Início do conteúdo
COMPOSTAGEM E VERMICOMPOSTAGEM

A compostagem é um processo no qual o material orgânico é decomposto por micro-organismos e transformado em um adubo natural, semelhante ao solo. Os adubos orgânicos contêm nutrientes, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e micronutrientes, além de fertilizarem o solo, são ativadores da micro vida, melhoram a estrutura, aeração, aumentam a matéria orgânica e a infiltração da água das chuvas.

Com esse intuito de reciclar os resíduos orgânico foram construídas na comunidades do Py Crespo e da COHAB Tablada estruturas de madeira para a montagem de uma compostagem de resíduos orgânicos recolhidos nos locais. As estruturas foram feitas com tábuas e ripas de madeira, pregadas entre si sempre deixando um espaço para a aeração do composto, além disso foram adicionados lona plástica na parte inferior para não perdermos os nutrientes escorridos para o solo.

O processo ocorre conforme camadas de bolo, iniciando com camadas de maravalha, em seguida de esterco bovino e por último resíduos orgânicos, e assim sucessivamente até acabar os resíduos orgânicos. E por último a composteira é fechada com a lona plástica para não entrar chuva e sol.

A vermicompostagem, por sua vez, é uma forma prática de acelerar o processo natural de compostagem a partir da inserção de minhocas no sistema. Uma minhoca consome diariamente o equivalente ao seu peso em matéria orgânica. Em condições ótimas, um quilograma de minhocas consome diariamente um quilograma de matéria orgânica.

Ela pode ser feita em grande escala, mas é mais fácil ainda quando utilizada em pequena escala, permitindo a um agregado familiar de qualquer tamanho valorizar e reutilizar até dois terços do seu lixo doméstico diário sem qualquer dificuldade, de uma forma econômica, higiênica e divertida!

O vermicompostor da COHAB Tablada foi construído com baldes doados que são utilizados em restaurantes, dando uma destinação para esse material e diminuindo os custos para a comunidade. Os participantes puderam acompanhar o passo a passo de todo esse processo de montagem, tendo suas dúvidas esclarecidas, onde além do processo de montagem, puderam participar das etapas de colocação dos resíduos orgânicos.