento do livro paradidático “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)” !!

Esta galeria contém 1 foto.

Foi lançado no final do mês de março de 2021 o livro “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)”, que tem como uma de suas organizadoras a Profa. Alessandra Gasparotto, integrante do LEH/UFPel. O livro – que pode ser … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Lançamento do livro paradidático “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)” !!

Povo da História da UFPel, se liguem nesse Projeto que preparamos para esse período de calendário alternativo

Esta galeria contém 1 foto.

O que? Projeto de Ensino Ensinar História no tempo presente: debates e (im)permanências na teoria e nas práticas educativas. Como? O Projeto se constitui de atividades variadas que serão desenvolvidas de forma remota. Os encontros serão quinzenais – nas quintas-feiras, … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Povo da História da UFPel, se liguem nesse Projeto que preparamos para esse período de calendário alternativo

Convite aos professores/as de História de Pelotas

Esta galeria contém 1 foto.

Professor, professora: Diante dos desdobramentos da COVID 19 e da implantação de atividades de ensino remoto na rede estadual e nas redes municipais, muitos são os desafios que atravessam o nosso cotidiano. Para além das dificuldades de acesso à internet … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Convite aos professores/as de História de Pelotas

Nota Informativa

Esta galeria contém 1 foto.

Com a suspensão das aulas presenciais temporariamente, devido a pandemia do novo coronavírus, as aulas remotas na Educação Básica se tornaram uma realidade. Para auxiliar na preparação dessas aulas, a equipe do Leh vem trabalhando na seleção cuidadosa e na … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Nota Informativa