Início do conteúdo

Programa PICs inicia ação para criação de um Horto de Plantas Medicinais

Objetivo é a criação de um Horto de Plantas Medicinais para PICs

O Programa Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFPEL, coordenado pela médica Kelen de Morais Cerqueira realizou uma reunião na quarta-feira (14/02/24) para discutir a possibilidade de criação de um Horto de Plantas Medicinais a UFPEL. O professor Sidney Gonçalves Vieira, pela coordenação do Projeto Hortas Urbanas participou da reunião na qual estiveram presentes representantes de várias áreas interessadas no projeto, coo Veterinária, Farmácia, Zootecnia entre outras.

A discussão levou em conta a experiência da UBS Areal/Leste no trabalho com PICs e a necessidade de produção de plantas medicinais suficientes para a demanda existente, o que já não é mais comportado pela horta existente na unidade de saúde. Desde logo, o Projeto Hortas Urbanas tem apoiado a iniciativa por entender que as PICs participam da construção de uma  nova racionalidade ambiental e contribuem para a sustentabilidade urbana.

Dos encaminhamentos discutidos ficoua proposta de analisar a possibilidade de criação do horto de plantas medicinais na Fazenda da Palma, da UFPEL, iniciativa liderada pelo professor Luiz Filipe Schuch.

O Projeto Hortas Urbanas continuará participando do projeto com intuito de contribuir para a instalação do Horto de Plantas Medicinais na UFPEL e incentivar a fitoterapia como uma prática importante na política das PICs.

Publicado em 16/02/2024, na categoria Notícias.