Vem aí a XXVI Jornada de Ensino de História e Educação – GT de Ensino – ANPUH/RS – Março de 2023

Nos dias 29,30 e 31 de Março e 1º de Abril será realizada em Pelotas a XXVI Jornada de Ensino de História e Educação, promovida pelo Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação da ANPUH-RS, em parceria com o Laboratório de Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas.
O evento, que reúne professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores/as e estudantes de Licenciaturas, objetiva promover espaços de formação e discussão acerca de temas que atravessam os mundos da escola e, mais particularmente, o ensino de História. Este ano, a Jornada terá como tema central ensino de História, lutas sociais e direitos humanos e homenageará o Professor Enrique Serra Padrós, militante histórico de nosso GT.
Esta Jornada, que se constitui no primeiro encontro presencial do GT após o período de isolamento social, ocorre em um momento em que a educação e o Ensino de História tem sido atravessados por uma série de desafios. A emergência de discursos negacionistas e/ou que reivindicam o autoritarismo, as concepções equivocadas acerca dos direitos humanos e das lutas sociais que marcam nossa história recente, as reformas e políticas públicas implementadas nos últimos anos e as tentativas de vigilância e controle sobre o trabalho docente tem impactado de forma sign
ificativa os mundos da escola. Todos esses movimentos, em um tempo que nos parece cada vez mais acelerado, nos colocam a necessidade de refletir sobre o nosso ofício e nossas práticas, de forma a delinearmos novos horizontes e projetos coletivos. Para que possamos, juntos/as, “devolver alegria ao futuro”.
A XXVI Jornada será desenvolvida a partir de diferentes atividades: conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos, sarau, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais. Entre as temáticas que serão abordadas ao longo do evento, destacam-se: direitos humanos; lutas antirracistas e educação para as relações étnico-raciais; Novo Ensino Médio e seus desdobramentos e limites; igualdade de gênero e direitos da população LGBTQIA+ nas aulas de História; condições de trabalho, valorização profissional e saúde mental do/a professor/a de História; experiências e metodologias para ensinar História na Educação Básica.
Vem para a Jornada
Serão quatro dias de reencontros, trocas e debates. Esperamos também que seja um espaço para a consolidação de laços e projetos coletivos em torno de propostas educativas vinculadas às lutas sociais do presente – que são urgentes – e à defesa dos direitos humanos.
Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.