Início do conteúdo
CINEHORTA

Esta oficina tem a proposta da explanação e debate de assuntos de grande relevância ao projeto a partir de recursos áudio visuais, como curtas-metragens e documentários. Assim levando, de forma didática, informações sobre alimentos orgânicos, sustentabilidade e problemas causados por agrotóxicos para a comunidade.

Na COHAB Tablada foi discutido o documentário “O Veneno Está na Mesa”, dirigido por Silvio Tendler. O filme mostra à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio. O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas.

Já na comunidade do Py Crespo foi exibido o último episódio da série “Família Dinossauro”, intitulado de “Mudando a Natureza”, onde trata da extinção de besouros que seriam responsáveis pelo consumo de uma espécie de trepadeira. Esta espécie acaba tomando conta de toda a Pangeia, acarretando em inúmeros problemas como a falta de incidência solar, a diminuição de outras plantas que servem de alimentação, entre outros problemas, assim finalizando o episódio com a extinção de todos os seres vivos do planeta, incluindo a própria família Silva Sauro.

As cenas marcantes do episódio da série serviram de alerta aos problemas ambientais que ocorrem atualmente, onde toda a natureza, incluindo os seres humanos, estão interligados, onde uma espécie sofrendo algum dano acaba acarretando em problemas ao restante do Planeta Terra.