Início do conteúdo
CALDAS

O modelo de agricultura urbana em que o projeto se pauta faz uso de produtos alternativos (sem agroquímicos) para a realização do controle de vários agentes indesejáveis que possam atuar negativamente na produção.

Nas hortas da COHAB Tablada foi realizada a confecção de duas caldas, sendo elas: calda bordalesa e a calda sulfocácica.

A calda bordalesa tem como objetivo proteger as plantas contra os ataques de ácaros e fungos servindo como fungicida, é permitida dentro da agricultura orgânica por ser um produto não tóxico. Este fungicida é indicado em hortaliças e no controle de doenças em plantas frutíferas.

A calda sulfocácica é utilizada para controlar ácaros, fungos, cochonilhas, possuindo também o efeito de adubação nas plantas. Ela também é aprovada pela lei dos orgânicos. Ao utiliza-la em plantas em florescimento requer cuidado, pois apresentam sensibilidade à calda. Sua prática deve ser efetuada em períodos amenos do dia e com uma temperatura inferior a 28°C.

**Tenha cuidado com o produto por ter efeito corrosivo, pode acabar danificando recipientes de metal, roupas e a pele. Para o seu manuseio e aplicação, deve-se utilizar luvas (equipamentos de proteção).

Já na comunidade do Py Crespo foi realizada uma oficina ensinando os principais produtos naturais a serem utilizados em hortas para repelir insetos e pragas. Foram adicionados aos canteiros iscas de chuchu e sal que servem para atrair as lesmas, para então retirar elas manualmente, para fazer o controle. E calda de arruda para repelir insetos nas hortaliças, servindo como um inseticida.