Coletivo riograndino visa divulgar e produzir conteúdo sobre cultura urbana

Por Débora Klein e William Machado

Com o clipe  “Matéria” do rapper Gábe, a  Ello.Coletivo entrou no cenário da cultura urbana de Rio Grande, em novembro de 2015. Hoje, o clipe já possui mais de 2 mil visualizações e o coletivo já contém outras produções disponíveis na internet. Conversamos com o rapper Gábe e o criador da Submundo Skateboarding, Matheus Vicente, ambos membros e criadores do coletivo, para saber mais sobre o projeto.

Tudo começou através da mistura de amizade e amor pela cultura de rua: sete amigos, a maioria com seus trabalhos independentes e envolvidos com a área desde o berço, uniram-se para fomentar o hip hop e o skate no município. Aos poucos, outros membros foram juntando-se aos sete e, atualmente, 15 pessoas atuam no coletivo. “A ideia é juntar as habilidades individuais de cada um pra fazer um trabalho mais profissional, usar nosso conhecimento pra impulsionar e trazer mais profissionalismo a cena”, conta Gábe.

Alguns participantes da equipe. (Foto: Divulgação)

Alguns participantes da equipe. (Foto: Divulgação)

Da união de projetos independentes o Ello.Coletivo tem como integrantes a Raptio Filmes, o Estúdio Santuário, o produtor Escambo e a marca Sumbundo Skateboarding. Ainda, o rapper Ah Jota, o DJ MD Beats e o grupo Aspecto Áudio – último lançamento do coletivo –, fotografo, cinegrafistas e demais membros integram o time.

Dentro da busca de expandir a cultura na cidade, o coletivo criou o projeto Outtakes, que é destaque para Gábe. Através de rimas acapella, o projeto tem a intenção de quebrar a barreira do preconceito musical que envolve o rap e mostrar a verdadeira mensagem do gênero: a poesia. “Acho espaço foda pra quem quer chegar com uma ideia necessária, onde as pessoas tem que dar mais atenção pro que elas tão falando, sinto falta desse tipo de espaço na cidade”, diz o rapper. Até o momento, o projeto teve três edições: a primeira com Gábe, a segundo com o rapper NK, membro do grupo UMRUMO e a terceira com Badih, do Ateliê 013.

Além da música, o coletivo também visa o incentivo do skate, parte forte da cultura urbana. Rafael Ninja e Matheus Falcão, nomes fortes no skate em Rio Grande, fazem parte do coletivo e carregam o nome do mesmo em suas competições. Há dois meses através, a Ello realizou a produção do  vídeo parte de Ninja, com apoio das marcas Olímpia Street Wear, Guigs Plaza, Freeday Skate e Snoway.

Para Matheus Vicente o trabalho em destaque é o álbum “Último Inverno Sem Respostas”, do grupo  Aspecto Áudio, lançado este mês. “Foi um trampo muito suado e mesmo não sendo do grupo, sempre estive envolvido na formação de ideias e identidade”, conta. O álbum contém sete músicas com mensagens positivas e a busca por novos caminhos. Ele está disponível  aqui.

Para o futuro o intuito é crescer ainda mais. A todo o momento o grupo já coloca no papel ideias de possíveis projetos que atuem de maneira marcante no cenário urbano de Rio Grande, mostrando à população que a área existe sim no município e tem muito a oferecer. Ainda, Vicente conta que a marca Submundo estará, em breve, sendo divulgada fora do Rio Grande do Sul.

Comentários

comments

Você pode gostar...