ORGANIZADORAS: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias Manke
![ORGANIZADORAS: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias Manke O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais - narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades. Dessa forma, se espera que o livro possa inspirar a construção de outras narrativas e percursos profissionais, que tomem a formação docente como um processo que se inicia desde a escolha do curso e tem sequência nos diversos itinerários formativos possíveis durante a formação acadêmica, resultando na atuação de professores/as de história comprometidos/as com a ciência histórica e com a formação cidadã de seus alunos. O livro pode ser baixado gratuitamente em: https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf](https://wp.ufpel.edu.br/leh/files/2022/05/memorias-267x400.jpg)
O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais – narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades. O livro pode ser baixado gratuitamente em:
https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf