Liga dos Campeões da UEFA inicia sua fase semifinal

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta terça-feira (30), teremos o início da fase semifinal da Liga dos Campeões da UEFA (União Europeia de Futebol), a maior competição de clubes do mundo. Disputada desde a temporada 1955-1956, ainda com o nome de Copa dos Clubes Campeões Europeus, este certame tem como seu maior vencedor, a equipe do Real Madrid (Espanha), que abocanhou 13 troféus, inclusive a última edição do torneio, conquistada diante do Liverpool, da Inglaterra. Na temporada 2018-2019, a semifinal da Liga dos Campeões reunirá três vencedores históricos da competição (Barcelona, Liverpool e Ajax), que terão a companhia do Tottenham, clube londrino, que dentro do contexto europeu, não ocupa um lugar de grande destaque.

Messi, com a bola nos pés, comandará o Barcelona na briga por mais uma Liga dos Campeões. Imagem: Reuters

Tottenham x Ajax (30 de abril e 08 de maio)

O duelo que reunirá as zebras desta fase da Liga dos Campeões. Assim pode ser definido o encontro entre o Tottenham (Inglaterra) e o Ajax (Holanda).

Os ingleses possuem três títulos continentais na sua história. Conquistaram duas Copas da UEFA, atual Liga Europa, nos distantes anos de 1972 e 1984. Além disso, venceram a extinta Recopa Europeia, na temporada 1962-1963. O clube londrino também não é um grande papão de canecos dentro de casa. Dono de 8 conquistas da Copa da Inglaterra, o Tottenham tem apenas dois campeonatos ingleses (1951 e 1961).

Isto faz do clube da capital inglesa, o patinho feio da fase semifinal da Liga dos Campeões. Atual terceiro colocado do Campeonato Inglês, no qual não tem mais chances de levantar o troféu, o time treinado pelo argentino Mauricio Pochettino, aposta todas as suas fichas no torneio europeu.

Tendo começado a disputa da Liga diretamente na fase de grupos, o Tottenham enfrentou neste momento da competição, o espanhol Barcelona, a italiana Internazionale e o PSV (Holanda). Classificado com apenas 8 pontos, conquistados em 2 vitórias e outros dois empates, o Tottenham perdeu as duas partidas iniciais, mas conseguiu se equilibrar e classificar. A equipe embalou de vez ao eliminar o alemão Borussia Dortmund, com dois triunfos na série. A prova de fogo para os londrinos, aconteceu nas quartas de final, quando enfrentaram o poderoso Manchester City, o atual campeão inglês, treinado pelo badalado Pep Guardiola. A classificação dramática veio no saldo de gol qualificado, pois o Tottenham venceu em casa por apenas 1 a 0. Mas na partida da volta, em Manchester, mesmo derrotado, acabou eliminando o City porque fez três gols como visitante, na partida que acabou 4 a 3. Esta derrota interrompeu uma sequência de cinco vitórias, mas nenhum torcedor lamentou. O herói da classificação foi o artilheiro coreano Son, que marcou três gols nesta série eliminatória.

Desta forma, o Tottenham chega às semifinais bastante animado e confia na força de seus destaques. Harry Kane, artilheiro da última Copa do Mundo, o argentino Lamela, o belga Vertonghen e o brasileiro Lucas Moura são as principais esperanças dos torcedores londrinos.

O adversário do Tottenham será um tradicional clube holandês, que já viveu períodos de glória na competição europeia, mas que estava no ostracismo nestes anos 2000. O Ajax, clube que apresentou Johan Cruyff ao mundo, ganhou quatro títulos da Liga dos Campeões (1971, 72, 73 e 1995). Dois títulos mundiais e 33 campeonatos dos Países Baixos, colocam o time como um gigante do futebol, que andava adormecido.

Vindo da Pré-Liga dos Campeões, quando eliminou o croata Dínamo Zagreb, o time holandês surpreendeu ao ficar na segunda colocação do Grupo E do torneio, apenas três pontos atrás do Bayern de Munique. Invicto, o Ajax conquistou três vitórias nesta fase.

Mas os holandeses deixaram o mundo espantado a partir das oitavas de final, quando eliminaram o Real Madrid. Jogando em Amesterdão, o Ajax foi derrotado pelos merengues (1 a 2). Tudo parecia se encaminhar para mais uma desclassificação prematura, mas na capital espanhola, a equipe dos Países Baixos arrasou com o atual tricampeão europeu e mundial. Um envolvente Ajax humilhou o Real Madrid, num inesperado placar de 1 a 4. Na fase seguinte, foi a vez do Juventus, de Cristiano Ronaldo, sentir a força da tradicional agremiação holandesa. O atual octacampeão italiano empatou como visitante, mas foi batido em Turim (1 a 2). A vitória do Ajax tirou o português Cristiano Ronaldo da semifinal da Liga, algo raro.

Os destaques do Ajax são o sérvio Tadic, artilheiro do time (7 gols), os holandeses Van de Beek, Ziyech e o argentino Tagliafico, todos com três gols. Além destes, a equipe conta com David Neres, ex-São Paulo.

 

Barcelona x Liverpool (01 de maio e 07 de maio)

O segundo confronto de semifinal da Liga dos Campeões reunirá dois clubes que tem cinco títulos da competição. O Barcelona, do fenomenal Messi, tentará barrar o atual vice-campeão do certame, o inglês Liverpool.

Iniciando a decisão no Camp Nou, o Barça brigará por mais esta conquista, que tornará ainda mais brilhante a sua galeria de troféus. Afinal, o que dizer de um clube que, além de cinco campeonatos europeus (1992, 2006, 2009, 2011 e 2015), já venceu três mundiais de futebol (2009, 2011 e 2015).

O Barcelona entrará em campo como campeão nacional, caneco conquistado no último final de semana, com vitória sobre o Levante (1 a 0). O único semifinalista invicto, que venceu sete dos dez jogos que disputou, o Barça não teve dificuldades para ser líder do seu grupo na primeira fase. Também passou nos mata-matas com tranquilidade, quando eliminou o Lyon (FRA) e o Manchester United, que foi batido nos dois enfrentamentos que tiveram.

O grande destaque da equipe catalã é o argentino Messi, autor de dez gols na Liga dos Campeões. Auxiliado por jogadores do calibre de Dembélé, Rakitic e do brasileiro Philippe Coutinho, o Barcelona pode voltar ao Olimpo do futebol europeu.

Mas o time da Catalunha terá um forte adversário pela frente. O Liverpool, do técnico alemão Jürgen Klopp, vai tentar superar a traumática derrota na final da Liga dos Campeões do ano passado, quando foi batido pelo Real Madrid.

Cinco vezes campeão continental (1977, 1978, 1981, 1984 e 2005) e 18 títulos ingleses, o Liverpool ainda briga para evitar o bicampeonato nacional do Manchester City e, de quebra, voltar a conquistar o torneio caseiro, após 29 anos de jejum.

Mas os torcedores do time da Terra dos Beatles não renegaram uma conquista europeia, pois servirá de atalho para que a equipe voltasse a disputar um Mundial de Clubes, competição na qual o Liverpool tem sido invariavelmente derrotado no momento decisivo.

Os ingleses renasceram das cinzas na Liga dos Campeões, pois na fase inicial se classificaram com apenas 9 pontos, obtidos em três vitórias. A equipe treinada por Klopp engrenou a partir das oitavas de final quando eliminou o Bayern Munique, aplicando 3 a 1, na casa do adversário. Este triunfo exorcizou definitivamente a má campanha da fase inicial, na qual o Liverpool perdeu três jogos, entre eles, uma humilhante derrota diante do sérvio Estrela Vermelha. Com ânimo renovado, o time inglês atropelou o Porto nas quartas de final, vencendo os dois confrontos e goleando em Portugal (1 a 4).

Embalada, a equipe inglesa terá que superar-se para bater o poderoso Barcelona, contando com um bom elenco para isso, no qual se destacam os artilheiros Salah, Mané e o brasileiro Roberto Firmino, todos com quatro gols. Além deles, o goleiro Alisson, ex-Internacional de Porto Alegre, o guineense Keita e o inglês Milner também são boas opções para o simpático e competente técnico Jürgen Klopp.

Comentários

comments

Você pode gostar...