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    Notícias
  • Direção se reúne com chefias, coordenações e STAs para debater “Reforma Administrativa” no ICH

    Na tarde do dia 25 de setembro (terça-feira) a Direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPEL, esteve reunida com as chefias dos departamentos, as coordenações dos colegiados de curso de graduação e de pós-graduação e com a representação dos Servidores Técnico-Administrativos no Conselho Departamental, para debater maneiras de possíveis reorganizações de secretarias em função do pouco número de profissionais disponível.

    11 para 19

    Do total de vinte e oito servidores técnicos atualmente lotados no ICH a perspectiva é de que a partir de 2019 esse número caia para apenas onze, se forem computados apenas aqueles cujos cargos permitem atender secretarias administrativas. Em contrapartida, o número de setores existentes no ICH é de dezenove.

    Portanto, a atual estrutura administrativa com secretarias para departamentos e colegiados exclusivas não têm mais como se manter. Foram feitas simulações a partir do quadro existente, com a formulação de hipóteses de novas distribuições e compartilhamentos a fim de atender a demanda existente.

    As lâminas apresentadas a seguir foram utilizadas para esclarecer uma série de questões referente ao tema e servem de material de apoio para futuras discussões.

    Ficou acertado que a Direção chamará novas reuniões para aprofundar a discussão.

    Estiveram presentes Sidney Gonçalves Vieira, Sebastião Peres, Giovana Mendes Oliveira, Régis Augusto Ely, Marcelo de Oliveira Passos, Roberto Heiden, Diego Ribeiro, Allan de Oliveira, Erika Collischonnn, Ana Inez Klein, Jonas Moreira Vargas, Rosângela Spironello, Cláudia Turra Magni, Thaise Thurow Schaun, Louise Prado e Álbio Ferreira da Costa.

    Reunião Direção ICH Administrativo

  • Eleição para Direção do ICH

    Candidatos têm inscrição homologada.

    Despacho da Comissão Eleitoral instituída pelo Edital para realização da eleição para Direção do ICH informa que a chapa que se apresentou para concorrer, teve sua inscrição homologada. Com isso, ficou oficializada a seguinte candidatura

    professor Sebastião Peres, do Departamento de História, para a Direção do ICH e professora Andréa Lacerda Bachettini, do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, para a Vice-Direção.

    Não houve mais inscritos.

     

    Consulta à Comunidade será no dia 16 de outubro de 2018

    Na data de 16 de outubro de 2018 será realizada consulta à comunidade acadêmica, nas dependências do ICH, para eleição da nova Direção do ICH/UFPel. Convidamos discentes, servidores/as docentes e servidores/as técnico-administrativos/as para trabalho voluntário de mesário/a em um dos locais e horários indicados abaixo.

    Aos/às interessados/as, favor contatar a Comissão Eleitoral pelo e-mail <thaiseschaun@gmail.com> através do assunto: mesário/a.

    Informe o seu nome completo, se discente ou servidor/a, local e horários de disponibilidade.

    Contamos com a colaboração dos/as colegas.

    Locais:

    Campus I e II do ICH.

    Horários:

    10:00 – 12:00;

    13:30 – 17:00;

    17:00 – 20:30;

    Comissão Eleitoral

    Moisés Ortemar Rehbein, Thaise Schaun e Rui Delgado.

  • Museu Nacional: ICH Mobilizado

    A comunidade do Instituto de Ciências Humanas da UFPelfoi profundamente impactada pela notícia do incêndio que praticamente destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e grande parte do seu acervo. Não apenas porque as Ciências Humanas são campo comum ao Museu e ao ICH, mas também porque, em decorrência disso, docentes do nosso Instituto desenvolveram etapas importantes da sua formação como pesquisadores justamente no Museu Nacional. Há que se imaginar a dolorosa perplexidade dos antropólogos, arqueólogos, historiadores, museólogos, conservadores-restauradores, geógrafos que somos, ao assistir, ao vivo, pela televisão, o fogo consumindo a mais antiga e mais importante instituição brasileira voltada aos estudos nas nossas diferentes áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, cresceu a preocupação com os vários acervos materiais, documentais e bibliográficos sob responsabilidade do ICH e da UFPel.

    Nesse sentido, já naquele momento a direção do ICH/UFPel iniciou contatos com o intuito de definir uma forma adequada de manifestação do Instituto frente a esse desastre anunciado. Na segunda-feira, dia 03 de setembro, de forma independente das ações da direção, estudantes dos nossos cursos organizaram e realizaram, contando com a adesão de grande número de discentes, docentes, técnicos e da própria direção, uma veemente e emotiva manifestação. No Centro Histórico de Pelotas foi denunciado o descaso com a Cultura e a Educação que grassa em nosso país e a preocupação com o estado de abandono em que se encontra parte do Patrimônio Histórico próprio do município de Pelotas.

    Dando sequência ao processo de mobilização, a direção propôs à Reitoria da Universidade a realização de uma Reunião Pública com a presença da comunidade do ICH, Reitor, Vice-Reitor e equipe de Gestão, bem como outros integrantes da UFPel responsáveis pela gestão de acervos e museus ligados à Universidade. A proposta foi prontamente aceita pelo Reitor, tendo sido agendada para:

    Dia 10 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, noAuditório Térreo do Campus II.

    A pauta dessa reunião será:

    1) Ato de solidariedade ao Museu Nacional e UFRJ.
    2) Definição de estratégias para:
    a. Medidas imediatas com vistas à salvaguarda dos acervos da UFPel;
    b. Estabelecimento de uma Política de Acervos para a UFPel.

    Portanto, a Direção do ICH/UFPel convoca, para essa Reunião Pública, todos os integrantes da Comunidade do Instituto (Discentes, Docentes e Técnicos-Administrativos em Educação), bem como outros membros da comunidade universitária interessados.

  • CD do ICH com eleições para todas as representações

    De acordo com decisão do Conselho Departamental, a fim de regularizar as representações no órgão, será feita eleição para todos os mandatos representativos.

    A Comissão Eleitoral do Conselho Departamental, comunica que estão
    abertas as inscrições para os(as) candidatos(as) que desejarem concorrer ao
    Conselho Departamental, como representantes nas seguintes categorias:

    Professor(a) Titular (1 representante titular e 1 suplente);
    Professor(a) Adjunto(a) (1 representante titular e 1 suplente);
    Professor(a) Associado(a) (1 representante titular e 1 suplente);
    Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (1 representante
    titular e 1 suplente);
    Professor(a) Assistente (1 representante titular e 1 suplente);
    Professor(a) Auxiliar (1 representante titular e 1 suplente);
    Coordenadores(as) de Colegiado cursos de Graduação (1 representante
    titular e 1 suplente);
    Coordenadores(as) de Colegiado cursos de Pós-Graduação (1
    representante titular e 1 suplente);
    Representantes Servidores(as) Técnico Administrativos (3 representantes
    titulares e 3 suplentes).
    1. A inscrição dos(as) candidatos(as) será de vinte e dois (22) de agosto a
    seis (06) de setembro do corrente ano, por e-mail para
    thaiseschaun@gmail.com . As inscrições para representantes STA se
    darão por chapas com representante e suplente, as demais
    individualmente;
    2. O pleito será realizado nos dias onze (11) e doze (12) de setembro do
    corrente ano, até as 18 horas do dia 12. Os(as) eleitores receberão
    cédula e procederão a eleição no local onde desenvolvem suas
    atividades profissionais.
    3. Serão considerados(as) vencedores (as), em cada categoria, os (as)
    candidatos(as) que obtiver(em) a maioria simples dos votos válidos.
    4. Em caso de empate será considerado o critério de antiguidade na
    carreira para desempate; e
    5. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão eleitoral.
    Pelotas, 21 de agosto de 2018.

    Comissão Eleitoral:
    Prof. Sebastião Peres
    TA Thaise Schaun
    Discente Cleoni Lima de Avila

  • A SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Ciclo Anual de Palestras para Servidores promove palestra com a temática “A SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA” e serão palestrantes os servidores Antonio César Silveira Baptista da Silva, Franco Goulart Knuth e Liader da Silva Oliveira, que discorrerão sobre:

    – A Gestão Ambiental Universitária: contexto histórico da UFPel

    – O Gerenciamento de Resíduos: aspectos legais e operacionais

    – Licenciamento Ambiental de Campus Universitário

    – Plano de Logística Sustentável

    – Gestão Energética: Sustentabilidade Ambiental e Financeira.

    Por ser a temática da vez, é fundamental que todos nós estejamos sintonizados com as ações de sustentabilidade no ambiente universitário, que poderão contribuir, a médio e longo prazo, para um meio ambiente em boas condições, na busca da manutenção dos recursos naturais e de uma boa qualidade de vida para as futuras gerações. Assim, convidamos os servidores para fazerem parte desse momento.

    A palestra será realizada no dia 5 de setembro de 2018, com início às 14 horas, no Auditório da Reitoria – Campus Anglo/4º andar. As inscrições poderão será realizadas até o dia 3 de setembro no endereço: https://wp.ufpel.edu.br/progep/palestra-a-sustentabilidade-na-universidade-publica/.

     

  • Programa Vizinhança convida interessados

    Reunião para novas parceria no Programa Vizinhança

    No dia 22/08 às 14h no auditório do Campus II ocorrerá o Encontro do Programa Vizinhança, com o objetivo apresentar e identificar novas parcerias para fortalecer o programa e dar os devidos encaminhamentos que contemplem um planejamento eficaz para 2018/2. A reunião será coordenada pelos Professores Sidney Vieira e Nirce Medvedovski, respectivos coordenador e coordenara adjunta do Programa Vizinhança.

    O Programa Vizinhança tem o objetivo de promover ações de intervenção interdisciplinares nas regiões limítrofes as áreas da UFPel, contribuindo para a melhoria do bem estar, socialização, lazer e qualidade de vida das comunidades.

    Os projetos interessados em contribuir serão bem vindos a somarem suas iniciativas ao programa.

    Favor, divulgar o convite a quem possa se interessar.
  • Começa nesta quinta (16) o segundo semestre letivo na UFPel

    A UFPel retoma nesta quinta-feira (16) suas atividades acadêmicas, com o começo do segundo semestre letivo de 2018. As aulas irão até 15 de dezembro, com os exames sendo realizados até o dia 22 de dezembro. Desta forma, conforme o Calendário Acadêmico da Instituição, estarão contemplados os cem dias letivos do segundo semestre do ano. Na UFPel, são cerca de 17 mil alunos de graduação. Destes, por volta de mil, neste semestre, são calouros. Cerca de 2,5 mil estudantes frequentam os cursos de pós-graduação da Universidade em seus três níveis, especialização, mestrado e doutorado.

    Confira o Calendário Acadêmico de 2018 em Calendario-Academico-2018_v07-02AGO2018-1.

    O semestre é marcado pelo começo das comemorações dos 50 Anos da Universidade, que se completarão em 8 de agosto de 2019. As festividades já começaram no último dia 8, com a comemoração dos 49 Anos e lançamento da programação do Cinquentenário. As próximas atividades serão os piqueniques dos dias 27 e 28 de agosto, que se realizarão do meio-dia às 14h, no Anglo no dia 27 e no Capão do Leão no dia seguinte. Em breve, toda a programação do Cinquentenário será divulgada para a comunidade.

    Siiepe inscreve até 31/8

    A quarta edição da Siiepe (Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPel, que se realizará de 22 a 26 de outubro, está com inscrições abertas até 31 de agosto. Serão cinco grandes eventos ocorrendo simultaneamente, no Anglo e no Campus 2, que serão o II Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o IV Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o V Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o XX Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e o XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC).

    A novidade neste ano será a realização da atividade Sua Tese em Três Minutos (3MT), a ser desenvolvida em um turno da Semana, em data ainda a ser definida. No evento, doutorandos dos 27 programas que têm este nível na UFPel terão três minutos para, numa linguagem coloquial e não científica, explicar para o público a importância da sua tese.

    Uma comissão da sociedade em geral, não vinculada à Universidade, escolherá a melhor apresentação, que será premiada. Cada programa de pós-graduação poderá enviar apenas um doutorando para a atividade, que será escolhido em processo que ocorrerá dentro dos PPGs. A inscrição para esta atividade ocorrerá em período ainda a ser definido. Saiba mais sobre o 3MT em https://wp.ufpel.edu.br/enpos/ .

    Oficinas

    As inscrições para submissão de propostas de oficinas a serem oferecidas na Semana Integrada encerram nesta quinta-feira (16). Os ministrantes podem ser alunos de graduação e pós-graduação, professores, técnico-administrativos da UFPel e de outras universidades, além dos integrantes do Fórum Social. Saiba mais em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/07/23/4a-siiepe-abre-inscricoes-para-propostas-de-oficinas/.

    Todas as informações sobre a Siiepe, inscrições e isenção de inscrições estão disponíveis no site do evento, que é o https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

    O Regulamento Geral da Semana, com informações como os procedimentos para isenção da taxa de inscrição, está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/ .

    Acabou a espera

    Esta quinta-feira (16) é marcada pelo começo da circulação do transporte alternativo para o Campus Capão do Leão, antiga e forte reivindicação da comunidade. Saiba todas as informações, horários e trajetos em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/08/14/comeca-nesta-quinta-16-o-transporte-de-apoio-para-o-campus-capao-do-leao/ .

    RU do Anglo

    O Restaurante Universitário do Anglo deverá começar a funcionar no inicio de 2019. A obra física deverá estar totalmente pronta em 60 dias. Algumas questões como as relativas à acessibilidade ainda têm de ser atendidas. Além da instalação de estruturas como coifas na cozinha. E também é necessário licitar a empresa que atuará no local.

    Reitoria Itinerante

    Está sendo divulgada a programação do projeto Reitoria Itinerante, realizado no Campus Capão do Leão, para o segundo semestre de 2018. A atividade terá início no dia 27 de agosto e irá até 7 de dezembro, conforme a programação das semanas listadas abaixo. Diante disso, a Reitoria sugere que as unidades do Capão do Leão façam suas agendas, com as respectivas pró-reitorias e gabinetes,  a fim de que  as reuniões ocorram na sala do gabinete itinerante, localizada junto ao Centro de Convivência.
    No dia 28 de agosto, o reitor Pedro Curi Hallal estará no gabinete itinerante atendendo à comunidade acadêmica, estudantes, técnicos e docentes, por agendamento prévio junto ao Gabinete da Reitoria.

    Semanas em que haverá atendimento das Pró-Reitorias e Gabinetes da Reitoria e da Vice-Reitoria:

    De 27 a 31 de agosto

    De 10 a 14 de setembro

    De 24 a 28 de setembro

    De 15 a 19 de outubro

    De 5 a 9 de novembro

    De 19 a 23 de novembro

    De 3 a 7 de dezembro

    Cronograma por setor

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    Manhã Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Gabinete do Reitor Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
    Tarde Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Pró-Reitoria de Ensino Gabinete do Vice-Reitor Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento

    Fonte da notícia: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/08/15/comeca-nesta-quinta-16-o-segundo-semestre-letivo-na-ufpel/

  • DIA DO PATRIMÔNIO TERÁ EXPOSIÇÃO PINTURAS DECORATIVAS: RESGATANDO TÉCNICAS

    O Dia do Patrimônio 2018 que tem como tema Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”, com enfoque no patrimônio imaterial do município, a “Exposição Pinturas Decorativas: Resgatando Técnicas” fará parte da programação deste ano.

    A exposição apresenta o resultado das atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Introdução à Conservação e Restauração de Pinturas Decorativas do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração – ICH/UFPel ministrada pela professora Andréa Lacerda Bachettini, que tem como objetivo preservar as técnicas de pinturas aplicadas às paredes dos prédios históricos da cidade de Pelotas.

     

    De 17 a 31 de agosto de 2018.

    Local: Porão do Museu do Doce –  Praça Cel. Pedro Osório, n0 8 – Centro

    Pelotas – RS.

     

     

    Acadêmicos que participam da exposição:

     

    Bianca Barbosa Bandeira

    Carolina Moraes Marchese

    Clovis Joni De Avila Madruga

    Elisa Elias Cabete

    Francielle Rosa Dos Santos

    Giovana Borges Peres

    Helena Amaral Guedes

    Jacqueline Da Silva Basilio

    Juliana Iost Damasceno

    Lisiane Gastal Pereira

    Lindsay Rocha Taveira

    Luiz Ubirajara Nolasco Gonçalves

    Maria de Araujo Isquierdo

    Mario Fernando Ramos Marques

    Ricardo Coelho Gonçalves

    Sandra Cedrez Macedo Oliveira

     

    Montagem da Exposição:

     

    Andréa Lacerda Bachettini (coordenadora)

    Helena Amaral Guedes

    Isis Fófano Gama

    Jacqueline Da Silva Basilio

    Kerllen Cavalheiro

    Sandra Cedrez Macedo Oliveira

    Profa. Dra. Andréa Lacerda Bachettini