Libertadores da América 2019 inicia a fase de quartas de final

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta terça (20), teremos o início da fase de quartas de final da Copa Libertadores da América de 2019, a maior competição interclubes do continente. Oito equipes darão continuidade ao sonho de conquistarem o tão cobiçado troféu. Além do River Plate-ARG, atual campeão, esta fase contará com a participação do Boca Juniors-ARG, da LDU-EQU, do Cerro Porteño-PAR e dos brasileiros Grêmio, Palmeiras, Internacional e Flamengo. Destas equipes, apenas o paraguaio Cerro Porteño nunca conquistou a Libertadores, mas em compensação, tem 40 participações no torneio, a maior entre os integrantes desta fase.

Jorge Jesus tenta transformar o Flamengo num time de fato. Imagem: Reprodução/ SporTV.

Nestas linhas, traremos um pequeno apanhado sobre a expectativa relacionada aos enfrentamentos de mais esta fase da Libertadores da América.

 

RIVER PLATE X CERRO PORTEÑO (Buenos Aires – 22/08 e Assunção – 29/08) – Ambos os confrontos iniciarão às 19h15

O confronto entre argentinos e paraguaios promete ser muito disputado, apesar da maior tradição de títulos continentais que o River Plate possui. Nas oitavas de final, os atuais campeões do torneio, empataram os dois jogos contra o Cruzeiro, mas venceram nos pênaltis, em pleno Mineirão. Ainda invictos na competição, o time comandado por Marcelo Gallardo, empatou seis das oito partidas das quais participou, tendo um aproveitamento de 50% dos pontos. Pior que isso, o River ganhou apenas uma vez em casa neste campeonato e precisa melhorar este desempenho para decidir com vantagem na capital paraguaia. Depois da classificação maiúscula contra o Cruzeiro, a equipe argentina parece ter engrenado e a prova disso é a goleada que aplicou no Racing, em jogo válido pelo Campeonato Argentino. O time de Gallardo fez seis a um no adversário, em pleno El Cilindro, em Avellaneda, no enfrentamento que ocorreu neste sábado (17).

Enquanto isso, o Cerro Porteño quer superar-se e eliminar o segundo gigante  argentino da competição. Mesmo considerado um clube menor que o River no contexto continental, os paraguaios têm uma campanha melhor que os rivais. Ao todo, fizeram 17 pontos, conquistados em cinco vitórias e dois empates. Além disso, o Cerro Porteño perdeu apenas uma vez no certame. Embalado, após tirar o San Lorenzo nas oitavas, com direito a virada de placar, o time paraguaio quer fazer história e eliminar o River Plate.

Na história da Libertadores, as duas equipes se enfrentaram em quatro oportunidades e os argentinos têm duas vitórias, contra um triunfo do time paraguaio. Mais um capítulo deste duelo acontecerá nestas próximas duas semanas.

 

LDU X BOCA JUNIORS (Quito – 21/08 e Buenos Aires – 28/08) – Ambos os confrontos iniciarão às 19h15

Nunca tivemos um confronto entre Boca Juniors e LDU na história da Libertadores. E, este ineditismo, faz crescer a expectativa para estes jogos. A LDU participou do grupo mais equilibrado da fase inicial da Libertadores e sobreviveu, ficando em segundo lugar, atrás do Flamengo e na frente do tradicional e desclassificado Peñarol, mas todos fizeram dez pontos.

Nas oitavas de final, os equatorianos não tiveram dificuldades para desclassificar o Olimpia. A vaga foi praticamente garantida na partida de ida, quando a LDU fez três a um, resultado que permitiu que o time fosse tranquilo para Assunção. Enquanto isso, o Boca Juniors, comandado pelo atacante Benedetto, engrenou nas oitavas de final, após derrotar o Athletico Paranaense nos dois confrontos que tiveram.

Assim, os xeneizes levam vantagem porque decidem em casa, mas também por ter mais tradição na competição, dono de seis troféus, e por terem somado mais pontos no atual certame. Afinal, o Boca tem 17 pontos, conquistados em cinco vitórias e dois empates. Já a LDU somou 14 pontos, originados de quatro vitórias e dois empates. Ou seja, os argentinos perderam apenas uma vez no campeonato, enquanto a equipe do Equador foi derrotada em dois confrontos. Isto faz com que as previsões dos comentaristas tendam a considerar o favoritismo destacado do Boca Juniors, que mais uma vez, caminha rumo ao título da Libertadores.

 

GRÊMIO X PALMEIRAS (Porto Alegre – 20/08 e São Paulo – 27/08) – Ambos os confrontos iniciarão às 21h30

Um encontro entre dois gigantes do futebol continental, assim pode ser definido o confronto entre Grêmio e Palmeiras. Além deste ingrediente, outro atrativo da disputa é o fato de que os comandantes das duas equipes são ídolos máximos do Grêmio. O atual técnico do time gaúcho, Renato Portaluppi, é considerado o maior atleta da história gremista. Enquanto isso, o comandante do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, é considerado por muitos torcedores do Tricolor, como o maior treinador da história do clube. Ou seja, teremos um encontro de titãs à beira do campo.

Dono da segunda melhor campanha entre os oito times que disputam esta fase da Libertadores, o Palmeiras conquistou seis vitórias e um empate na competição, mas não vive um grande momento. Desde a retomada do Campeonato Brasileiro, após o fim da Copa América, o Verdão não venceu no Nacional. Passou da liderança invicta para a 3ª posição no certame. A crise ficou patente no sábado (17), quando os palmeirenses, contando com vários titulares, empataram com o time reserva do Grêmio (1×1). Definitivamente, o sinal amarelo acendeu e uma desclassificação diante do Tricolor gaúcho, pode significar a demissão do técnico Felipão.

Enquanto isso, o Grêmio tenta ser mais consistente na temporada. Depois da suada passagem na fase de grupos, o time gaúcho venceu os dois confrontos contra o Libertad e readquiriu parte da confiança. Mas as atuações irregulares no Brasileirão preocupam a torcida, que deseja acreditar na possibilidade de chegar às semifinais,   mas ficaria contente com o título da Copa do Brasil.

Grêmio e Palmeiras se enfrentaram em onze confrontos de mata-mata e o equilíbrio é a tônica. O Grêmio classificou-se em seis oportunidades. Mas se considerarmos os 24 jogos destas disputas, constataremos sete vitórias tricolores e dez triunfos palmeirenses. Além disso, o Palmeiras anotou 39 gols contra 34 do Grêmio. Na Libertadores, os clubes se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Verdão e uma vitória gaúcha. 

Todos os jogos aconteceram um 1995 e o auge do enfrentamento ocorreu nas quartas de final daquela Libertadores, quando o Grêmio massacrou o Palmeiras no estádio Olímpico (5×0), num jogo que foi uma verdadeira batalha campal. Na volta deste confronto, em São Paulo, o Grêmio, que era treinado por Felipão, saiu na frente, mas o Palmeiras virou e venceu por 5×1. O Tricolor gaúcho classificou-se e conquistaria o título daquela Libertadores mais adiante. Assim, no confronto entre o clube com um dos melhores elencos do país, mas que se encontra em crise, contra uma equipe que tem o craque Everton, mas não apresenta a regularidade de outros tempos, o grande diferencial pode ser o mando de campo na partida decisiva.

 

INTERNACIONAL X FLAMENGO (Rio de Janeiro – 21/08 e Porto Alegre – 28/08) – Ambos os confrontos iniciarão às 21h30

Outro encontro entre dois gigantes do futebol continental, reunirá clubes que já decidiram um Campeonato Brasileiro (1987). Internacional e Flamengo farão o confronto entre o time mais equilibrado do futebol brasileiro e o maior amontoado de bons jogadores do país, mas que ainda não teve resultados consistentes.

O Inter de Odair Hellmann, é liderado pelo atacante Guerrero e pelo regular Edenílson dentro das quatro linhas, e procura resgatar o orgulho ferido pelo rebaixamento sofrido no Brasileirão de 2016. Assim, o terceiro título continental da história, seria a redenção definitiva do Colorado. 

Além de decidir no Beira-Rio, o Inter entrará com a melhor campanha entre os oito participantes desta fase da Libertadores, ou seja, as perspectivas de classificação são boas na ótica da torcida. O Internacional ganhou seis e empatou duas partidas na competição, mantendo sua invencibilidade.

Enquanto isso, o Flamengo possui vários bons jogadores e contrata outros tantos, perigando tomar o posto de melhor elenco do futebol brasileiro das mãos do Palmeiras. Mas, com todas estas alternativas, a equipe ainda não forma um grupo coeso, o que assusta a maior torcida do Brasil. Nas oitavas de final, os comandados de Jorge Jesus, passaram do modesto time do Emelec após as cobranças de penalidades máximas. Pouco, para um clube com a capacidade de investimento que o Flamengo tem. Outra coisa que preocupa a torcida é o fato de que o rubro-negro já perdeu três jogos nesta Libertadores, mostrando a inconstância do time.

As duas equipes já se enfrentaram em cinco disputas de mata-mata e o Flamengo leva vantagem, com três passagens de fase. Nestes confrontos, tivemos dez partidas e cada equipe venceu três vezes. O equilíbrio persiste no número de gols marcados nestas partidas, pois o Internacional anotou dez gols contra onze tentos do Flamengo. Na Libertadores, os times se encontraram em duas oportunidades, ambas na fase inicial do campeonato de 1993. No jogo realizado no Maracanã, tivemos vitória flamenguista (3×1), enquanto no duelo de Porto Alegre, persistiu a igualdade (0x0).

Comentários

comments

Você pode gostar...