Xavante empata com o Gama e passa da fase inicial da Copa do Brasil

Por Luís Artur Janes Silva 

Nesta quarta (12), o Xavante fez a sua estreia na Copa do Brasil. Atuando no estádio Bezerrão, no Distrito Federal, o rubro-negro enfrentou o Gama, no jogo único da primeira fase da Copa, que reúne 91 equipes de todo o país. Numa movimentada partida, na qual esteve duas vezes na frente do marcador, o time pelotense mostrou vontade e empatou pelo placar de 3×3. A igualdade classificou o Brasil à segunda fase do torneio. Isto aconteceu porque o rubro-negro está melhor colocado no atual ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) do que o seu adversário neste embate.

Brasil e Gama fizeram jogo movimentado, que acabou com resultado favorável ao Xavante. Crédito da imagem: André Barroso.

O Brasil viajou para a capital do país sob desconfiança da torcida, que apesar da vitória conquistada diante do São José, no último sábado (primeiro triunfo na temporada), ainda não viu a equipe mostrar um bom futebol. Pior que isso, os aficionados xavantes estavam preocupados com o Gama, doze títulos do Distrito Federal e 1 Campeonato Brasileiro da Série B (1998), que nesta temporada, tinha vencido os quatro jogos que disputara no Brasiliense, anotando 19 gols nestas partidas. Ou seja, o adversário era temível.

Mas o Brasil mostrou muito empenho e vazou a defesa do Gama em três oportunidades, com Wesley, Wellington Simião e Gabriel Poveda. O verde e branco de Brasília buscou a virada, cedeu espaços ao Brasil e aos 40 minutos do 2º tempo obteve novo empate, mas foi incapaz de chegar na vitória que garantiria a classificação. Nunes, Luquinhas e Michel Platini, homônimo do craque francês dos anos 1970 e 1980, fizeram os gols do Gama.

Mesmo com as expulsões de Cristian e Nathan Cachorrão, o Xavante conseguiu passar da 1ª fase da Copa do Brasil pela segunda vez na sua história. A primeira oportunidade em que obteve este feito aconteceu no ano passado, quando o rubro-negro desclassificou o Tubarão-SC, mas parou no Avaí. Desde 2013, quando foi eliminado pelo Athletico-PR na fase inicial, o Brasil participou de cinco Copas Nacionais. Em 2015, caiu diante do Flamengo e no ano seguinte parou novamente no Athletico, ambos na 1ª fase.

Detalhe curioso é que, em nove partidas disputadas, o Xavante nunca venceu na Copa do Brasil. Foram três empates e seis derrotas neste período. Para avaliarmos a diferença histórica entre o rubro-negro e o Gama na competição, basta dizer que os brasilienses já participaram de 14 edições da Copa do Brasil, chegando duas vezes às oitavas de final (2004 e 2007), com direito a eliminar os cariocas Botafogo e Vasco da Gama neste período.

Outro destaque da classificação do Brasil é que renderá um belo aporte financeiro aos cofres do clube (R$ 650 mil), que aliviarão a difícil situação administrativa que o clube vive. O rubro-negro enfrentará Manaus ou Coritiba na próxima fase da Copa do Brasil. A única certeza é que o jogo da 2ª etapa do torneio será em Pelotas.

Comentários

comments

Você pode gostar...