Museu Nacional: ICH Mobilizado

A comunidade do Instituto de Ciências Humanas da UFPelfoi profundamente impactada pela notícia do incêndio que praticamente destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e grande parte do seu acervo. Não apenas porque as Ciências Humanas são campo comum ao Museu e ao ICH, mas também porque, em decorrência disso, docentes do nosso Instituto desenvolveram etapas importantes da sua formação como pesquisadores justamente no Museu Nacional. Há que se imaginar a dolorosa perplexidade dos antropólogos, arqueólogos, historiadores, museólogos, conservadores-restauradores, geógrafos que somos, ao assistir, ao vivo, pela televisão, o fogo consumindo a mais antiga e mais importante instituição brasileira voltada aos estudos nas nossas diferentes áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, cresceu a preocupação com os vários acervos materiais, documentais e bibliográficos sob responsabilidade do ICH e da UFPel.

Nesse sentido, já naquele momento a direção do ICH/UFPel iniciou contatos com o intuito de definir uma forma adequada de manifestação do Instituto frente a esse desastre anunciado. Na segunda-feira, dia 03 de setembro, de forma independente das ações da direção, estudantes dos nossos cursos organizaram e realizaram, contando com a adesão de grande número de discentes, docentes, técnicos e da própria direção, uma veemente e emotiva manifestação. No Centro Histórico de Pelotas foi denunciado o descaso com a Cultura e a Educação que grassa em nosso país e a preocupação com o estado de abandono em que se encontra parte do Patrimônio Histórico próprio do município de Pelotas.

Dando sequência ao processo de mobilização, a direção propôs à Reitoria da Universidade a realização de uma Reunião Pública com a presença da comunidade do ICH, Reitor, Vice-Reitor e equipe de Gestão, bem como outros integrantes da UFPel responsáveis pela gestão de acervos e museus ligados à Universidade. A proposta foi prontamente aceita pelo Reitor, tendo sido agendada para:

Dia 10 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, noAuditório Térreo do Campus II.

A pauta dessa reunião será:

1) Ato de solidariedade ao Museu Nacional e UFRJ.
2) Definição de estratégias para:
a. Medidas imediatas com vistas à salvaguarda dos acervos da UFPel;
b. Estabelecimento de uma Política de Acervos para a UFPel.

Portanto, a Direção do ICH/UFPel convoca, para essa Reunião Pública, todos os integrantes da Comunidade do Instituto (Discentes, Docentes e Técnicos-Administrativos em Educação), bem como outros membros da comunidade universitária interessados.