Início do conteúdo
Produção de Mudas Hortícolas

A oficina de Produção de Mudas Hortícolas é coordenada pela profa. dra. Adriane Marinho de Assis e tem como objetivos apresentar e discutir os principais aspectos relacionados com a produção de mudas hortícolas, que vão desde a escolha da espécie vegetal, os métodos de propagação e semeadura, os substratos usados e demais fatores que devem ser considerados no manejo das mudas.

Na oficina, Adriane apresenta os métodos de propagação e os materiais que podem ser utilizados a fim de reaproveitar resíduos domésticos, como caixas de ovos, bem como os principais aspectos a serem considerados na semeadura e manejo de mudas. Após esse primeiro momento teórico-expositivo, as e os participantes põem em prática os conhecimentos construídos.

Materiais necessários:
  • – Bandeja com alvéolos (de preferência, oriunda de plástico reciclado): pelo menos, 01 bandeja a cada 02 participantes.
  • – 1 Saco de substrato S10-Beifort® (16 Litros).
  • – 1 Saco de Fibra de Coco Amafibra (106 Litros)- padrão 70 ou similar.
  • – Sementes de espécies hortícolas: 50 para 02 participantes.
  • Tesoura de poda e tesoura de colheita* (* é a tesoura usada na colheita de uva, por exemplo): o ideal é ter, pelo menos, 01 tesoura de poda e 01 de colheita a cada 02 participantes.
  • Regador.
  • Placas para a identificação das mudas nas bandejas.
Referências

FACHINELLO, J.C.; Hoffmann, A.; NACHTIGAL, J.C. Propagação de plantas frutíferas. Brasília: Embrapa Informações Tecnológicas, 2005. 221p.

FERMINO, M.H.; KÄMPF, A.N. Substrato para Plantas: A base da produção vegetal em recipientes. Porto Alegre: Genesis, 2000. 312 p.

FURLANI, A.M.C. Caracterização, manejo e qualidade de substratos para produção de plantas. Campinas: Instituto Agronômico, 2002. 122 p. (Documentos IAC, 70).