Docente do LEH organiza dossiê temático na Revista História Hoje/ANPUH.

O professor Wilian Junior Bonete, docente do departamento de História e colaborador do Laboratório de Ensino de História – LEH/UFPEL, foi um dos organizadores do dossiê temático intitulado “O ensino de História na ponta dos dedos: tecnologias, narrativas e vivências” publicado na Revista História Hoje da ANPUH/RJ.

O dossiê foi organizado, além do professor Wilian, também pelos professores doutores Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE) e Osvaldo Rodrigues Junior (UFMT).

Confira o dossiê acessando o link: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ

Confira a live de lançamento do dossiê: https://www.youtube.com/watch?v=4n9sQ4QlwNI&t=2165s&ab_channel=Associa%C3%A7%C3%A3oNacionaldeHist%C3%B3ria-AnpuhBrasil

Ementa do dossiê:

As produções sobre o Ensino de História e as Tecnologias ganharam grande destaque na última década, principalmente com a expansão e a consolidação dos debates sobre as Humanidade Digitais e a História Digital. A relação entre as tecnologias e o ensino e aprendizagem da História não são novidades, no entanto, foram profundamente alteradas com o advento da internet e das mídias digitais. As práticas escolares, e principalmente o Ensino de História, vivem imersos na realidade tecnológica e, mesmo constatada a exclusão digital no Brasil, consideramos a existência de uma cultura digital que exerce um papel preponderante nas formas de comunicar e apreender os conteúdos de História. A proposta deste dossiê temático é abordar as diferentes pesquisas sobre o ensino de História e suas relações com as tecnologias digitais, bem como a abertura de um espaço para o compartilhamento de narrativas e vivências escolares, em seus múltiplos aspectos: TDIC’s e a formação de professores; TDIC’s e a formação dos estudantes; Tecnologias digitais, mídias sociais e suas implicações no ensino de História; Decolonialidade, tecnologias digitais e ensino de História; Mediações tecnológicas no ensino de História; Educação Patrimonial, ensino de História e Tecnosfera; Mobile Learning e a aprendizagem Histórica; Cultura Digital e Ensino de História; O uso de smartphones e aplicativos nos processos de ensino e aprendizagem de História; Tecnologias digitais e livros didáticos; Diferentes experiências digitais: museus, jogos, realidade aumentada e ensino de História.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.