Pelotas vence o terceiro BraPel das quadras na Série Bronze do Estadual de Futsal

Por Luís Artur Janes Silva 

No último sábado (27), a Associação Brasil Futsal (ABF) e o Pelotas fizeram o terceiro clássico BraPel das quadras da temporada de 2019, válido pela segunda rodada da fase dois do Campeonato Estadual de Futsal da Série Bronze, patrocinado pela Liga Gaúcha. O jogo aconteceu no ginásio do DC Esportes, com mando de quadra áureo-cerúleo. Assim como nos outros dois clássicos disputados na fase inicial da competição, o Pelotas foi o vencedor deste duelo (5 a 4), mesmo que não tenha sido tão superior, se comparado aos encontros anteriores.

Fuca (à esquerda) e Paulo de Souza Neto (à direita), respectivamente, os técnicos de ABF e Pelotas. Imagem: Camila Horne Mattos/ Assessoria de Imprensa da ABF

O JOGO

A primeira etapa da partida iniciou com a ABF propondo as ações do jogo, e sendo premiada com a abertura de contagem no placar, através de Samuca. Mas ainda no primeiro momento da partida, o Pelotas partiu para cima da ABF e, aproveitando-se da desatenção do sistema defensivo rubro-negro e da condição de extraclasse de Rafael Almeida, conseguiu a virada, com dois gols marcados pelo craque. 

Recuperando-se da reversão do placar, a ABF voltou a ter o comando da partida, mas esbarrou na pequena quantidade de chances que criou, que não foram devidamente aproveitadas. Assim, sem conseguir um bom aproveitamento ofensivo, a ABF sofreu o terceiro gol na parte final do primeiro tempo. Rafael Almeida foi eficiente numa cobrança de falta e anotou o seu terceiro gol no duelo e o segundo de bola parada. Com os três a um a favor do Lobo das quadras, cada uma das equipes tiveram tempo de perder chances incríveis. Primeiro, a ABF desperdiçou uma excelente jogada individual de Gabriel Lima (o melhor da partida), que limpou a defesa áureo-cerúlea, deixando a bola para Samuca, que arrematou mal. 

O Pelotas respondeu através de Vini, que solto pela direita, chutou rasteiro, mas a bola passou raspando em uma das traves defendidas por Alemão. Assim, encerrou-se a etapa inicial, mostrando uma ABF com bom volume de jogo, mas com baixo aproveitamento ofensivo, enfrentando um Pelotas reativo e que valeu-se de uma das suas principais individualidades (Rafael Almeida), que marcou os três gols do Lobo no tempo inicial, garantindo a vantagem da equipe azul e amarela.

No momento inicial da segunda etapa, as duas equipes mantiveram um ritmo frenético, trocando constantemente a posse de bola. Com a velocidade estonteante da partida, Sérgio anotou o quarto gol do Lobo das quadras, dando a impressão de que a definição da partida começava a se encaminhar. Mas a ABF não se entregou, e jogando na intensidade de Gabriel Lima, que marcou dois gols, acabou se aproximando no placar (4 a 3).

Quando parecia que a ABF teria forças para buscar a igualdade, entrou em ação o outro extraclasse do Pelotas. Daniel Carvalho, que praticamente não havia aparecido na primeira etapa, mostrou o seu talento no momento certo, anotando o quinto gol do Lobo e garantindo uma certa tranquilidade (5 a 3). Mais relaxado em quadra, o Pelotas amassou a ABF na metade do segundo tempo, atuando com grande intensidade e criando oportunidades, que foram neutralizadas pelo goleiro Jiboia, que entrara no lugar de Alemão, e que foi um dos destaques da etapa final.

Sem conseguir aumentar a sua vantagem, o Pelotas viu a ABF reinar na parte final do jogo, tomando conta das ações ofensivas, centrada na figura de Gabriel Lima, que anotou mais um gol, e que foi bem assessorado por Charles. A ABF passou a martelar a defesa do Pelotas e teve duas chances reais no minuto final da partida, ambas desperdiçadas por Gabriel Lima, que teve a possibilidade de igualar a disputa quando faltava um segundo para o seu encerramento. Lima bateu a falta, que raspou a trave esquerda defendida pelo goleiro do Pelotas.

Após a terceira derrota em três clássicos BraPel das quadras, a ABF ocupa a última posição do Grupo H da segunda fase da Liga Bronze do Estadual de Futsal. O Xavante da bola pesada soma um ponto em dois jogos e volta às quadras no próximo sábado, 03 de agosto, para enfrentar o Atlético de Candelária. A partida acontecerá no DC Esportes e iniciará às 20 horas. 

Enquanto isso, o Pelotas, que havia sido derrotado na estreia desta fase, recuperou-se e agora ocupa a terceira colocação do Grupo, com três pontos conquistados, mesmo número do Atlético de Candelária, que venceu o Lobo na rodada inicial. O Pelotas também jogará no próximo sábado (03), mas atuará longe de sua torcida. O Lobo das quadras enfrentará o XV de Novembro de Vila Maria, em partida que começará às 20 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...