Libertadores da América 2019 completa a rodada de ida das oitavas de final

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta última semana, entre os dias 23 e 25 de julho, tivemos a realização da rodada de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Oito jogos que começaram a encaminhar os pretendentes às vagas na fase seguinte do mais importante torneio de clubes do nosso continente.

Nas próximas linhas, esmiuçaremos detalhes de cada um dos oito confrontos, que mobilizaram 16 equipes de cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Equador e Uruguai), que buscam o prêmio máximo do futebol da América do Sul.

Diego Tardelli e David Braz (de costas) decidiram a vitória do Grêmio contra o Libertad. Imagem: Max Peixoto/ Dia Esportivo/ Estadão Conteúdo.

CRUZEIRO X RIVER PLATE (Belo Horizonte – 30/07 – 19h15)

No confronto que reuniu clubes que detém seis troféus da Libertadores, o equilíbrio foi a tônica. River Plate e Cruzeiro empataram sem gols e deixaram o futuro do duelo em aberto. Quem vencer no Mineirão, na partida que será realizada na próxima terça (30), a partir das 19h15, garante a classificação. Caso tenhamos empate com gols, o River passa de fase, mas se o jogo acabar novamente em igualdade sem gols, teremos a decisão na cobrança de penalidades máximas.

Com o empate no confronto de ida, o River continua invicto na Libertadores, mas com apenas uma vitória em casa. Enquanto isso, o Cruzeiro perdeu os cem por cento de aproveitamento como visitante, embora não tenha sido derrotado fora de casa na competição. Cabe destacar este fato porque o River Plate teve uma penalidade máxima, que acabou desperdiçando, aos 51 minutos do tempo final. Com todos estes ingredientes, o jogo da volta deverá ser bastante emocionante.

 

OLIMPIA X LDU (Assunção – 30 de julho – 21h30)

Embora participando de um duelo menos badalado, LDU-EQU e Olímpia-PAR, fizeram um jogo que teve uma boa quantidade de gols. A vitória por 3 a 1 dá uma certa folga à LDU no jogo da volta, que garante a classificação caso vença, empate ou perca por um gol de diferença. Até mesmo se perder por dois gols para os paraguaios, ainda assim, a equipe equatoriana terá chances de classificação. Basta que marque pelo menos dois gols, caso seja derrotada por dois tentos de desvantagem.

Para o Olímpia, três vezes campeão da Libertadores, para passar às quartas de final, será necessário vencer por dois a zero, ou ganhar por qualquer placar com três ou mais gols de diferença. Com todas estas possibilidades, a previsão é de que tenhamos um confronto bastante equilibrado e que será disputado em alta voltagem. 

 

PALMEIRAS X GODOY CRUZ (São Paulo – 30/07 – 21h30)

Com o susto em Mendoza, quando o Palmeiras ficou com dois gols de desvantagem e precisou buscou o empate (2 a 2), a tendência é que a partida da volta seja mais tranquila, dentro do possível, levando-se em conta o ambiente nos bastidores do time paulista.

Após o empate diante do Vasco em 1 a 1, em pleno Allianz Parque, na partida deste sábado (27), válida pelo Brasileirão, os protestos da torcida foram direcionados ao técnico Felipão e ao atacante Dudu, o craque que se esconde nos momentos ruins do time. Com este ambiente conturbado, uma vitória diante do Godoy Cruz aliviaria parte da tensão. É lícito lembrar que o vencedor do jogo de quarta passa de fase. Caso o jogo termine empatado em zero a zero ou com um gol para cada lado, o Verdão se classifica. Em caso empate com três ou mais tentos, a equipe argentina avança. Mas se o resultado do jogo de ida se repetir, teremos as famigeradas cobranças de pênaltis.

Vale lembrar que, o Palmeiras venceu as três partidas que disputou em casa na Libertadores e que os argentinos ainda não triunfaram como visitantes.

 

CERRO PORTEÑO X SAN LORENZO (Assunção – 31/07 – 19h15)

Depois do empate sem gols em Almagro, região metropolitana de Buenos Aires, o Cerro Porteño receberá o San Lorenzo na decisão de uma vaga às quartas de final da Libertadores. Será o confronto entre o time paraguaio, que defende os cem por cento de aproveitamento em casa, contra o campeão continental de 2014, que ainda não triunfou como visitante.

Neste confronto que tende ao equilíbrio, o vencedor da partida garante lugar nas quartas de final. Caso o jogo termine empatado sem gols, teremos cobranças de tiros da marca do pênalti. Mas se a igualdade acontecer com abertura de placar, a classificação sorrirá ao visitante San Lorenzo, que continuaria sem vencer fora de casa, mas voltaria com a vaga para Almagro.

 

BOCA JUNIORS X ATHLETICO PARANAENSE (Buenos Aires – 31/07 – 21h30)

Um dos acontecimentos comuns da história da Libertadores consiste no crescimento do Boca Juniors na reta decisiva nas edições da competição continental. Em 2018, os argentinos estiveram muito próximos da desclassificação na fase inicial do campeonato, pois não dependiam dos seus esforços para passar da primeira etapa. Mas, mesmo que as evidências mostrassem o contrário, os xeneizes (apelido do Boca Juniors) classificaram-se, eliminaram o Palmeiras (melhor campanha da 1ª fase) nas semifinais, e foram batidos apenas na final, pelo arquirrival River Plate.

Em 2019, o Boca não correu riscos de desclassificação, pois conquistou com certa folga a liderança do Grupo G, mas isto não impediu que fosse goleado pelo Athletico Paranaense, no confronto realizado em Curitiba, no qual o rubro-negro anotou um categórico três a zero. Mesmo assim, no reencontro entre as duas equipes, válido pelas oitavas da Libertadores, os argentinos voltaram à Arena da Baixada e venceram por 1 a 0. Além disso, abateram o moral do time brasileiro, que teve a oportunidade de empatar a partida num pênalti que foi perdido por Marco Ruben, um dos artilheiros da competição até o final da 1ª fase, com seis gols.

Resumo da ópera, o quase morto Boca deve crescer no momento certo (mais uma vez) e leva uma enorme vantagem para decidir o confronto contra os paranaenses no seu reduto, a temível La Bombonera. Os argentinos se classificam com vitória ou empate. Enquanto isso, o Athletico, volta com a vaga, caso vença por um gol de diferença e se anotar dois tentos ou mais. Mas se triunfar por um saldo maior também garante a passagem às quartas.

O detalhe sórdido da discussão sobre a classificação entre Boca e Athletico é que os xeneizes venceram os três jogos que disputaram no seu estádio nesta Libertadores. Por outro lado, o time brasileiro foi um visitante camarada, sendo derrotado nas três ocasiões em que atuou fora de casa. Enfim, o sinal de alerta está ligado para o time paranaense.

 

INTER X NACIONAL – URU (Porto Alegre – 31/07 – 19h15)

Cinco títulos de Libertadores estão envolvidos no confronto entre Inter e Nacional do Uruguai. Invicto no campeonato, o Inter teve algum trabalho para segurar o ímpeto do voluntarioso Nacional, que atuou como mandante no jogo de ida. Vale lembrar que, apesar do Nacional não frequentar o rol de favoritos ao caneco desta Libertadores, na fase inicial a equipe fez 13 pontos, apenas um ponto a menos que o Internacional. Ou seja, é um adversário perigoso para o Colorado gaúcho.

Depois de segurar o gás inicial dos uruguaios, o Inter matou o jogo aos 44 minutos da etapa final, quando Wellington Silva acionou o artilheiro peruano Guerrero, que decidiu a disputa (1 a 0 para o Colorado). Assim, o confronto de Porto Alegre tende a favorecer a equipe gaúcha, que é quase imbatível no Beira-Rio, estádio que abriga uma torcida fanática que tem atuado junto com o time, que é mais eficiente do que propriamente brilhante.

Para classificar-se, o Internacional precisa de uma outra vitória ou, na pior das hipóteses, um empate. Enquanto isso, o Nacional busca vencer por uma diferença de pelo menos dois gols. Se os uruguaios venceram por apenas um gol de vantagem, terão que marcar dois tentos ou mais. Ou seja, o Internacional tem uma excelente vantagem, mas precisa tomar cuidado com o time do Uruguai. Outro detalhe importante é que o Nacional venceu duas das três partidas que disputou como visitante na etapa inicial da Libertadores. Além do inexpressivo Zamora-VEN, triunfaram sobre o Atlético-MG, na cidade de Belo Horizonte. Resumindo, a classificação colorada deve acontecer, mas todo o cuidado é pouco.

 

FLAMENGO X EMELEC (Rio de Janeiro – 31/07 – 21h30)

Missão quase impossível. Assim pode ser definida a luta pela classificação que o Flamengo vai travar contra o Emelec, na próxima quarta-feira (31), no estádio do Maracanã. Mas o que mais entristece o torcedor rubro-negro é que antes da partida de ida das oitavas, o Emelec era um adversário possível de ser batido e até com certa tranquilidade, mas uma atuação desastrosa do Flamengo, permitiu que os equatorianos vencessem pelo bom placar de dois a zero e abrissem vantagem considerável na série.

O grande culpado pela atuação ruim do Flamengo foi o técnico português Jorge Jesus, que inventou de tal maneira na escalação do time, que descaracterizou a equipe, que teve um comportamento apático e foi facilmente derrotada pelo apenas esforçado Emelec.

O comandante rubro-negro errou ao tirar Cuellar, o ponto de equilíbrio da equipe, e promover Willian Arão e o inconstante Diego aos postos de volantes do Flamengo. Pior que isso, lançou Rafinha como ponteiro e, mesmo atuando praticamente 20 minutos com um jogador a mais, foi incompetente para obter um resultado melhor no Equador.

Para o jogo do Maracanã, o técnico Jorge Jesus não contará com Diego, que sofreu uma fratura e já foi operado. Assim, o Flamengo terá que superar-se e buscar a vitória por três gols de diferença ou mais, caso contrário, a vaga tenderá a ficar com o Emelec, que venceu duas vezes, nas três partidas que fez fora de seus domínios nesta Libertadores e ainda está invicto como visitante. Uma tranquilidade para quem se classifica com qualquer vitória, empate, derrota por um gol de diferença ou até por dois tentos de desvantagem, caso vaze a defesa do Flamengo e, que conta o artilheiro Angulo (4 gols na Libertadores), que passou em branco no Equador.

Enquanto isso, a torcida espera que o rubro-negro não repita a derrota que teve para o Peñarol no Maracanã (0x1), ainda na fase inicial. Se for para lembrar uma boa partida, que os jogadores flamenguistas imitem os seis a um, aplicados no boliviano San José. Enfim, a missão do Flamengo não será fácil, mas se conseguir reverter a desvantagem, pode engrenar e caminhar para algo maior na competição.

 

LIBERTAD X GRÊMIO (Assunção – 01/08 – 21h30)

Na quinta-feira (25), tivemos o início de um drama na cidade de Porto Alegre. Na primeira etapa, o Grêmio parecia que deixaria se repetir o roteiro do enfrentamento contra o Libertad, acontecido na 1ª fase, quando teve mais posse de bola atuando na Arena, mas ineficiente nas conclusões, acabou derrotado pelos paraguaios (0x1). A torcida sentia que a manutenção do contestado centroavante André levaria a uma nova tragédia. A impressão permaneceu no começo do segundo tempo, quando o técnico Renato bancou a volta de André dos vestiários.

O que já era ruim, chegou às raias do desespero com a merecida expulsão de Pedro Geromel. A partir da saída de Geromel, porém, Renato Gaúcho consertou o time, promovendo as entradas de Diego Tardelli e David Braz. O atacante Tardelli foi jogar na posição de André, que havia dado o seu lugar para o zagueiro Braz.

Assim, simplificando e sem inventar, o técnico e ídolo gremista viu Tardelli e Braz anotarem os gols do Tricolor, espantando qualquer possibilidade de zebra e, mais importante, uma boa vantagem para a decisão que acontecerá na próxima quinta-feira, 1° de agosto, no estádio Defensores del Chaco, na capital paraguaia.

Para o jogo da volta, o Grêmio se classifica com qualquer vitória, empate ou derrota por um gol de desvantagem. Se o Grêmio perder por dois gols de diferença, mas vazar a defesa paraguaia, volta classificado também. Enfim, as perspectivas são ótimas, pois o Libertad precisa golear o Grêmio para evitar a loteria das penalidades máximas. Lembrando que, na primeira fase, o Grêmio necessitava da vitória contra o Libertad no jogo que foi realizado no Paraguai, e triunfou com um categórico dois a zero.

A torcida gremista está confiante, embora os jogadores tricolores preguem respeito ao adversário, que tem no ataque, um dos artilheiros da Libertadores, o atacante Adrián Martínez, autor de seis tentos na competição.

Comentários

comments

Você pode gostar...