Início do conteúdo
EQUIPE

DOCENTES:

Giovana Mendes de Oliveira (Coordenadora, pesquisadora e extensionista)

Currículo Lattes

Professora da UFPel. Coordenadora do Projeto. Professora Doutora, em Geografia pela UFRGS. Trabalha com geografia urbana e econômica e tem estudos na linha de inovação e sustentabilidade. No projeto coordena as reuniões com a comunidade e internas do grupo. Estimula ampliação dos estudos como grupos de estudos, e supervisiona as produções da equipe. Na comunidade coordena as reuniões, estimula o diálogo entre o grupo.
Especificamente coordena as atividades de reflexões sobre sustentabilidade urbana
.

Humberto Dias Vianna (Pesquisador e extensionista)

Currículo Lattes

Professor Adjunto do Centro de Engenharias da UFPel. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Diversidade Vegetal, mestrado em Engenharia Oceânica e doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência em aplicações de geotecnologias em estudos costeiros.

Sergio Faoro Tieppo (Pesquisador e extensionista)

Currículo Lattes

Professor da Universidade de Caxias do Sul. Doutor em Educação pela UFRGS. Experiência nas áreas de Sociologia da Educação e do Trabalho, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade Sustentável. No projeto é responsável pela orientação da execução da pesquisa-participante e de ações de educação ambiental. Tem experiência em manejo de tecnologias sociais voltadas para hortas orgânicas.

Sidney Gonçalves Vieira (Pesquisador e extensionista)

Currículo Lattes

Pós-Doutor pelo Departamento de Geografia da Universidade de Barcelona, Espanha (CAPES/FUNDACIÓN CAROLINA), 2011. Doutor em Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro, SP, com estágio no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2003). Mestre em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Especialista em Ciências Sociais – Sociologia, Universidade Federal de Pelotas (1988). Licenciado em Geografia, Universidade Federal de Pelotas (1986). Bacharel em Direito, Universidade Federal de Pelotas (1986). Licenciado em Estudos Sociais (1984). Professor Visitante na Facultad de Filosofia y Letras, Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires, Argentina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador visitante no Departament Geografia, Facultat de Geografia i Història, Universitat de Barcelona, Espanha, (FUNDACIÓN CAROLINA), 2010/2011. Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, 1993-1997, 2010-2014 e 2014-2018. Atualmente é professor Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (Curso de Mestrado), e em Memória Social e Patrimônio Cultural (Cursos de Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal de Pelotas. Professor Colaborador no Mestrado em Geografia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur/ICH/UFPel). Pesquisador das linhas de pesquisa em Geografia Urbana (com ênfase para estudos em requalificação urbana, urbanismo comercial e geografia histórica urbana), Teoria e História da Geografia, Paisagem, Memória Social e Patrimônio Cultural. Membro da Rede Brasileira de Estudos Geográficos Sobre Comércio e Consumo, ReBECCa.

Sônia Terezinha De Negri (Pesquisadora e extensionista)

Currículo Lattes

Nutricionista, Licenciada em Nutrição e Dietética. Especialização em Adm. de Serviços de Alimentação (Unisinos) e, em Gestão de Negócios em Alimentação (IPCE). Mestre em Educação (PUCRS), Doutora em Ciências pela Faculdade de Enfermagem (UFPel). Tem larga experiência profissional e em docência em Nutrição. Integrou a 1ª turma do quadro feminino de oficiais da Força Aérea Brasileira, como nutricionista militar. Foi professora em Nutrição junto à Secretaria Estadual de Educação do RS, lecionou em Curso Técnico de Nutrição, realizou assessoria em Alimentação Escolar e presidiu o Conselho de Alimentação Escolar, de Ijuí/RS. Participou do Conselho Regional de Nutricionistas, foi membro da diretoria da Associação Gaúcha de Nutrição. Lecionou nos cursos de Nutrição no IPA, Unisinos, Unijuí e Univates e, em cursos de pós-graduação. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. Interessa-se por estudos em Alimentação e Nutrição, Alimentos Orgânicos, Educação Alimentar e Nutricional e, temas do campo da Educação para formação de nutricionistas.

Teila Ceolin (Pesquisadora e extensionista)

Currículo Lattes

Graduada em Enfermagem (2001) e Licenciatura em Enfermagem-Licenciatura Plena (2001), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2004) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Saúde Pública (2007) pela UFPel. Mestrado em Ciências (2009) e Doutorado em Ciências (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade (UFPel). Coordenadora do Projeto de Extensão Prática Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde (desde 2017). Atua na área de saúde coletiva (ensino, pesquisa e extensão) principalmente com os seguintes temas: práticas integrativas e complementares, com ênfase em plantas medicinais; saúde rural; práticas de cuidado; pesquisas qualitativas, com orientação etnográfica, a partir da perspectiva da antropologia interpretativa.

Adriane Marinho de Assis (Pesquisadora e extensionista)
Currículo Lattes

Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- Faculdades Luiz Meneghel (1994), Mestrado (2004), Doutorado (2008) e Pós-doutorado (2008-2013) em Fitotecnia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)-PR. Ministrou a disciplina Fruticultura I (2011 a 2013), no Curso de Graduação em Agronomia e Propagação de Plantas (2009 a 2013) e Tecnologia da Produção de Frutas (2011 a 2012), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEL. Atualmente, é Prof. Adjunto II da Universidade Federal de Pelotas, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/FAEM, atuando na área de Horticultura, com Manejo, Tratos Culturais e Propagação de Plantas Ornamentais, Frutíferas e Fruticultura Ornamental, nos cursos de Graduação em Agronomia e Pós-graduação em Agronomia (Fruticultura de Clima Temperado), bem como no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes. É orientadora de alunos de Iniciação Científica, Graduação, Mestrado e Doutorado. É sócia da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

Fernanda Hernandes Figueira (Pesquisadora e Extensionista) 

Currículo Lattes

Graduada em Educação Física – Licenciatura pela Universidade da Região da Campanha (2006), graduação em Educação Física – Bacharelado pela Universidade da Região da Campanha (2009), graduação em Biologia – Claretiano Centro Universitário (2021), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas.

 

Hebert Luis Rossetto (Pesquisador e extensionista)

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2007). Experiência em P&D&I na área de Engenharia Civil (Estruturas, Construção Civil e Gestão da Construção) e de Materiais, principalmente em materiais hidrofílicos de natureza inorgânica. Recentemente, tem se dedicado às seguintes linhas de pesquisa: (i) adesão dos materiais cimentícios, com ênfase no papel da água confinada em camadas nanométricas na resistência mecânica de tais materiais; (ii) nova geração de biomateriais, com importantes aplicações em odontologia e ortopedia; (iii) desenvolvimento de dispositivos para regeneração do aparelho locomotor; (iv) sílica (micro, sub-micro e nano) e suas aplicações; (v) tenacificação de materiais cimentícios, incluindo petroquímicos; e (vi) gesso de alto desempenho, produtos correlatos e sistema construtivo inerente; (vii) análise de desempenho de materiais e estruturas correlatas à construção civil; e (viii) manufatura avançada de materiais e estruturas sustentáveis para a construção civil.

Currículo Lattes

 

Patrícia Soares Bilhalva dos Santos

Graduada em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal de Pelotas (2010), mestrado em Ingenieria Materiales Renovables (Engenharia de Materiais Renováveis) – Universidad del Pais Vasco (2012), mestrado em Formación del Profesorado para la Educación Superior – Universidad Nacional de Educación a Distancia (2015) e doutorado em Ingenieria Materiales Renovables (Engenharia de Materiais Renováveis) – Universidad del Pais Vasco (2016). Atualmente, atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), da Universidade Federal do Pará. Professora adjunta no Núcleo Básico do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Experiência e interesse na área de tecnologia e utilização de produtos florestais, com ênfase em Química da Madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Biorrefinaria, Tecnologia da madeira, Desenvolvimento de produtos e aplicação de Recursos renováveis.

Currículo Lattes

 

ACADÊMICOS:

Betiele Badia – NutriçãoCurrículo Lattes
Kauana Silveira Cardoso – Mestrado em Geografia – Currículo Lattes
Luiza Helena Correa – Geografia Licenciatura – Currículo Lattes
Maria Carolina Gomes Silva e Silva – Engenharia Ambiental e Sanitária – Currículo Lattes
Melice Gomes de Freitas Canez – Nutrição – Currículo Lattes
Rafael Meiatto de Avila – Geografia Licenciatura – Currículo Lattes 
Vitor Mauro da Silva – Medicina
Aline Santos de Almeida Paz Dias – Nutrição – Currículo Lattes
Ana Clara Marins Mendes – Engenharia Ambiental e Sanitária
Maria Fernanda Ghisi – Geografia Licenciatura –  Currículo Lattes
Agnes Ramos Rodrigues – Arquitetura e Urbanismo
Ana Clara dos Anjos Alvarenga – Nutrição – Currículo Lattes