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Pela segunda vez, nos últimos três anos, o ICH é contemplado com crédito orçamentário resultante do bom uso energético, de acordo com análise feita por laboratório da UFPel. Veja a informação da PROPLAN, a seguir.
Conforme informado pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE), no processo SEI 23110.037650/2018-04, serão repassados às UGRs das Unidades listadas na planilha 0249702 os valores apresentados na mesma, na forma de créditos para uso em capital. O crédito será aberto em 22/08/2018, ficando disponível no sistema de créditos orçamentários a partir do dia 23/08/2018.
UGR Unidade Total 154125 Faculdade de Direito 2.183,89
154127 Escola Superior de Educação Física 978,81
154120 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 9.301,20
154131 Centro de Artes 11.513,13
154126 Faculdade de Educação 8.084,84
154123 Instituto de Ciências Humanas 7.006,00
154137 Instituto de Filosofia, Sociologia e Política 2.866,87
Na manhã de terça-feira (25) a Direção do Instituto de Ciências Humanas, professores Sidney Gonçalves Vieira e Sebastião Peres, esteve reunida com professores e técnicos das áreas de Antropologia e Arqueologia da Unidade a fim de prestar uma série de informações sobre assuntos relevantes para a área.
A reunião foi proposta em conjunto pela Coordenadora do Colegiado do Curso de Antropologia, professora Louise Prado Alfonso e pela Chefe do Departamento de Antropologia e Arqueologia, professora Rosane Aparecida Rubert e a Direção do ICH, diante da necessidade de esclarecer diversos assuntos cujas informações não chegaram aos interessados.
Inicialmente o professor Sidney realizou uma apresentação mostrando a todos os procedimentos adotados pela Direção sobre os temas em questão. Depois, se realizou amplo debate para aprofundamento da pauta. A ordem do dia proposta para a reunião versou em torno dos seguintes itens:
a) Laboratórios Didáticos para o Curso de
Antropologia e Arqueologia
Diante da situação relatada pela professora Louise de que o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) não poderia ser usado para a oferta de disciplinas de Práticas de Laboratório surgiu a discussão sobre onde deveriam ser viabilizadas tais práticas. A impossibilidade do LEPAARQ se deu em função de acidente ocorrido no laboratório, quando uma porta caiu sobre uma estudante. A porta se encontrava em péssimo estado diante do ataque de cupins ocorrido no local.
Primeiramente o professor Sidney explicou que os laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão, tem sua constituição garantida em regimento próprio aprovado no Conselho Departamental do ICH. No regulamento é que são definidos o caráter, funções e atividades de cada laboratório. Não há qualquer obrigatoriedade, para constituição de um laboratório desta natureza, que ele esteja diretamente vinculado à função de ensino curricular. Não obstante, pela prática desenvolvida na área até agora, praticamente todos os laboratórios se envolvem com atividades curriculares. Ocorre que a obrigatoriedade desse vínculo curricular é dos laboratórios didáticos. Tais laboratórios, didáticos, sim são constituídos para o atendimento das aulas práticas em suas diversas especialidades. Portanto, restou esclarecido que nem o LEPAARQ nem qualquer outro dos laboratórios teria a obrigação de resolver o problema curricular do curso. Há que se salientar, entretanto, que todos os laboratórios contribuíram de alguma forma para que o problema fosse solucionado.
Com relação a esse ponto, concluiu-se que a coordenação do curso deverá analisar como poderá resolver essa questão, havendo pelo menos três possibilidades: i) a criação de laboratórios didático próprios e específicos para as disciplinas de Prática de Laboratório e outras disciplinas práticas; ii) formalizar um vínculo ou protocolo para que os atuais laboratórios que queiram se envolver com o ensino curricular assim o estabeleçam; e, iii) propor a criação de laboratórios próprios e formalizar o compromisso com os atuais. A opção ii), de estabelecer uma formalização que garanta a participação dos laboratórios no processo de ensino-aprendizagem curricular se mostrou a opção mais interessante, haja vista que, em certa medida os laboratórios existentes já fazem isso, o que acontece é que não existindo a formalização ou o protocolo estabelecido não há garantia nem segurança nesse compromisso para que o colegiado do curso possa estabelecer essa situação como uma prática curricular. Novas reuniões serão realizadas entre a Direção, Coordenação do Colegiado do Curso e coordenadores dos laboratórios, para que se encontre uma maneira de institucionalizar aa prática de laboratório como atividade curricular nos laboratórios.
b) Reserva Técnica de Arqueologia
A Direção explicou que o tema da Reserva Técnica de Arqueologia tem sido uma preocupação não resolvida que vem sendo discutida há muito tempo. Em 2011 foi estabelecida uma Portaria Interna (Nº067/2011) do ICH que regulamentou a concessão de Endosso Institucional e o uso da Reserva Técnica ficou associado. A decisão, na época, foi no sentido de que a Reserva Técnica teria sua gestão à cargo do LEPAARQ, porque era o laboratório mais estruturado e que já vinha realizando tais procedimentos desde sua criação.
Na situação atual o que se verifica é que a Reserva Técnica funciona dentro do LEPAARQ e continua sendo gerida pelo referido laboratório. Nos últimos três anos tem sido desenvolvido grande esforço no sentido de mudar esta situação. A proposta da Direção, com a qual vem trabalhando junto à Pró-Reitoria de Planejamento e com a coordenação do LEPAARQ, aponta no sentido de desvincular fisicamente a Reserva Técnica do LEPAARQ. Para isso, desde a gestão passada na administração da Reitoria, tem sido discutidas uma série de alternativas para relocalização da Reserva Técnica. Até o momento, a Reitoria não pode viabilizar qualquer das propostas anteriores. No momento, se está trabalhando com a possibilidade de instalação da Reserva Técnica no local onde estava a Sala de Periódicos da Biblioteca do CCHS quando funcionava no prédio do CCHS. Com relação a essa proposta ainda estamos aguardando o planejamento a ser apresentado pela PROPLAN.
No mesmo sentido da decisão anterior, ficou estabelecido que serão feitas novas reuniões para informar e decidir sobre os encaminhamentos acerca da Reserva Técnica.
c) Endosso Institucional Arqueológico
Com relação à concessão de Endosso Institucional Arqueológico foi explicado que o procedimento adotado é aquele estabelecido pela Portaria Interna ICH Nº067/2011 (Acesse AQUI), que estabelece o protocolo de solicitação e concessão de Endosso Institucional, depois complementado pelo Termo de Responsabilidade estabelecido pela Portaria Interna ICH Nº193/2014 (Acesse AQUI).
Desde 2016 a concessão de Endosso Institucional é objeto do Projeto de Extensão intitulado Endosso Institucional Arqueológico (Acesse AQUI), estabelecido naquela ocasião a fim de atender as regulamentações estabelecidas pela Universidade e órgãos de controladoria. A partir do projeto foi firmado um acordo entre a Universidade Federal de Pelotas e a Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS), a fim de que a gestão financeira do projeto se adequasse às exigências de funcionamento e fiscalização dos órgãos competentes. A partir daí a coordenação do projeto passou a executar o projeto nos termos autorizados pela FDMS.
Como o projeto foi realizado de forma muito rápida em virtude dos exíguos prazos que foram estabelecidos para regularização, sob pena de perda dos recursos existentes e impossibilidade de geração de novas receitas, contém algumas especificidades que só foram analisadas durante sua execução. Por exemplo, o Plano de Trabalho criado tem uma limitação de recursos arrecadados (R$60.000,00) que não pode ser ultrapassado. Além disso, dado a especificidade do Plano, referido à concessão de endosso e sua gestão pela Reserva Técnica, tem sido impossível executar o recurso com qualquer rubrica que não seja voltada estritamente para esse fim.
No momento, deve-se elaborar um novo Plano de Trabalho, para prorrogar o projeto. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de analisar as possibilidades existentes, de modo que a execução daquilo que está previsto na Portaria 067/2011 seja possível, especialmente a distribuição de recursos para que todos os laboratórios da área usufruam do crédito existente.
Com relação a transparência do uso de tais recursos ocorre a prestação de contas anual, aprovada pelo Conselho Departamental do ICH, verificada pelo setor financeiro da FDMS e órgãos de controladoria. A esse respeito, o professor Sidney disse que iria propor ao CD/ICH a análise mensal da prestação de contas, tal como ocorre com as contas da Unidade Gestora de Receitas do ICH na atualidade.
Na sequência, o professor Sidney apresentou o Relatório Financeiro mensal de janeiro a agosto de 2018 (Acesse AQUI), ainda não submetido à prestação de contas, para análise. Chamou a atenção para o fato de que o saldo apresenta um valor praticamente igual ao dobro do previsto (R$119.725,25) e que a movimentação existente no ano demonstra não ter havido receita gerada no período, assim como os gastos se restringem às despesas bancárias e de administração e ao pagamento de uma bolsa nos termos do Edital de seleção. A falta de movimentação, referente ao item despesas, se explica em função da enorme dificuldade de efetivação de gastos nos termos do projeto, motivo pelo qual se torna importante sua reformulação.
Também com relação a este tema serão realizadas novas reuniões, principalmente para encaminhamento da prorrogação do projeto.
Debates
Logo após a apresentação o grupo realizou amplo debate sobre os temas tratados na reunião, tendo sido aproveitado o debate para diversos esclarecimentos sobre pontos tratados em reunião anterior realizada pelo Colegiado e Departamento. Os servidores técnicos presentes manifestaram sua contrariedade à expressão contida na referida ata no sentido de que não haveria comprometimento da categoria com atividades de ensino, o que, de fato, não corresponde à realidade, haja vista a intensa participação dos técnicos no preparo e execução das aulas práticas as mais diversas e outras atividades acadêmicas, tendo sido salientado também a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Houve explicação sobre o contexto da frase.
A maior parte da discussão se deu em torno da questão dos laboratórios, onde ficou evidente a disponibilidade de todos em contribuir para o ensino curricular. As manifestações abrangeram as posturas do LEPAARQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia, LÂMINA (Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica), LEICMA (Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Cultura Material), LECA (Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga), NETA (Núcleo de Etnologia Ameríndia) e LEPPAIS (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som).
Estiveram presentes: Sidney Gonçalves Vieira, Sebastião Peres, Pedro Luís Sanches, Rogério Reus Gonçalves da Rosa, Rosane A. Rubert, Fábio Vergara Cerqueira, Loredana Ribeiro, Rafael Corteletti, Jorge Luiz de Oliveira Viana, Sara Teixeira Munaretto, Aluísio Gomes Alves, Cláudia Turra Magni, Louise Prado Alfonso e Cláudio Baptista Carle.
Arquivo com áudio de 2h48min da reunião ficará à disposição na Direção do ICH.
Na tarde do dia 25 de setembro (terça-feira) a Direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPEL, esteve reunida com as chefias dos departamentos, as coordenações dos colegiados de curso de graduação e de pós-graduação e com a representação dos Servidores Técnico-Administrativos no Conselho Departamental, para debater maneiras de possíveis reorganizações de secretarias em função do pouco número de profissionais disponível.
11 para 19
Do total de vinte e oito servidores técnicos atualmente lotados no ICH a perspectiva é de que a partir de 2019 esse número caia para apenas onze, se forem computados apenas aqueles cujos cargos permitem atender secretarias administrativas. Em contrapartida, o número de setores existentes no ICH é de dezenove.
Portanto, a atual estrutura administrativa com secretarias para departamentos e colegiados exclusivas não têm mais como se manter. Foram feitas simulações a partir do quadro existente, com a formulação de hipóteses de novas distribuições e compartilhamentos a fim de atender a demanda existente.
As lâminas apresentadas a seguir foram utilizadas para esclarecer uma série de questões referente ao tema e servem de material de apoio para futuras discussões.
Ficou acertado que a Direção chamará novas reuniões para aprofundar a discussão.
Estiveram presentes Sidney Gonçalves Vieira, Sebastião Peres, Giovana Mendes Oliveira, Régis Augusto Ely, Marcelo de Oliveira Passos, Roberto Heiden, Diego Ribeiro, Allan de Oliveira, Erika Collischonnn, Ana Inez Klein, Jonas Moreira Vargas, Rosângela Spironello, Cláudia Turra Magni, Thaise Thurow Schaun, Louise Prado e Álbio Ferreira da Costa.
Despacho da Comissão Eleitoral instituída pelo Edital para realização da eleição para Direção do ICH informa que a chapa que se apresentou para concorrer, teve sua inscrição homologada. Com isso, ficou oficializada a seguinte candidatura
professor Sebastião Peres, do Departamento de História, para a Direção do ICH e professora Andréa Lacerda Bachettini, do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, para a Vice-Direção.
Não houve mais inscritos.
Consulta à Comunidade será no dia 16 de outubro de 2018
Na data de 16 de outubro de 2018 será realizada consulta à comunidade acadêmica, nas dependências do ICH, para eleição da nova Direção do ICH/UFPel. Convidamos discentes, servidores/as docentes e servidores/as técnico-administrativos/as para trabalho voluntário de mesário/a em um dos locais e horários indicados abaixo.
Aos/às interessados/as, favor contatar a Comissão Eleitoral pelo e-mail <thaiseschaun@gmail.com> através do assunto: mesário/a.
Informe o seu nome completo, se discente ou servidor/a, local e horários de disponibilidade.
Contamos com a colaboração dos/as colegas.
Locais:
Campus I e II do ICH.
Horários:
10:00 – 12:00;
13:30 – 17:00;
17:00 – 20:30;
Comissão Eleitoral
Moisés Ortemar Rehbein, Thaise Schaun e Rui Delgado.
A UFPel terá atividades acadêmicas (aulas) e administrativas normais na sexta-feira (21), conforme consta na última versão do Calendário Acadêmico de 2018 da Instituição.
A comunidade do Instituto de Ciências Humanas da UFPelfoi profundamente impactada pela notícia do incêndio que praticamente destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e grande parte do seu acervo. Não apenas porque as Ciências Humanas são campo comum ao Museu e ao ICH, mas também porque, em decorrência disso, docentes do nosso Instituto desenvolveram etapas importantes da sua formação como pesquisadores justamente no Museu Nacional. Há que se imaginar a dolorosa perplexidade dos antropólogos, arqueólogos, historiadores, museólogos, conservadores-restauradores, geógrafos que somos, ao assistir, ao vivo, pela televisão, o fogo consumindo a mais antiga e mais importante instituição brasileira voltada aos estudos nas nossas diferentes áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, cresceu a preocupação com os vários acervos materiais, documentais e bibliográficos sob responsabilidade do ICH e da UFPel.
Nesse sentido, já naquele momento a direção do ICH/UFPel iniciou contatos com o intuito de definir uma forma adequada de manifestação do Instituto frente a esse desastre anunciado. Na segunda-feira, dia 03 de setembro, de forma independente das ações da direção, estudantes dos nossos cursos organizaram e realizaram, contando com a adesão de grande número de discentes, docentes, técnicos e da própria direção, uma veemente e emotiva manifestação. No Centro Histórico de Pelotas foi denunciado o descaso com a Cultura e a Educação que grassa em nosso país e a preocupação com o estado de abandono em que se encontra parte do Patrimônio Histórico próprio do município de Pelotas.
Dando sequência ao processo de mobilização, a direção propôs à Reitoria da Universidade a realização de uma Reunião Pública com a presença da comunidade do ICH, Reitor, Vice-Reitor e equipe de Gestão, bem como outros integrantes da UFPel responsáveis pela gestão de acervos e museus ligados à Universidade. A proposta foi prontamente aceita pelo Reitor, tendo sido agendada para:
Dia 10 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, noAuditório Térreo do Campus II.
A pauta dessa reunião será:
1) Ato de solidariedade ao Museu Nacional e UFRJ.
2) Definição de estratégias para:
a. Medidas imediatas com vistas à salvaguarda dos acervos da UFPel;
b. Estabelecimento de uma Política de Acervos para a UFPel.
Portanto, a Direção do ICH/UFPel convoca, para essa Reunião Pública, todos os integrantes da Comunidade do Instituto (Discentes, Docentes e Técnicos-Administrativos em Educação), bem como outros membros da comunidade universitária interessados.
De acordo com decisão do Conselho Departamental, a fim de regularizar as representações no órgão, será feita eleição para todos os mandatos representativos.
A Comissão Eleitoral do Conselho Departamental, comunica que estão
abertas as inscrições para os(as) candidatos(as) que desejarem concorrer ao Conselho Departamental, como representantes nas seguintes categorias:
Professor(a) Titular (1 representante titular e 1 suplente);
Professor(a) Adjunto(a) (1 representante titular e 1 suplente);
Professor(a) Associado(a) (1 representante titular e 1 suplente);
Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (1 representante
titular e 1 suplente);
Professor(a) Assistente (1 representante titular e 1 suplente);
Professor(a) Auxiliar (1 representante titular e 1 suplente);
Coordenadores(as) de Colegiado cursos de Graduação (1 representante
titular e 1 suplente);
Coordenadores(as) de Colegiado cursos de Pós-Graduação (1
representante titular e 1 suplente);
Representantes Servidores(as) Técnico Administrativos (3 representantes
titulares e 3 suplentes).
1. A inscrição dos(as) candidatos(as) será de vinte e dois (22) de agosto a
seis (06) de setembro do corrente ano, por e-mail para
thaiseschaun@gmail.com . As inscrições para representantes STA se
darão por chapas com representante e suplente, as demais
individualmente;
2. O pleito será realizado nos dias onze (11) e doze (12) de setembro do
corrente ano, até as 18 horas do dia 12. Os(as) eleitores receberão
cédula e procederão a eleição no local onde desenvolvem suas
atividades profissionais.
3. Serão considerados(as) vencedores (as), em cada categoria, os (as)
candidatos(as) que obtiver(em) a maioria simples dos votos válidos.
4. Em caso de empate será considerado o critério de antiguidade na
carreira para desempate; e
5. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão eleitoral.
Pelotas, 21 de agosto de 2018.
Comissão Eleitoral:
Prof. Sebastião Peres
TA Thaise Schaun
Discente Cleoni Lima de Avila
Ciclo Anual de Palestras para Servidores promove palestra com a temática “A SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA” e serão palestrantes os servidores Antonio César Silveira Baptista da Silva, Franco Goulart Knuth e Liader da Silva Oliveira, que discorrerão sobre:
– A Gestão Ambiental Universitária: contexto histórico da UFPel
– O Gerenciamento de Resíduos: aspectos legais e operacionais
– Licenciamento Ambiental de Campus Universitário
– Plano de Logística Sustentável
– Gestão Energética: Sustentabilidade Ambiental e Financeira.
Por ser a temática da vez, é fundamental que todos nós estejamos sintonizados com as ações de sustentabilidade no ambiente universitário, que poderão contribuir, a médio e longo prazo, para um meio ambiente em boas condições, na busca da manutenção dos recursos naturais e de uma boa qualidade de vida para as futuras gerações. Assim, convidamos os servidores para fazerem parte desse momento.
A palestra será realizada no dia 5 de setembro de 2018, com início às 14 horas, no Auditório da Reitoria – Campus Anglo/4º andar. As inscrições poderão será realizadas até o dia 3 de setembro no endereço: https://wp.ufpel.edu.br/progep/palestra-a-sustentabilidade-na-universidade-publica/.
Reunião para novas parceria no Programa Vizinhança
No dia 22/08 às 14h no auditório do Campus II ocorrerá o Encontro do Programa Vizinhança, com o objetivo apresentar e identificar novas parcerias para fortalecer o programa e dar os devidos encaminhamentos que contemplem um planejamento eficaz para 2018/2. A reunião será coordenada pelos Professores Sidney Vieira e Nirce Medvedovski, respectivos coordenador e coordenara adjunta do Programa Vizinhança.
O Programa Vizinhança tem o objetivo de promover ações de intervenção interdisciplinares nas regiões limítrofes as áreas da UFPel, contribuindo para a melhoria do bem estar, socialização, lazer e qualidade de vida das comunidades.
Os projetos interessados em contribuir serão bem vindos a somarem suas iniciativas ao programa.
Favor, divulgar o convite a quem possa se interessar.
O Instituto de Ciências Humanas por meio de sua comunidade acadêmica, discentes, docentes técnico-administrativos e terceirizados, lamenta o falecimento de […]