Café de inclusão

Conheça o projeto que oferece curso gratuito de barista às mulheres em vulnerabilidade social. Ideia vem da cafeteria “Da Barista Cafés Especiais”, e objetiva dar chance de ingresso no mercado de trabalho às mulheres em situação socioeconômica frágil

Por João Pedro Goulart / Em Pauta

Curso de barista promove formação profissional para mulheres em Pelotas

Uma pesquisa feita no ano passado pelo Instituto Carlos Chagas, através do Projeto Menina-Moça, Mulher, do Rio de Janeiro, entrevistou 40 mulheres em estado de vulnerabilidade social que eram atendidas pelo projeto. Ao fim, o estudo apontou que dentre as necessidades mais comuns, a busca por um emprego formal foi mencionada em 57,5% das respostas. Ainda que os dados se refiram à cidade do Rio de Janeiro, eles refletem uma realidade vivida pelas mulheres fragilizadas socialmente no país inteiro. Para combater esse cenário, em Pelotas, a proprietária da cafeteria “Da Barista Cafés Especiais”, Brenda Gomes, teve a iniciativa de criar um curso profissionalizante de baristas gratuito direcionado a essas mulheres.

Ao todo, são mais de 30 vagas para o curso de Barista Profissional. Ele acontece no dia 8 de março, na cafeteria Da Barista, que fica na Rua Padre Anchieta, 2220. Ao concluir o curso, a pessoa receberá uma apostila e o material de estudo para aperfeiçoar o que aprendeu, além do certificado de conclusão do curso. Podem fazer parte da turma todas as mulheres que procuram ingressar em uma das áreas que mais cresce no Brasil, a especialização em café de alta qualidade. As vagas estão disponíveis principalmente para aquelas mulheres que não estejam trabalhando no momento. “Com o objetivo único e exclusivo de fomentar a nossa liberdade financeira, tanto para as que querem ingressar na profissão, quanto para as que querem empreender”, destacou Bruna.

O curso de barista é ministrado pela própria dona da cafeteria. A Bruna atua na área do café especial há dez anos, capacitando cafeterias, qualificando baristas e dando formação a novos baristas. “Nossos cursos possuem uma metodologia diferenciada, pois já são mais de dez anos capacitando e formando baristas. Os cursos são destinados aos profissionais da área, empreendedores e amantes de cafés especiais. Utilizamos cafés de diferentes produtores, varietais, curva de torra, com notas surpreendentes. Também aprendemos técnicas para fazer o latte art perfeito e diversas bebidas à base de café”, disse a barista profissional.

O patrocinador do projeto e consultor de vendas, Hamorim Del Rios, também estará presente no curso, com seus cafés especiais e equipamentos para sorteio. “Nós vemos como algo muito importante. Não conhecíamos o projeto, mas assim que a Brenda nos falou, tivemos interesse em participar. Sabemos que há muito a ser feito, mas se cada um contribuir de alguma forma, cada um fazendo um pouco, acreditamos que é possível alcançar grandes objetivos. Ficamos muito felizes em participar deste projeto”, concluiu Del Rios.

Comentários

comments

Você pode gostar...