As inscrições dos STAEs que tiverem interesse em aderir ao Programa de Gestão de Desempenho (PGD), para ao próximo ano (2026), encontram-se abertas a […]
É com profundo pesar que o Instituto de Ciências Humanas da UFPEL comunica o falecimento de Carlos Roberto dos Anjos Dillmann, ex-secretário desta instituição. […]
A Direção do ICH, por meio do Núcleo Administrativo, torna pública, neste sítio, a Portaria 4917/2024 relativa aos servidores TAEs contemplados com o PGD […]
O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de MIGUEL CALDAS MACHADO, estudante […]
O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, acolheu a sugestão da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para que a data de encerramento do Relatório Anual de Atividades Docentes (RAAD) 2016 seja 31 de março de 2017.
Os docentes, de acordo com a Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) nº 10/2015, têm até 15 dias após o prazo de encerramento para promover alterações nos RAADs entregues.
À medida que as Unidades forem finalizando seus RAAD s e entregando à CPPD, esses documentos já serão analisados com vistas à promoção e à progressão funcional.
Esclarecimentos podem ser obtidos diretamente com a CPPD, pelo e-mail cppd@ufpel.edu.br.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está informando sobre o término do contrato das bolsas de Iniciação ao Trabalho.
Informamos aos bolsistas desta modalidade e às unidades as quais desenvolvem suas atividades que, de acordo com o Edital 05/2016, item 3, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que previa o término do contrato em Dezembro de 2016 o que segue:
– O último dia de trabalho deve ser 30/12/16.
– Não devendo o prazo ser estendido além deste período.
– Os bolsistas receberão ainda neste mês o valor ref. ao mês de Dezembro/16.
Importante também esclarecer que a próxima gestão da UFPel se compromete em estudar a viabilidade de um novo Edital para o ano de 2017.
Devido às diversas correspondências recebidas pela Secretaria dos Conselhos, com dúvidas referentes aos procedimentos dos Colegiados de Cursos e respectivos professores, em relação a alunos não formandos e solicitações específicas de diversos alunos, o COCEPE em reunião realizada no dia 1º de dezembro deliberou encaminhar memorando circular para esclarecimentos às Unidades Acadêmicas, conforme documento em anexo.
Solicitamos ampla divulgação, para que todos tenham conhecimento da deliberação.
O Esclarecimento do COCEPE
O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, em reunião realizada em 1º de dezembro de 2016, esclarece que de acordo com a Nota nº 4 do COCEPE e por decisão deste Conselho, em reunião do dia 03 de novembro último, conforme ata nº 31/2016, todos os alunos que estiverem aptos terão sua colação de grau autorizada e que os alunos que não receberem aulas no período de suspensão do calendário terão seu direito garantido para a reposição, após a definição do novo calendário. Sendo assim, o COCEPE recomenda o atendimento prioriário aos alunos formandos e que, se necessário, as mesmas disciplinas sejam oferecidas regularmente para os demais alunos, quando da aprovação do novo calendário.
Programação de Férias até 07/12/16 Informamos que as férias com gozo previsto para janeiro de 2017 poderão ser programadas, exclusivamente por intermédio do sistema próprio, até 07 de dezembro de 2016, quarta-feira. No dia 08 de dezembro de 2016, quinta-feira, todas as férias solicitadas para janeiro/2017 serão homologadas pela Direção do ICH. As férias para os meses subsequentes permanecem nos prazos previstos.
Possibilidade de Interrupção de Férias em janeiro/17
Em função da greve em curso, e da suspensão do calendário acadêmico, não há como prever a ocorrências de aulas em janeiro. Caso isso venha a ocorrer (dias letivos em janeiro) as férias terão que ser interrompidas por intermédio dos protocolos existentes. Entretanto, ficará garantido o pagamento dos benefícios decorrentes, desde que solicitados (até 07/12/16) e homologados (até 08/12/16).
Servidores com FG/CD deverão informar SIAPE
Aqueles servidores que exerçam cargo ou função gratificada (chefia de departamento, coordenação de colegiado, coordenação de pós-graduação entre outros) deverão informar o nome, o número do SIAPE e o cargo/função que exercem, através de e-mail para este endereço (secretariaich@gmail.com) com o assunto “Férias FG“. Reforçamos a importância deste procedimento, pois o sistema não elenca o pedido de férias dos servidores nesta condição, sendo necessário a busca individual por matrícula, motivo pela qual só faremos a busca daqueles que enviarem a solicitação.
Avisos
Lembre-se de que as férias devem ser programadas em acordo com a chefia imediata a fim de que não ocorram prejuízos ao serviço prestado. Assim, antes de fazer a programação entre em contato com sua chefia imediata.
Após homologadas as férias o servidor recebe, automaticamente, uma mensagem no e-mail cadastrado no sistema informando sobre a situação. Caso tenha feito a programação e até às 24 h do dia 08/12/16 não tenha recebido a informação sobre a programação feita, entre em contato com a direção até às 12 H (meio-dia) do dia 09/12/16 por intermédio deste email (secretariaich@gmail.com) com o assunto “Férias não homologadas” para que sejam tomadas as providências cabíveis.
O III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel levará o tema: “A Geografia frente o atual cenário político, socioambiental e educacional brasileiro”.
O III SEMPGeo teve sua realização aprovada pelo Comando de Greve, pretende discutir a atual conjuntura frente à Geografia e conta com a realização de cursos, palestras oficinas e apresentação de trabalhos, em uma programação intensa que pode ser conferida no link abaixo.
O XII Seminário de Estudos Urbanos e Regionais ocorrerá de 26 a 28 de outubro, nas dependências do Centro de Integração do Mercosul. A atividade foi autorizada pela Comissão de Ética do Comando de Greve da ADUFPEL.
Prêmio Prof. Mário Rosa do Mérito em Geografia
Hoje, a programação conta com a entrega do VI Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, conferido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais como Homenagem Especial a um profissional de destaque na área da Geografia. Este ano, o agraciado com o Prêmio é o professor Solismar Fraga Martins, da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. O professor receberá o prêmio às 19 H, no Auditório do Mercosul.
Palestra Profa. Silke Kapp
Logo em seguida, a professora Silke Kapp proferirá uma palestra sobre o tema “A Produção Autônoma do Espaço Urbano e Tecnologias Sociais”. A professora Silke é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, arquiteta, com mestrado e doutorado em Filosofia (UFMG, 1994 e 1999). Atualmente é professora associada da Escola de Arquitetura da UFMG e líder do Grupo de Pesquisa MOM (Morar de Outras Maneiras). Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica da arquitetura e da cidade, habitação, produção do espaço cotidiano, interfaces para a autonomia, metodologia da pesquisa sócio-espacial.
O restante da programação pode ser consultado no link do evento.
O Museu Gruppelli é um lugar da memória do 7º Distrito de Pelotas, que preserva o patrimônio e os modos de vida da região colonial da cidade. Ele fica localizado na Colônia Municipal da cidade, onde, por volta do ano de 1876, estabeleceu-se a família Gruppelli, vinda de Montova, norte da Itália.
Instalado em uma antiga adega, construída no início do século XX, o Museu Gruppelli, criado em 1998, tem por objetivo guardar e expor objetos típicos da região colonial, formada por descendentes das imigrações européias.
Seu acervo é composto por coleções diversas e tem como tema a ruralidade, mais especificamente as diversas manifestações do trabalho, seja no campo, no armazém e nos afazeres doméstico, e também na mercearia, na produção de vinho e na hospedaria. O esporte também é representado, em especial o Grêmio Esportivo Boa Esperança, time da região que completa 92 anos este ano, jogando ininterruptamente.
NOVA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
Intitulada: “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”, a exposição foi inaugurada no dia 03 de julho de 2016 com o objetivo de contar a história da tragédia ocorrida no Museu Gruppelli através da visão dos objetos, tendo-os como protagonistas e narradores do evento.
Na semana da Páscoa deste ano, o Museu Gruppelli sofreu com uma enchente que assolou o todo o 7º Distrito, de forma inédita. O prejuízo ao Museu e ao acervo foi enorme e essa exposição é uma forma de relembrar esse fato através do próprio acervo. Está representado na exposição, também, o trabalho cooperativo de professores e alunos dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauração para recuperar parte expressiva do acervo atingido pelas águas, como a bandeira do Time Boa Esperança e os livros de receita da família.
Na exposição também é feita uma merecida homenagem póstuma a diversos objetos perdidos na enchente, tais como o tacho de doce (fotografias anexas), tão famoso e representativo para a comunidade.
O Museu Gruppelli funciona aos domingos das 10h às 16h.
Excursões e escolas podem agendar sua visita pelo telefone (53) 32245028.
O que? Visitação ao Museu Gruppelli e a nova exposição “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”
Quando? Todos os domingos das 10h às 16hs.
Onde? Museu Gruppelli fica localizado na zona rural, 7º distrito de Pelotas
O Instituto de Ciências Humanas (ICH) realizará formatura interna única e conjunta dos alunos que concluíram seus cursos em 2016/1.
A solenidade ocorrerá no dia 13 de setembro de 2016 (terça-feira), às 20 H.
O local da solenidade será o Auditório 2 do Centro de Artes, localizado na Rua Álvaro Chaves, 65.
A Direção do ICH convida todos para que prestigiem a colação de grau dos cursos de História, Geografia, Economia, Antropologia e Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.
A Editora Abril divulgou a avaliação de 2016 dos cursos superiores do país, constantes da publicação Guia do Estudante. A pontuação máxima atribuída pelo Guia é de cinco estrelas.
Veja, a seguir, os cursos do Instituto de Ciências Humanas avaliados.
Em virtude da falta de Servidores Técnico-Administrativos para o exercício das funções de secretaria, a realização do Trancamento de Matrículas, prevista no Calendário Acadêmico para ocorrer de 05 a 09 de setembro de 2016, ocorrerá em regime de plantão, com horários delimitados, conforme segue.
Trancamento de Matrícula
Museologia
dias 08 e 09 de setembro
das 09 H às 12 H
Trancamento de Matrícula
Conservação e Restauro
dias 08 e 09 de setembro
das 18 às 21 H
As coordenadoras dos colegiados, professoras Sarah Maggitti Silva e Karen Velleda Caldas, dos cursos de Museologia e Conservação e Restauro, respectivamente, contarão com o auxílio das servidoras Nanci Ribeiro, do Colegiado de História e Carmem Mesquita, da Secretaria do ICH na Félix da Cunha.