QUEM SOMOS

Em muitos países, as hortas urbanas têm surgido impulsionadas pelo crescimento das cidades, como apontam vários autores e documentos internacionais. Estas devem ser planejadas com base no estudo e ordenamento do território, de modo a minimizar as influências negativas da poluição gerada pelo ser humano, devendo priorizar em seu andamento a reciclagem, a reutilização e diminuição do uso dos recursos naturais.

Nosso projeto tem como objetivo organizar grupos de pessoas com o propósito de instalar hortas orgânicas na cidade de Pelotas-RS. Estas são organizadas pelos colaboradores e coordenadora do projeto. A partir das hortas, pretende-se dar mais um passo para a construção da sustentabilidade urbana, contribuindo beneficamente de forma ecológica, social e econômica às comunidades atendidas.

“Hortas Urbanas” é uma equipe interdisciplinar, que atua desde 2017, sendo composta por acadêmicos e professores da Universidade Federal de Pelotas-UFPEL e da Universidade de Caxias Sul-UCS, nas áreas de Geografia, Agronomia, Engenharia Civil, Nutrição, Enfermagem, Gastronomia e Sociologia. Os serviços prestados são gratuitos e visam incentivar a população, com oficinas, reuniões, visitas técnicas e mutirões de plantio.