Trilhando o caminho do sucesso literário

Autora gaúcha Martha Medeiros fala sobre carreira de escritora e dá dicas para quem busca viver da escrita

Por Lidiane Lopes e Emily Oliveira / Em Pauta

Escrever é uma jornada solitária e desafiadora, mas para aqueles que sonham em ser autores de sucesso, os segredos compartilhados pelos mestres das palavras podem iluminar o caminho para o reconhecimento e o êxito literário. Conheça as chaves para desbloquear seu potencial e alcançar o sucesso como escritor.

O primeiro segredo para se tornar um escritor de sucesso é cultivar uma paixão ardente pela escrita. A dedicação diária, mesmo quando a inspiração parece fugir, é crucial. Grandes autores destacam que a constância na prática da escrita é a fundação para o desenvolvimento do próprio estilo e aprimoramento técnico.

Evento de exposição de livros na Praça Coronel Pedro Osório em Pelotas. Foto:Emily Oliveira / Em Pauta

Os escritores de sucesso são ávidos leitores. A exposição a diferentes estilos, gêneros e formas de escrita enriquece a paleta literária do autor. A leitura é uma fonte inesgotável de inspiração, proporcionando novas perspectivas, vocabulário e compreensão da estrutura narrativa. Receber críticas faz parte da jornada literária. Autores renomados destacam a importância de persistir diante de críticas construtivas, encarando-as como oportunidades de aprendizado. O processo de aprimoramento contínuo é essencial para evoluir como escritor. Estabelecer uma rotina de escrita é fundamental. Autores bem-sucedidos dedicam tempo regular para suas obras, tratando a escrita como uma profissão. A disciplina cria um ambiente propício para a criatividade florescer e para a materialização das ideias.

Os escritores de sucesso compreendem a importância de construir uma conexão sólida com seu público. A interação nas redes sociais, participação em eventos literários e a construção de uma plataforma online são estratégias eficazes para alcançar leitores e criar uma comunidade em torno do seu trabalho. Essas dicas foram indicadas nada menos do que por Martha Medeiros em uma breve passada na cidade de Pelotas para a divulgação do seu livro “Conversa na Sala”. Em um breve bate-papo ,a autora nos contou um pouco sobre a história da sua nova coletânea de crônicas e as reinvenções que fez durante a pandemia para desenvolver seu novo livro.

Publicação do livro “Conversa na Sala”, de Martha Medeiros em Pelotas. Foto: Emily Oliveira / Em Pauta


“Escrever este livro foi uma experiência encantadora.”Conversa na Sala” é uma coletânea de crônicas que normalmente produz o em um intervalo de dois ou três anos. No entanto, desta vez, devido à pandemia, a elaboração levou um pouco mais de tempo. As crônicas são publicadas no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro. São 122 textos nos quais abordo uma variedade de temas do mundo contemporâneo.

Antigamente, minha escrita estava mais centrada em relacionamentos amorosos, mas recentemente decidi ampliar os horizontes. Acredito ser importante explorar não apenas os aspectos amorosos, mas também os nossos vínculos com a tecnologia, a solidão e a finitude. Essa diversificação é enriquecedora, permitindo que a obra alcance um público mais amplo e diversificado.”, diz Martha.

O processo criativo de toda produção literária é muito sutil e pode vir de qualquer lugar. Por isso, é importante que os profissionais da comunicação mantenham a sua atenção sempre aguçada e atenta aos mínimos detalhes do cotidiano. Ainda sobre esse assunto, Martha também nos falou sobre o processo criativo de suas crônicas.

“Eu escrevo crônicas todos os dias. A crônica é a literatura do cotidiano e minha inspiração vem do próprio cotidiano, do meu dia a dia. Isso se estende desde uma conversa com amigos, notícia de jornal, um filme ou uma série. Eu estou sempre com o radar ligado e quando menos se espera, uma frase ou algo semelhante pode ser o pontapé inicial para a produção de uma crônica”, afirma Martha.

A rejeição é uma constante na vida do escritor. Autores renomados muitas vezes enfrentaram inúmeras recusas antes de encontrar o sucesso. A resiliência diante da rejeição é um traço compartilhado por aqueles que alcançam reconhecimento em suas carreiras literárias.

Os escritores de sucesso não temem o fracasso; eles o encaram como uma oportunidade de aprendizado. Cada desafio superado, cada história não publicada é uma lição valiosa. A habilidade de transformar as adversidades em crescimento é um segredo crucial no caminho para o sucesso literário. É importante saber o que quer produzir. Sobre o que gostaria de escrever. Assim, a inspiração flui e a mensagem que o autor gostaria de passar em seu livro fica muito mais clara e coesa. O livro “Conversa na Sala” não poderia ser diferente. Mas a autora nos pontua algo muito importante, que é não se limitar em passar alguma mensagem ao seu público.

“Não me preocupo excessivamente com a mensagem que transmito, mas reconheço que toda crônica possui uma natureza utilitária. As pessoas acabam estabelecendo um vínculo, uma vez que o hábito de leitura mensal cria uma conexão como colunista.Esse é um processo natural, onde aquilo que expresso de maneira despretensiosa acaba servindo de inspiração para os leitores.

Embora não me restrinja a transmitir uma mensagem específica, destaco consistentemente a importância de viver a vida com mais leveza. Muitas vezes nos queixamos desnecessariamente, dramatizando situações que, na realidade, têm pouca importância. Existem, de fato, acontecimentos sérios que passam na televisão, alguns dos quais lamentavelmente sem solução ou irreparáveis, dependendo da magnitude da tragédia. Contudo, em nosso cotidiano, deparamo-nos com diversas contrariedades, e é essencial aprender a relevar, buscando enxergar também o lado positivo das coisas.”

Ao trilhar o caminho da escrita, lembre-se de que o sucesso não é apenas o destino, mas também a jornada. Cultivar paixão, perseverança e aprimorar constantemente suas habilidades são os segredos que podem transformar o sonho de se tornar um escritor de sucesso em uma realidade palpável. E claro, não poderíamos terminar essa matéria sem uma inspiração para os novos profissionais da comunicação que ainda estão por vir.

“Leiam. Este é o conselho que dou tanto aos estudantes quanto à queles que não estão envolvidos em estudos no momento. A leitura é para todos. Precisamos ler, pois isso acrescenta mais vida à nossa existência e expande nossos horizontes. É lamentável que muitas pessoas vivam sem ter contato com livros. Não que isso as torne infelizes ou felizes, pois não está relacionado à felicidade. No entanto, é uma oportunidade valiosa para compreendermos melhor o próximo, para derrubar barreiras e cultivar mais empatia em relação às diferentes perspectivas de vida das outras pessoas.O tempo passa rapidamente, e perder essa chance é uma pena.

Além disso, a leitura contribui para a melhoria da escrita, especialmente para aqueles que estudam jornalismo. Ela também ajuda a cultivar um olhar mais generoso para avida, algo essencial em qualquer profissão.”, conclui Martha

Comentários

comments

Você pode gostar...