Curso de extensão – Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas

O Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL), em parceria com o instituto Federal do Paraná (IFPR), promoverá, entre os dias 05 de abril e 28 de junho de 2023 o curso de extensão intitulado: Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas. Confira abaixo a organização da proposta.

Página oficial do curso: clique aqui.

Período de inscrições: até 02 de abril de 2023. (ENCERRADO)

A proposta:

A proposta deste curso de extensão é debater junto aos acadêmicos, e demais interessados/as, a perspectiva dos estudos da Didática da História realizados no Brasil e suas interfaces com as referências alemã, francesa, canadense, portuguesa, inglesa, dentre outras, bem como suas relações e implicações para as práticas de ensino de História. O Campo de investigação da Didática da História, tal como nos afirma Jörn Rüsen,  não se ocupa apenas com a realidade escolar, mas sim com todas as formas e expressões da cultura e da consciência histórica de uma sociedade. No Brasil, inúmeros investigadores têm se dedicado a refletir sobre os fundamentos da Didática da História e diferentes pesquisas tem surgido em diferentes lugares do país.  Neste sentido, o curso visa discutir os fundamentos teórico-metodológicos desta área investigativa (em suas diferentes tradições) e como ela pode contribuir para pensarmos os processos do ensino e aprendizagem histórica, bem como lançar olhares para a relevância desses estudos no desenvolvimento de diferentes estudos e pesquisas futuras. Por fim, destacamos que o curso procura abordar, de forma plural,  as relações que a Didática da História e o Ensino de História possuem com temáticas como: teoria da História, historiografia, História Pública, Educação Patrimonial, Negacionismos, Tempo Presente, Temas Sensíveis, Gênero e Interdisciplinaridade.

Objetivos:

Analisar o desenvolvimento das teorias e conceitos que constituem o campo da Didática da História no Brasil e no contexto internacional;

Refletir sobre a produção de trabalhos oriundos da graduação, pós-graduação e da prática docente da educação básica;

Relacionar as teorias e estudos da Didática da História às práticas de ensino de História nas escolas;

Relacionar as teorias da Didática da História às práticas de pesquisa em ensino de História.

Organização:

O curso está organizado, nesta primeira edição, em 2 módulos, totalizando 40 horas (entre encontros síncronos e leituras complementares). Confira abaixo o cronograma das discussões:

• Módulo I:

05/04 – Introdução à Didática da História: configurações, conceitos e teorias.

Ministrantes: Thiago Divardim (IFPR); Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE), Wilian Barom (UFPR)

19/04 – Didática da História e Ensino de História: experiências de pesquisas na graduação e pós-graduação.

Ministrantes: Amanda Nunes (UFPEL); Dora de Sá Gallindo (UFPB), Rafael Freitas (UFMT), Lisiane Manke (UFPEL).

03/05 – Didática da História e o ensino de História: recepções da obra de Jörn Rüsen e outros diálogos

Ministrantes: Júlia Mattos (FURG); Thiago Divardim (IFPR), Rafael Saddi (UFG)

• Módulo II

17/05 – Didática da História, História Pública e Educação Patrimonial: questões para o pensar historicamente

Ministrantes: Márcia Tete (UEM), Caroline Pacievitch (UFRGS), Mauro Dillmann (UFPEL)

14/06 – Didática da História, usos do passado e negacionismos no tempo presente

Ministrantes: Wilian Bonete (UFPEL); Alessandra Gasparotto (UFPEL); Osvaldo Rodrigues Junior (UFMT).

28/06 – Didática da História, Ensino de História e interdisciplinaridade

Ministrantes: Aaron Sena Serqueira (UFS); Rosiane Bechler (UFVJM); Dulceli Estacheski (UFMS)

Dinâmica e horários:

Os encontros ocorrerão nas datas pré-estabelecidas das 18h às 20h, de forma virtual (o link de acesso a sala será enviado, com antecedência, aos participantes inscritos). Cada participante poderá ter acesso à plataforma E-Projetos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para obter os materiais complementares e maiores informações sobre o curso.

Devido ao amplo número de inscritos, não será possível fornecer o acesso à plataforma E-Projetos da UFPEL. No entanto, os inscritos terão acesso aos materiais em uma página da internet específica para o curso.

Sobre a certificação:

Somente será emitido o certificado para aqueles participantes que comprovarem a frequência nos encontros síncronos (ao vivo) em lista de própria disponibilizada somente durante as lives. A universidade não fornecerá certificado para aqueles que tiverem menos de 75% de presença do curso.

Instituições parceiras:

UFPEL, IFPR, UFPR, UFPE, UFMT, UFS, UFPB ,FURG, UFG, UFRGS, UEM, UFMS, UFVJM.

Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.