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    Notícias
  • Mutirão em “dia de horta” na Cohab Tablada

    Reorganização da Horta da Tablada

    Será neste sábado (25/03), a partir das 9h, a realização de um grande mutirão para reorganização da Horta da Associação dos Moradores da Cohab Tablada. Todos os integrantes do projeto estão convidados a participar, confirme sua participação. O objetivo é organizar os canteiros, definir as hortaliças que deverão ser plantadas, consertar a caixa d’água para coleta de agua da chuva, capinar e limpar o terreno da horta. A atividade deverá avançar até o início da tarde e os integrantes do GT – 5 – Gastronomia, sob a coordenação do prof. Alcides Gomes Neto farão uma oficina que resultará no preparo do almoço para os participantes da atividade. Na ocasião, o prof. Alcides incentivará o uso de produtos hortícolas para o preparo de uma alimentação saudável e saborosa.

    O prof. Sidney estará coordenando as atividades com os integrantes do GT 6 – Geografia, Ciências Humanas e Artes, juntamente com o prof. Humberto. O GT 3 – Engenharia Agrícola e Ambiental, com a participação do prof. Hebert Luis Rossetto, coordenará o conserto do sistema de captação de água da chuva, para que a horta possa ser regada sempre que necessário, de forma sustentável. Os integrantes do GT 1 – Nutrição, do GT 2 Agronomia e Meteorologia e do GT – 4 – Ciências Biológicas e Ambientais estarão monitorando a horta no preparo de suas oficinas para novas ações.

    Os demais professores participantes orientarão as ações dos estudantes e da comunidade de forma que a horta seja reorganizada e possa receber o plantio de novas cultivares que servirão de alimento e exemplo de produção orgânica para os moradores.

    Quem é do hortas não vai ficar de fora. Venha e participe deste grande mutirão e viva um verdadeiro dia de horta na Tablada.

    OBSERVAÇÕES: Não haverá transporte da UFPel para o local. No grupo do Whatsapp “Amigos do Hortas” estamos organizando caronas. O almoço não terá custo, mas precisa de confirmação no mesmo grupo, pois há limite de vagas.

  • Oficina de Produção de Mudas na Tablada

    Produção de Mudas Hortícolas

     

    Na próxima sexta-feira (24/03), a partir das 14h, será realizada uma oficina de “Produção de Mudas Hortícolas”, que será ministrada pela professora Dra. Adriane Marinho de Assis, da Faculdade de Agronomia e integrante do Projeto Hortas Urbanas da UFPel. A oficina será uma demonstração, com a participação dos alunos membros do GT 3 – Agronomia e Meteorologia, do projeto. O público da oficina são os moradores da Cohab Tablada e a atividade será realizada nas dependências da horta existente na Associação de Moradores da Cohab Tablada.

    Esta é uma oficina da qual todos os integrantes do projeto podem participar. Na atividade serão apresentados e discutidos os principais aspectos relacionados com a produção de mudas hortícolas, que vão desde a escolha da espécie vegetal; os métodos de propagação ou seja, as formas de multiplicar as plantas para a produção das mudas; os substratos usados (materiais que servem para a sustentação da muda no recipiente) e os demais fatores a serem considerados no manejo das mudas.

    Informe-se.  Participe.

     

    Professora ADRIANE MARINHO DE ASSIS. Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- Faculdades Luiz Meneghel (1994), Mestrado (2004), Doutorado (2008) e Pós-doutorado (2008-2013) em Fitotecnia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)-PR. Ministrou a disciplina Fruticultura I (2011 a 2013), no Curso de Graduação em Agronomia e Propagação de Plantas (2009 a 2013) e Tecnologia da Produção de Frutas (2011 a 2012), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEL. Atualmente, é Prof. Adjunto II da Universidade Federal de Pelotas, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/FAEM, atuando na área de Horticultura, com Manejo, Tratos Culturais e Propagação de Plantas Ornamentais, Frutíferas e Fruticultura Ornamental, nos cursos de Graduação em Agronomia e Pós-graduação em Agronomia (Fruticultura de Clima Temperado), bem como no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes. É orientadora de alunos de Iniciação Científica, Graduação, Mestrado e Doutorado. É sócia da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

  • Hortas e PREC traçam planejamento para o projeto

    Reunião Hortas com a PREC

    Prof. Alcides (Gastronomia), Prof. Eraldo (Pró-Reitor) e Prof.    Sidney (Geografia)

     

    Nesta segunda-feira, (20/03) estiveram reunidos na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o professor Sidney Gonçalves Vieira, um dos coordenadores do Projeto Hortas Urbanas, o professor Alcides Gomes Neto, pela área de Gastronomia no projeto e o professor Eraldo dos Santos Pinheiro, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPel. A reunião serviu para confirmar a participação do Projeto Hortas Urbanas como um dos projetos estratégicos da universidade. Como resultado imediato, ficaram asseguradas duas bolsas para ações afirmativas para estudantes que atuam no projeto. Além disso, foram discutidos assuntos relativos ao funcionamento do trabalho desenvolvido e a participação da PREC como auxílio em diversos itens de infraestrutura, como transporte e pessoal, que garantirão muitas das ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Os integrantes do projeto aproveitaram a ocasião para relatar as diversas atividades que já estão previstas convidando o prof Eraldo para que se integre nas ações em que puder participar.

    Outro assunto discutido foi a proposta do projeto Hortas Urbanas da UFPel para este ano, de incentivar a criação de uma Rede de Hortas Urbanas na cidade de Pelotas, no que o professor Eraldo colocou todo apoio da PREC para que se consiga reunir secretarias da PMPel, Câmara de Vereadores e outras entidades interessadas em fomentar a criação da rede. Esse assunto ainda dominará a pauta do projeto durante o ano.

    Durante a reunião se comunicou a realização da Oficina de Preparo de Mudas, a ser ministrada pela Profa. Adriane Marinho de Assis (FAEM), na próxima sexta-feira, 24/03, na horta da Associação dos Moradores da Cohab Tablada e também do mutirão “dia da horta”, que será realizado no sábado, 25/03, com diversas ações para a retomada dos cultivos naquela horta. Incentivamos a participação dos integrantes do projeto nessas ações.

  • Constituídos os Grupos de Trabalho do Projeto

    Reuniões dos GTs serão organizadas pelos orientadores

    Em reunião administrativa nesta terça-feira (14/03) foi realizada uma primeira tentativa de distribuição dos alunos ingressantes no projeto por grupos de trabalho e seus respectivos orientadores. Não é, portanto, uma divisão definitiva. A distribuição foi feita em função da aproximação temática dos cursos originais dos alunos e os grupos criados. Nada impede que professores e alunos, no decorrer do projeto, migrem para outros grupos.
    A intenção é que, a partir dessa distribuição, os professores orientadores possam chamar os estudantes de seus grupos para estabelecerem um planejamento de ações dentro do projeto, principalmente no que diz respeito às oficinas a serem ofertadas
    Assim, cabe agora aos professores que comecem a planejar essas reuniões, a fim de darem andamento às ações. Poderão ser propostas novas oficinas e reorganizadas as oficinas já trabalhadas. Em seguida será disponibilizada uma ficha para o cadastro das oficinas com as informações necessárias para sua execução.

    Veja como irá funcionar o projeto agora

    Para os ingressantes no projeto é interessante que observem que o projeto se realiza em duas instâncias: em uma instância, nos GTs que foram criados, onde os professores orientadores definem as ações possíveis dentro do projeto, propondo oficinas, planejando intervenções nas hortas e atividades que possam sugerir a partir de suas especificidades temáticas; em outra instância, ocorrem as ações gerais do projeto, ou seja as intervenções planejadas nos GTs passam a ser executadas com a participação de todos nas hortas em que o projeto atua.

    É sempre importante ter em mente que a metodologia de trabalho proposta é a pesquisa-ação, nesse sentido, as ações planejadas deverão também ser discutidas com a comunidade a fim de que se tornem a satisfação de demandas concretamente existentes.

     

    Veja como ficaram distribuídos os GTs

    GT 1 – NUTRIÇÃO Orientadora: Profa. Elisa dos Santos Pereira (Faculdade de Nutrição) – Participantes: Gabriela Altmayer Blanco; Myllene Ferreira Quiroga; Maiane de Freitas Dias; Mayara Corrêa da Silva; Bianca Cavalcante Nunes Paiva; Juliana Garcia Hepp; Júlia Cardoso Morales e Renata do Nascimento e Silva.

    GT 2 – AGRONOMIA E METEOROLOGIAOrientadora: Prof. Adriane Marinho de Assis (Faculdade de Agronomia) – Participantes: Amanda Cardoso Novo; Gabrielly Amaral; Bruno Lacerda Soares da Silva e Ketelyn Ferro Burguês.

    GT 3 – ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL  – Orientadores: Prof. Humberto Dias Vianna (Centro de Engenharias) e Prof. Lisandra Fachinello Krebs (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) – Participantes: Marcos Paulo Machado; Rodrigo Otávio Mendonça da Silva; Luana Barreto Vaz; Andrigo Farias Xavier; Yan Chaves; Maria Carolina Gomes Silva e Silva, Ana Clara Martins Mendes e Raischa Holz Ribak.

    GT 4 – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS  – Orientadora: Profa. Fernanda Figueira (Instituto de Biologia) – Participantes: Stéphane Ramis; Joao Arthur da Rosa; Lisandra Helena Vara Baiersdorf;  Roddyguez MAFUTA LUKUAMA e Mariana Muhlenberg Soares.

    GT 5 – GASTRONOMIA  – Orientador: Prof. Alcides Gomes Neto (Faculdade de Nutrição) – Participantes: Amanda Sampaio dos Santos; Felipe Martins Bandeira; Giulliana Gabriella Maciel Vaez; Julia Velasco Martins; Michael Azambuja Tavares  e Orema Pereira Xavier

    GT 6 – GEOGRAFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E ARTES  Orientadores: Prof. Sidney Gonçalves Vieira, Prof. Theo Soares de Lima e PProfa. Andréa Mayo Ortigara (Instituto de Ciências Humanas/LEUR) – Participantes: Suzana dos Santos Soares; Laura Sheikha dos Santos; Liziane Kerchiner da Silva; Luisa da Rosa Oliveira; Tatiane Torna Garcia; Joice de Freitas Medeiros; Kaunana Cardoso e Maria Fernanda Ghisi.

  • Hortas Urbanas e SMED planejam ações

     

    Reunião do Projeto Hortas Urbanas e Secretaria Municipal de Educação

     

    Humberto, Sidney e Luíza (em pé), Flávia e Érika (sentadas)

    Na tarde desta quarta-feira (14/03) estiveram reunidos na sala do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais os professores Sidney Gonçalves Vieira, Humberto Dias Vianna e a estudante Luíza Correa, pela coordenação do Projeto Hortas Urbanas, com as professoras Erika Megiato, Coordenadora de Ciências Humanas, e a professora Flávia Nobre, Coordenadora de Ciências da Natureza, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas, para debater novas ações em conjunto.

    Foi feito o planejamento para que se retomem as atividades junto à Escola Professora Maria Helena Vargas da Silveira, no Sítio Floresta, onde o projeto já realizou diversas ações no ano passado. A ideia é implantar uma horta na escola e acompanhar o seu desenvolvimento bem como o processo de educação ambiental propiciado pela ação.

    Também foi traçado o plano para a realização de uma série de oficinas com os professores das escolas do município. Assim, durante o ano, se pretende levar a ideia da sustentabilidade urbana para que os professores multipliquem nas escolas esse tema.

    As próximas ações deverão contar com a participação dos alunos que trabalham no projeto, de maneira que se envolvam por completo nas atividades.

  • Projeto Hortas visita IF CAVG

    Na quarta-feira (08/03) a coordenação do Projeto Hortas Urbanas UFPEL, nas pessoas dos professores Sidney Gonçalves Vieira e Humberto Dias Viana, visitaram  o Instituto Federal Sul-rio-grandense/Campus Visconde da Graça. No local, foram recebidos pelo engenheiro agrônomo Everton Maksud Medeiros, professor daquela escola.

    O professor Everton coordena desde 2013 um projeto que trabalha com hortas ocupacionais, mas que acabou ampliando seu escopo também para hortas escolares e outros tipos que foram se apresentando ao longo do tempo. Durante a visita, o anfitrião mostrou o laboratório de sementes, estufas e canteiros do espaço de horticultura orgânica e outras instalações da escola.

    Os professores Sidney e Humberto ficaram agradecidos pela recepção e pelo convite de trabalho em conjunto entre os dois projetos existentes. Durante a reunião ficou evidente que os projetos possuem muitos pontos em comum e será muito proveitoso para o Projeto Hortas Urbanas poder usufruir da infraestrutura e conhecimento já existentes no projeto coordenado pelo professor Everton. Desde logo, ficou acertada a possibilidade de participação voluntária dos integrantes nos dois projetos, tendo o professor Everton já se oferecido para ofertar futuras oficinas e palestras do grupo com o qual trabalha, assim como foi convidado para participar de nossas ações.

  • Projeto Hortas Urbanas visita Casa do Carinho

    Na terça-feira (07/03) o professor Sidney Gonçalves Vieira, pela coordenação do Projeto Hortas Urbanas da UFPEL, visitou a Casa do Carinho, abrigo institucional mantido pela Prefeitura Municipal de Pelotas para o acolhimento de crianças e jovens. O convite para a visita foi feito pela cozinheira Joserma. No abrigo a recepção foi feita pela Orientadora Educacional Jussara Borges Vieira e também pela Coordenadora da Casa, Solange Rocha.

    Foi apresentada a demanda para instalação de uma horta no terreno onde está a instituição, principalmente para a produção de temperos para serem usados no preparo das refeições, mas também plantas medicinais e hortaliças. A ideia é também mobilizar as crianças e jovens para que participem da produção e consumo de alimentos saudáveis.

    A Casa do Carinho conta com um belo pátio, propício para a instalação de uma horta.

    Será agendada nova visita técnica a fim de planejar a construção da horta, de acordo com as necessidades e condições apresentadas pela instituição.

    Em nome do Projeto Hortas Urbanas o professor Sidney agradeceu pelo interesse e pela receptividade do projeto, assim como pela maneira afetuosa com que foi recebido.

    Mais um projeto para nossa agenda.

  • Retomada do Projeto Hortas com Voluntários

    Reuniões marcam reinício das ações

     

    Nos dias 02 e 03 de março (quarta e quinta-feira, passadas) tivemos formalmente a retomada das atividades do Projeto Hortas Urbanas. Foram duas reuniões com o mesmo tema e objetivo: recepcionar os novos alunos voluntários do projeto e saudar os alunos já participantes. Com a participação de cerca de trinta estudantes e dos professores Sidney, Humberto, Elisa e Fernanda foi feita a apresentação geral do projeto e da programação das atividades.
    No próximo dia 08 de março, quarta-feira, às 9h, haverá nova reunião com todos os integrantes para que assistam a uma oficina de “capacitação”, onde serão apresentadas as oficinas já trabalhadas no projeto. Na semana seguinte será a vez dos professores organizarem seus grupos a partir da afinidade por curso de graduação. Na sequência, esses grupos se reunirão para discutirem as atividades a serem propostas e sua atuação no projeto.

    Enquanto isso, a AGENDA_HORTAS_UFPEL segue com sua programação. Acesse e veja os compromissos já existentes:
    24/03 – 14H – Horta da Associação de Moradores da Cohab Tablada, oficina “Produção de mudas hortícolas”, com a professora Dra. Adriane Marinho (Faculdade de Agronomia);
    25/03 – 09H – Horta da Associação de Moradores da Cohab Tablada, mutirão com diversas atividades práticas na horta;
    31/03 – 14H – Horta do Posto de Saúde UFPEL Areal/Leste; oficina “Plantas medicinais com potencial para o tratamento de sintomas respiratórios”, com a professora Dra. Teila Ceolin (Faculdade de Enfermagem).

    Além disso, a coordenação do projeto, sob a responsabilidade dos professores Sidney Gonçalves Vieira (Geografia/ICH) e Humberto Dias Vianna (Eng. Agrícola/CENG), continua a visitação às hortas nas quais o projeto já atua, a fim de detectar as demandas existentes e programar novas atividades nessas hortas.

  • Divulgação de Publicação.

    O projeto Hortas Urbanas traz a divulgação da recente publicação de artigo dos nossos Coordenadores: Giovana Mendes de Oliveira e Sidney Gonçalves Vieira na revista, Memoria em Rede da Universidade Federal De Pelotas. 

    Resumo:

    O artigo reflete sobre os processos de produção de alimentos que, iniciados e realizados por diferentes atores em diferentes contextos, geram transformações sociais e espaciais que podem ser interpretadas como processos de criação de espaços diferenciais. Tomamos dois casos que dão conta da diversidade de expressões que podem assumir os processos pelos quais diferentes atores, com diferentes estratégias, em diferentes contextos, desafiam as formas dominantes de organização da produção alimentar, recorrendo a produtos, técnicas e saberes associados a lugares, culturas e especificidades tradições. Essas experiências foram abordadas a partir da geração de informações empíricas com base em entrevistas pessoais com os principais atores desses processos, bem como a observação das áreas produtivas e dos eventos e locais em que ocorre a produção e comercialização dos produtos. Ambos os casos foram analisados ​​levando em consideração dimensões significativas dos processos pelos quais foram geradas as transformações socioespaciais que dão conta da conformação de esferas distintas daquelas organizadas pelas lógicas dominantes.

    Link para acesso a publicação: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/23990

  • Visita na UBS Areal Leste.

    Na tarde de Quinta-feira o projeto visitou mais um horta parceira, localizada na UBS do Areal leste. Essa visita também conta com a programação de novas atividades e ações para o semestre. Continue acompanhando as redes do projeto Hortas urbanas para novas atualizações. 🥬🥦🌱