Resenha – O Rei Leão

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Simba (João Vítor Mafra/Ícaro Silva) é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar (Rodrigo Miallareti) faz com que Mufasa (Saulo Javan), o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.”

Assistiu ao Rei Leão original, de 1994? Eu assisti e amei essa nova versão. Mas, caso não tenha assistido, vale a pena conferir mais uma animação da Disney em live-action (na realidade totalmente em CGI).

Conversei com funcionários do cinema e esses confessam estar estarrecidos com o público que vem lotando as salas desde sua estreia. Principalmente por se tratar de filme considerado infantil, mas com a frequência de 90% adultos. Os mesmos adultos que há 25 anos viram e reviram as fitas de videocassete disponíveis em locadoras. Agora voltam e alguns, com seus filhos.

Produzido e dirigido pelo excelente Jon Favreau, O Rei Leão não decepciona. Com um CGI primoroso, que nos faz querer afagar o pequeno leãozinho, em um ambiente cuja natureza é exuberante, a famosa trilha sonora de Elton John e Hans Zimmer  faz com que o público se emocione.

Com 29 minutos a mais que do que o original, agora tem uma líder das hienas, a aparição do cajado de Rafiki e a extensão de muitas cenas. Tudo para que você curta mais essa famosa produção da Disney.

Citei os dubladores nacionais, porque até o momento só assisti à versão dublada. Mas sei que a versão com James Earl Jones, Donald Glover e Beyoncé está perfeita. Algumas pessoas reclamaram da dublagem brasileira, mas preferi dar mais atenção às imagens.

Aliás, se você é daqueles que se emocionam com facilidade, vai amar a famosa canção tema que dá início ao filme. “Circle of Life”, na dublagem “Ciclo sem Fim” , me fez chorar. É simplesmente linda.

Fico feliz que essa geração possa assistir a uma história baseada no respeito à família, na obediência aos pais e, principalmente, as responsabilidades por suas escolhas. Como todos sabem, Simba sofre as consequências por seguir sugestões não autorizadas pelo seu pai. 

Estreando de forma arrasadora nos EUA, o filme arrecadou US$191 milhões no fim de semana, sendo assim a segunda melhor estreia de 2019 e a oitava melhor de todos os tempos. 

O Rei Leão é um filme para a família. Para as crianças da geração que passou, mas principalmente para todos que amam o cinema e ainda se surpreendem com o que a tecnologia tem para mostrar.

Nota: Dez

Comentários

comments

Você pode gostar...