Grêmio vence clássico e garante vaga na final do 1º turno do Gauchão

Por Luís Artur Janes Silva 

Renato e Coudet comandaram a dupla Gre-Nal no clássico 423. Imagem: Vinicius Costa/BP Filmes.

No último sábado (15), a cidade de Porto Alegre viu o clássico Gre-Nal 423 da história, que valeu pela fase semifinal do turno inicial do Gauchão de 2020. Realizado no estádio Beira-Rio, o jogo teve duas etapas distintas, que favoreceram a cada um dos times, mas o resultado final privilegiou a equipe com as melhores individualidades. O gol único da partida, marcado por Diego Souza, aos 46 minutos do segundo tempo, deu a vitória e, consequentemente, a vaga na final ao Grêmio.

Na primeira etapa do jogo, o Tricolor propôs as ações da partida desde o apito inicial. Mesmo com a tentativa do Inter de pressionar a saída de bola gremista, ainda assim, o time comandado por Renato Portaluppi teve as melhores chances de gol do primeiro tempo, culminando com os dois tentos anotados por Éverton, que acabaram anulados pelo árbitro de vídeo (VAR).

Os dois técnicos optaram por utilizar três jogadores de marcação nos seus setores de meio-campo. Mas o Inter acabou não conseguindo benefício dessa estratégia, pois Musto e Rodrigo Lindoso anularam-se mutuamente, o que permitiu que a meia cancha Tricolor, formada por Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon, dominasse as movimentações no setor. A saída de bola colorada passou a ser responsabilidade do jovem zagueiro Bruno Fuchs, recém-chegado da seleção pré-olímpica.

O resumo da ópera da primeira etapa, mostrou um Grêmio ofensivo e vertical, contra um Internacional acuado e sem criação, que não conseguiu romper o isolamento do atacante Guerrero. Desesperado, o Colorado ainda perdeu o volante argentino Musto, expulso na parte final do primeiro tempo.

No segundo tempo, o técnico Eduardo Coudet equilibrou a organização tática do Internacional, que passou a atuar com duas linhas de quatro e Guerrero na frente. D’Alessandro, mais recuado, foi o maestro do time reativo, que atacava o Grêmio no momento certo e teve mais chances de gol na etapa derradeira. Na realidade, depois que Thiago Neves foi lançado pelo técnico Renato Portaluppi, o Tricolor perdeu o setor de meio-campo, dando o domínio da partida ao adversário.

Mas, no final do jogo, as individualidades gremistas fizeram a diferença. Éverton, que teve atuação apagada na segunda etapa, perdido no meio-campo, caiu na esquerda e cruzou com qualidade na cabeça de Diego Souza, que desviou e marcou o gol da vitória do Grêmio. Antes do término da partida, o goleiro Vanderlei, que iniciou sua trajetória na cidade de Porto Alegre de forma insegura, operou um milagre, que garantiu o triunfo Tricolor.

Classificado, o Grêmio conheceu o seu adversário da final neste domingo (16). O Caxias, atuando em casa, venceu o Ypiranga pelo placar mínimo, com gol anotado pelo centroavante Da Silva, que pertence ao Grêmio, nos acréscimos da segunda etapa. O Grená da Serra e o Tricolor de Porto Alegre decidem o turno inicial do Gauchão, denominado Taça Cel. Ewaldo Poeta (histórico dirigente do futebol pelotense), em jogo único, que acontecerá no próximo sábado (22), no estádio Centenário, a partir das 16h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...