Brasil conquista 15 medalhas no Pan de Judô

Por Roger Vilela

A seleção brasileira de judô conquistou 15 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Judô, realizado em Lima, capital do Peru, entre os dias 25 e 28 de abril. Foram quatro medalhas de ouro, oito de prata e três de bronze. Na final da disputa por Equipes Mistas, o Brasil levou a melhor contra a equipe de Cuba.

Entre os medalhistas brasileiros estão a gaúcha Mayra Aguiar, que executou um golpe perfeito e ganhou o hexacampeonato da categoria meio-pesado (até 78kg), o canoense Daniel Cargnin, que levou o ouro do meio-leve (até 66kg) e a judoca da cidade de Júlio de Castilhos, Maria Portela, que perdeu para Maria Perez, de Porto Rico, e ficou com a prata do médio (até 70kg) feminino.

O Brasil conquistou o título por Equipes Mistas ao derrotar Cuba por 4 a 3. Imagem: Rafal Burza/CBJ

A bicampeã mundial Mayra Aguiar, levou o seu sexto título pan-americano após aplicar um ippon na cubana Kaliema Antomarchi na final. A brasileira não participava do Campeonato desde a edição de 2016, realizada em Havana, na qual foi medalha de prata.  Em entrevista concedida a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a atleta declarou: “De 2016, que foi o último que eu disputei, para cá, eu venho com mais experiência, com uma forma mais tranquila de lutar, mas mantendo a agressividade, o foco, pensando mais e com uma estratégia de luta melhor do que o que eu tinha antes. Então, estou satisfeita. É mais uma competição para estimular, para manter essa constância de pódio, competindo bastante e trazendo bons resultados.”

Depois de dois vice-campeonatos seguidos, o gaúcho Daniel Cargnin conquistou o inédito ouro do meio-leve após derrotar o peruano Juan Postigos. “Acho que a palavra é resiliência. Muita coisa aconteceu nesse tempo. As duas finais passadas eu estava ganhando de waza-ari e a estratégia para esse ano era pensar uma luta de cada vez. Assim como eu ganhei no detalhe eu poderia não me dar tão bem. Amadureci muito nesse tempo e ainda tenho mais a amadurecer”, disse o judoca a CBJ.

As outras medalhas de ouro do Brasil foram conquistadas por Rafael Silva, o “Baby” (+100kg), que venceu o também brasileiro David Moura, e por Larissa Pimenta (até 52kg), que derrotou com um ippon a americana Angelica Delgado.

Além de Maria Portela, os judocas Nathália Brígida (48kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Eric Takabatake (60kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e David Moura (+100kg) trouxeram a prata para o Brasil. Já os atletas Eduardo Yudy Santos (81kg), Sarah Menezes (52kg) e Beatriz Souza (+78kg) conquistaram o bronze.

Com a conquista das 15 medalhas, o Brasil garantiu o título de campeão geral da competição. O Canadá ficou em segundo e Cuba em terceiro no quadro geral individual.

Pan-Americano por Equipes Mistas

No domingo (28), na final do Campeonato por Equipes Mistas, o Brasil derrotou Cuba por 4 a 3. A judoca Beatriz Souza, de 20 anos – a mais jovem da equipe – venceu a cubana Idalys Ortiz duas vezes. Baby e Maria Portela também venceram suas lutas e garantiram o ouro para o país.

Próximos compromissos

A próxima competição do Brasil é o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de maio. Neste torneio serão definidos os classificados para o Campeonato Mundial de Judô, que será realizado entre 25 de agosto e 1° de setembro de 2019, em Tóquio, no Japão.

Antes do mundial, de 26 de julho a 11 de agosto, o judô brasileiro voltará a Lima para participar dos Jogos Pan-Americanos de 2019.

Comentários

comments

Você pode gostar...