EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS PARA HORTAS URBANAS

Equipamentos agrícolas para hortas urbanas

As hortas urbanas, também denominadas fazendas urbanas, são iniciativas coletivas para a produção alimentos dentro ou próximo das cidades. Visam o aproveitamento do espaço urbano ocioso, e contribuem para a segurança alimentar de comunidades. As hortas urbanas fornecem alimentos nutritivos, colaboram para a sustentabilidade, proporcionam melhorias ambientais em bairros e criam espaços para a educação ambiental e ações sociais.
O presente projeto tem por objetivo desenvolver equipamentos para o cultivo, manejo, colheita e armazenamento de alimentos e plantas produzidas nas hortas urbanas. Estes equipamentos serão construídos, com materiais alternativos e de baixo custo, pelas comunidades participantes do projeto Hortas Urbanas, do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.
Como resultado, espera-se a criação de equipamentos acessíveis e ergonômicos para o uso de pessoas com limitações físicas, atuantes em hortas urbanas.

Projeto organizado pelo Prof. Humberto Dias Vianna: Professor Auxiliar do Centro de Engenharias da UFPel. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Diversidade Vegetal, mestrado em Engenharia Oceânica e doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência em aplicações de geotecnologias em estudos costeiros.