Bolsas >

Epidemiologia/UFPel busca pesquisador de pós-doutorado nas áreas de Antropologia ou Sociologia para projeto interdisciplinar

O Centro de Epidemiologia da UFPel está procurando pesquisador ou pesquisadora de pós-doutorado das áreas de Antropologia ou Sociologia para trabalhar numa posição de um ano, renovável para um segundo ano, em tempo integral, junto a uma equipe interdisciplinar do projeto de pesquisa intitulado “Critical Development Science: Trajetórias do curso de vida no estudo de coorte de nascimentos de 1982 em Pelotas, Brasil”, financiado pela National Science Foundation (Protocolo n. 2341831). O projeto é uma colaboração entre o Departamento de Medicina, Saúde e Sociedade da Vanderbilt University, EUA e o Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, Brasil, situado em Pelotas, RS.

Resumo do projeto

O projeto objetiva entender como a diversidade do desenvolvimento se desdobra da infância até a vida adulta e em relação a concepções variadas de personalidade, sucesso, bem-estar, pertencimento e formas de socialidade, incluindo amizade, parentesco, memória, crítica e engajamento político. Utilizando perspectivas de estudos de ciência e tecnologia, antropologia e psicologia do desenvolvimento, temos tentado desenvolver uma estrutura culturalmente sensível e socialmente responsável para estudar o desenvolvimento humano. O projeto baseia-se em um estudo etnográfico, em andamento, desenvolvido na Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1982, que conta com 5.914 participantes. Nossas análises, com dados etnográficos e epidemiológicos já existentes, possibilitarão gerar alguns produtos, dentre eles: banco de dados longitudinal sobre a diversidade do desenvolvimento; um “white paper” sobre a ciência crítica interdisciplinar do desenvolvimento; arquivo com dados e resultados acessíveis a outros pesquisadores sobre o tema.

Processo de inscrição

Candidatos/as interessados/as devem apresentar no ato da inscrição: (1) Curriculum Vitae, modelo Lattes; (2) Carta de apresentação, detalhando seu interesse no cargo e abordando sua experiência em projetos de pesquisa, que incluam abordagem qualitativa, e nos pontos elencados no item acima; (3) Nome de dois profissionais que serão contatados para obter referências caso o candidato seja convidado para uma entrevista. O material deve ser enviado, concomitantemente, para o e-mail das pesquisadoras Dominique.Behauge@Vanderbilt.edu e hdgs@gmail.com e no formato .docx (Word). O prazo de inscrição se encerra às 23:59 horas do dia 05 de julho de 2024. Para dirimir dúvidas antes da inscrição, entrar em contato com as pesquisadoras via e-mail.

Mais informações/post original: Epidemiologia UFPel