MUSEU GRUPPELLI: Exposição Temporárias: ” A Vida Efêmera Dos Objetos: Um Olhar Pós-Enchente”

MUSEU GRUPPELLI

O Museu Gruppelli é um lugar da memória do 7º Distrito de Pelotas, que preserva o patrimônio e os modos de vida da região colonial da cidade. Ele fica localizado na Colônia Municipal da cidade, onde, por volta do ano de 1876, estabeleceu-se a família Gruppelli, vinda de Montova, norte da Itália.

Instalado em uma antiga adega, construída no início do século XX, o Museu Gruppelli, criado em 1998, tem por objetivo guardar e expor objetos típicos da região colonial, formada por descendentes das imigrações européias.

Seu acervo é composto por coleções diversas e tem como tema a ruralidade, mais especificamente as diversas manifestações do trabalho, seja no campo, no armazém e nos afazeres doméstico, e também na mercearia, na produção de vinho e na hospedaria. O esporte também é representado, em especial o Grêmio Esportivo Boa Esperança, time da região que completa 92 anos este ano, jogando ininterruptamente.

NOVA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA

Intitulada: “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”, a exposição foi inaugurada no dia 03 de julho de 2016 com o objetivo de contar a história da tragédia ocorrida no Museu Gruppelli através da visão dos objetos, tendo-os como protagonistas e narradores do evento.

Na semana da Páscoa deste ano, o Museu Gruppelli sofreu com uma enchente que assolou o todo o 7º Distrito, de forma inédita. O prejuízo ao Museu e ao acervo foi enorme e essa exposição é uma forma de relembrar esse fato através do próprio acervo. Está representado na exposição, também, o trabalho cooperativo de professores e alunos dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauração para recuperar parte expressiva do acervo atingido pelas águas, como a bandeira do Time Boa Esperança e os livros de receita da família.

Na exposição também é feita uma merecida homenagem póstuma a diversos objetos perdidos na enchente, tais como o tacho de doce (fotografias anexas), tão famoso e representativo para a comunidade.

O Museu Gruppelli funciona aos domingos das 10h às 16h.

Excursões e escolas podem agendar sua visita pelo telefone (53) 32245028.

O que?  Visitação ao Museu Gruppelli e a nova exposição “A vida efêmera dos objetos: um olhar pós-enchente”

Quando? Todos os domingos das 10h às 16hs.

Onde? Museu Gruppelli fica localizado na zona rural, 7º distrito de Pelotas

Mais informações:

Telefone: (53) 3224-5028

Facebook: https://www.facebook.com/Museugruppelli2/

e-mail: museugruppelli@gmail.com

Grupeli_1

Grupeli_3

Grupeli_4

Grupeli_5

Publicado em 09/09/2016, na categoria Veja aqui todas as Notícias.