2ª Edição – Curso de Extensão – Didática da História e o Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspectivas

O Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL), em parceria com o Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoverá, entre os dias 04 de abril e 17 de julho de 2024 a segunda edição do curso de extensão intitulado: Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas. Confira abaixo a organização da proposta.

 

Para efetuar sua inscrição clique aqui: https://www.even3.com.br/didaticadahistoria/

Observação: só serão certificados aqueles que tiverem a frequência mínima de 80%. As listas de frequencia serão passadas em horários alternados na live.

As gravações serão disponibilizadas apenas ao término do curso justamente para valorizar quem participa ao vivo.

A proposta:

A proposta do curso de extensão é debater junto aos acadêmicos, e demais interessados/as, a perspectiva dos estudos da Didática da História realizados no Brasil e suas interfaces com as referências alemã, francesa, canadense, portuguesa, inglesa, espanhola dentre outras, bem como as suas relações e implicações para as práticas de ensino de História. O Campo de investigação da Didática da História, tal como nos afirma Jörn Rüsen,  não se ocupa apenas com a realidade escolar, mas sim com todas as formas e expressões da cultura e da consciência histórica de uma sociedade. No Brasil, inúmeros investigadores têm se dedicado a refletir sobre os fundamentos da Didática da História e diferentes pesquisas tem surgido em diferentes lugares do país.  Neste sentido, o presente curso de extensão visa discutir os fundamentos teórico-metodológicos desta área investigativa (em suas diferentes tradições) e como ela pode contribuir para pensarmos os processos do ensino e aprendizagem histórica. Por fim, destacamos que o curso procura abordar, de forma plural,  as relações que a Didática da História e o Ensino de História possuem com temáticas como: teoria da História, historiografia, História Pública, Memória, Educação Inclusiva, Avaliação, Educação das Relações Étnico-Raciais, Luta Antirracista, Ensino de História da África, Ensino de História Antiga e Ensino de História Medieval.

Organização:

O curso está organizado em 2 módulos, totalizando 40 horas (entre encontros síncronos/lives pelo Youtube e leituras complementares).

Observação: A partir do dia 24/04, todas as aulas iniciarão a partir das 18 horas até as 20 horas.

Confira abaixo o cronograma das discussões, leituras de apoio e link das transmissões.

________________________________________________________________

Módulo I:

03/04/2024 – Conferência de abertura – O significado político da avaliação na Didática da HistóriaMaria Auxiliadora Schmidt (LAPEDUH/UFPR)Horário: 19 horas

Link da transmissão: https://www.youtube.com/live/xPlHmGwFgBw?si=7xsPAoj3PpouZjSM

Texto de apoio:

Moreira dos Santos Schmidt, M. A. (2022). Didática Reconstrutivista História e a formação da consciência histórica dialógica, Revista Territórios & Fronteiras, 14(2), 166–184. (clique aqui)

______

10/04A Didática da História no Brasil e no contexto internacional: cartografias de pesquisaHorário: das 17:00 às 19:00 horas.
Ministrantes: Sebastian Molina Puche (Universidade de Múrcia); Thiago Divardim (IFPR), Wilian Bonete (UFPEL).

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=qhnV0U2IjxY&ab_channel=LehUFPel

Textos de apoio:

Muñoz, Pablo; Molina-Puche, Sebastián; Molina, Jorge-Ortuno. La relevancia histórica en perspectiva de género según alumnado de educación Secundaria y Bachillerato de Murcia (España), Educ. Soc., Campinas, v. 45, e276942, 2024. (clique aqui)

Muñoz, Pablo; Molina-Puche, Sebastián; Molina, Jorge-Ortuno. The influence of transmedia and extra-academic narratives on the formation of the historical culture of high school students, Frontiers, 2024. (clique aqui)

Molina-Puche, Sebastián; Molina, Jorge-Ortuno; Pinto, Helena; Rivero, Pilar. History, Heritage and Identity: conceptions of Ibero-American history teachers about heritage and identities, Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 15, n. 3, 2023. (Clique aqui)

Lopez, Juan Francisco; Molina Puche, Sebastián. Patrimonio conflictivo y aprendizaje de la historia. Una experiencia en torno a los monumentos franquistas de la Región de Murcia, REIDICS, 12, 85-100. (clique aqui)

Bonete, Wilian. O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História, Clio: Revista de Pesquisa Histórica, vol. 40, Jan-Jun, 2022. (clique aqui)

Bonete, Wilian; Manke, Lisiane Sias. Sobre os sentidos e os efeitos do passado no presente: presença da temática nazista em uma conversa no episódio 545 do programa Flow Podcast, Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023.  (clique aqui)

MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski. O historiador-docente entre as práticas e os saberes das políticas de formação continuada. In: GT História Política ANPUH/RS, 2011. Disponível aqui

OLVEIRA, Thiago Augusto Divardim. Didática da História no Brasil: Por quê? Para quê? Para quem? Olhares sobre a construção social da temporalidade da discussão. In: Luis Fernando Cerri; Juliana Alves Andrade; Giuvane de Souza Klüppel. (Org.). A pesquisa no ensino de história em tempos presentes: outras epistemologias. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2023, v. 2, p. 16-31. Disponível aqui

______

24/04Didática da História e Ensino de História: experiências de pesquisa na graduação e pós-graduação – Horário: das 18:00 às 20:00 horas.
Ministrantes: Júlia Matos (FURG); Renilson Rosa Ribeiro (UFSCAR), Max Lânio Pina (UEG)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=kQVV8akLFb8&ab_channel=LehUFPel

Textos de apoio:

PINA, Max Lanio Martins. As influências da Didática da História em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG (2013-2020), CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, vol. 39, Jul-Dez, 2021. (Disponível aqui)

PINA, Max Lanio Martins. A Didática da História Alemã no Brasil: fundamentos,  epistemologias e influências nas Pesquisas em Goiás.  (Tese de Doutorado em História), 2023. (Disponível aqui)

RIBEIRO, R. R.; RIBEIRO JÚNIOR, H. C.; VALÉRIO, M. E. O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 196–221, 2017. (Disponível aqui)

DOMINGUES, D.; MATOS, J. S. O que é História para alunos universitários?: diálogos entre o ensino de História e a formação superior. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. (Disponível aqui)

 

08/05O Ensino de História e a Didática da História: diálogos, perspectivas e pesquisas – Horário: das 18:00 às 20:00 horas. (TRAFERIDO PARA O DIA 12/06, MESMO HORÁRIO)
Ministrantes: Arnaldo Matin Szlachta Junior (UFPE); Cristiano Nicolini (UFG), Maria Paula Costa (UNICENTRO)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=c6k2MVF-was

Textos de apoio:

NICOLINI, Cristiano. Histórias de vida e relações com a pesquisa em estágio supervisionado (FH UFG – 2020 a 2023. In: Anais do 32º Simpósio Nacional e de História, São Luís do Maranhão, 2023. (Acesse aqui).

GOODSON, Ivor. A ascensão da narrativa de vida. In: Currículo, Narrativa pessoal e futuro social. Campinas, SP, 2019. (Acesse aqui: 20240327143735 (1))

COSTA, Maria Paula. A formação de professores e as aulas de História. In: CERRI, Luis Fernando (org.) Cultura histórica, cultura política e ensino em Nuestra America. Ponta Grossa, Editora da UEPG, 2022, p.338-357. (Acesse aqui: Cultura histórica ebook)

BONETE, Wilian Junior; SZLACHTA JUNIOR, Arnado Martin. Didática da História e consciência histórica: princípios para a pesquisa e a aprendizagem histórica. KETTLE, Wesley. (org.).Maceió, Al: Editora Olyver, 2021, p. p.101-118. (Acesse aqui: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA – p.101)

______________________________________________

Módulo II

05/06 – Didática da História, História Pública e Usos do Passado: questões que atravessam o ensino de História. (Horário: das 18:00 às 20:00 horas.)
Ministrantes: Márcia Elisa Teté Ramos (UEM), Cyntia Simioni França (UNESPAR), Osvaldo Rodrigues (UFMT)

 

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=LRlanhpo9A4

Textos de apoio:

OLIVEIRA, M. M. D.; SANTIAGO JÚNIOR, F. C. F.; LIMA, C. R. C. Jörn Rüsen: Teoria, Historiografia, Didática. Ananindeua: Cabana, 2022, 268 p. https://www.editoracabana.com/c%C3%B3pia-folhas-de-hist%C3%B3ria

Cauvin, Thomas , A ascensão da História Pública: uma perspectiva internacional, Revista NUPEM: v. 11 n. 23 (2019): Dossiê: História Pública https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5724

RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. Didática da história e tecnologias digitais: as narrativas históricas no YouTube Edu, Clio: Revista de Pesquisa Histórica, v.40, n.1, 2022. (Disponível aqui)

RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. “Por que um canal do YouTube mentiria?”: a relação entre os estudantes do ensino médio e os conteúdos históricos divulgados no YouTube, História Hoje (ANPUH/RJ), v.11, n.22, 2022. (Disponível aqui)

SADDI, Rafael. Jörn Rüsen e a didática da história. In OLIVEIRA, M. M. D.; SANTIAGO JÚNIOR, F. C. F.; LIMA, C. R. C. Jörn Rüsen: Teoria, Historiografia, Didática. Ananindeua: Cabana, 2022, 268 p (Disponível aqui)

BECHLER, Rosiane; PACIEVICTH, Caroline; BONETE, Wilian Junior; SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin. Arranjos: laborações da História na formação docente, Revista do NUPEM, v.14, n.33, 2022. (Disponível aqui)

FRANÇA, Cyntia Simioni; PAIM, ELison. Lugares de viver, ensinar, aprender e fazer história pública: entre o colonial que deshumaniza e o decolonial prenhe de possibilidades. In: PEREIRA, Márcio José. História Pública: entre conceitos, lugares e experiências. 1ª Ed. Maringá, PR: Edições Diálogos, 2023, p.98-125.  (Acesse o E-book completo aqui).

FRANÇA, Cyntia Simioni; CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Experiências limiares: produção do conhecimento histórico-educacional pelo viés da História Pública. In: FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; ÁLVAREZ, Sebastián Vargas (orgs.) Ensino de História e História Pública: diálogos nacionais e internacionais. Campo Mourão, PR: Editora Fecilcam, 2022., p.124-137.  (Acesse o E-book completo aqui)

MIRANDA, Sonia Regina. Sobre o ato de aprender a olhar: a cidade como um jogo de saberes e potências educadoras, Revista do NUPEM, v.14, n.33, 2022. (Disponível aqui)

12/06/O Ensino de História e a Didática da História: diálogos, perspectivas e pesquisas – (Horário: das 18:00 às 20:00 horas.)
Ministrantes: Arnaldo Matin Szlachta Junior (UFPE); Cristiano Nicolini (UFG), Maria Paula Costa (UNICENTRO)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/live/c6k2MVF-was?si=q_2vUrDqEWhLlJcJ

Textos de apoio:

NICOLINI, Cristiano. Histórias de vida e relações com a pesquisa em estágio supervisionado (FH UFG – 2020 a 2023. In: Anais do 32º Simpósio Nacional e de História, São Luís do Maranhão, 2023. (Acesse aqui).

GOODSON, Ivor. A ascensão da narrativa de vida. In: Currículo, Narrativa pessoal e futuro social. Campinas, SP, 2019. (Acesse aqui: 20240327143735 (1))

COSTA, Maria Paula. A formação de professores e as aulas de História. In: CERRI, Luis Fernando (org.) Cultura histórica, cultura política e ensino em Nuestra America. Ponta Grossa, Editora da UEPG, 2022, p.338-357. (Acesse aqui: Cultura histórica ebook)

BONETE, Wilian Junior; SZLACHTA JUNIOR, Arnado Martin. Didática da História e consciência histórica: princípios para a pesquisa e a aprendizagem histórica. KETTLE, Wesley. (org.).Maceió, Al: Editora Olyver, 2021, p. p.101-118. (Acesse aqui: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA – p.101).

 

19/06 – Didática da História, Ensino de História e a Educação Inclusiva
Ministrantes: Aaron Sena (UFS); Ernesto Padovani (SEDUC/PA), Eduardo Schutz dos Santos (SEDUC/RS) – Horário: das 18:00 às 20:00 horas.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=j4N6Q68ekhg

Textos de apoio:

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação Inclusiva: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo:Moderna, 2003. (Acesse aqui)

PAGÈS, Joan. La educación para la ciudadanía y la enseñanza de la historia: cuando el futuro es la finalidad de la enseñanza del pasado. In: ÁVILA, Rosa María; LÓPEZ, Rafael; FERNÁNDEZ, Estibaliz (orgs.). Las competencias profesionales para la enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Sociales ante el reto europeo y la globalización. Bilbao: AUPDCS, 2007, p. 205-215. (Acesse aqui)

SANTOS, Eduardo Schutz dos. Ensino de História e Inclusão: um caminho para a cidadania. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Ensino de História, Mestrado Profissional em Ensino de História, 2021, f. 131. (Acesse aqui)

PADOVANI NETTO, Ernesto. Ensino para diferentes sujeitos. as aulas de história e a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino. 1. Ed. – Belém [PA] : Paka-Tatu, 2019. Capítulo 2, p.85-174 (Acesse aqui: PADOVANI – Ensino para diferentes sujeitos – as aulas de história e a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensin)

RODRIGUES, Laylla Suyanne Santos. Ensino de História e a Educação Especial: as experiências de professores de História em uma escola inclusiva na cidade de Aracaju/SE. (TCC). Universidade Federal de Sergipe, 2024. (Acesse aqui:  Laylla Rodrigues- TCC Versão FINAL_240614_190446)

KELMAN, C. A.; SANTOS, P. J. A. dos. EM OUTRAS PALAVRAS: Um currículo intercultural no ensino de História para alunos surdos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 808–819. (Acesse aqui)

03/07 – Didática da História, Ensino de História da África, Educação das Relações Étnico-Raciais e a luta Antirracista – Horário: das 18:00 às 20:00 horas.
Ministrantes: Ana Lúcia da Silva (UNIFAL); Priscila Weber (UERJ)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=zCscQiY6-UY&ab_channel=LehUFPel

Textos de apoio:

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula e outras obras. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018. – (Série prazer de ler; n. 11 e-book). Acesse aqui: Livro Úrsula e outras obras (2018)

SILVA, Ana Lúcia da. A opinião pública sobre as vozes negras abolicionistas e as escrevivências de Maria Firmina dos Reis na perspectiva da Nova História Política. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. 268 f. Acesse aqui:  TESE – D – HISTÓRIA – PPH – UEM – Ana Lúcia da Silva – versão final (abril 2023) (1)

SILVA, Ana Lúcia da. VIEIRA,Gabriela Itagiba Aguiar. Educação antirracista com metodologia ativa: a História do povo negro no Brasil, nos EUA e na África do Sul. In: SILVEIRA, Éderson Luís. SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de (orgs.). Educação e linguagens múltiplas: da Antiguidade à Era digital. v. 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. p. 39 – 55. Acesse aqui E-book Educação e linguagens múltiplas (2023)_

SILVA, Ana Lúcia da. Epistemologias do sul, descolonizando o ensino de História do Brasil: o samba canta a mulher negra Ruth de Souza. História & Ensino, 2022, 27 (2), 149–184. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p149. Disponível: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39535

SILVA, Ana Lúcia da. Curitiba: Editora Appris, 2019. (Disponível apenas em formato impresso)

17/07 – Entre linguagens e temporalidades: perspectivas para o ensino de História Antiga e Medieval – Horário: das 18:00 às 20:00 horas.
Ministrantes: Ygor Klain Belchior (UEMG), Daniele Gallindo Gonçalves (UFPEL)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=JXjGNng_NCU

Textos de apoio

Belchior, Y. K., & Ermida, F. (2024). Assassin’s Creed Odyssey e as identidades gregas. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). (https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11579)

Belchior, Y. K., “Ele está de volta: neofascismo, ensino de historia e redes sociais. (em anexo);

Belchior, Y.K. Por uma História Antiga que promova a dignidade humana: um ensaio/provocação, Brathair 21(1), 2021

https://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/view/2500/1902

GRZYBOWSKI, Lukas Gabriel; ALTSCHUL, Nadia R. Em Busca dos Dragões: a Idade Média no Brasil. Antíteses, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 24–35, 2020. (https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/42304)

GONÇALVES, D. G. Sobre “cavaleiras”: a (re)criação do medievo em Cornelia Funke, Pandaemonium, São Paulo, v. 19, n. 29, nov.-dez. 2016, p. 1-20 (https://www.scielo.br/j/pg/a/4BWDvRsKDNFnNXyX4Kv8Wwp/?format=pdf&lang=pt)

 

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Eventos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.