Curso de Dança da UFPel Comemora Dia Internacional da Dança com a Comunidade

Por Lizandra Vilela

Na manhã da última terça-feira, 29, o curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas promoveu evento em comemoração ao Dia Internacional da Dança. Com o intuito de divulgar o curso, assim como comemorar este dia, o evento foi uma parceria entre a Secretaria do Curso de Dança-Licenciatura/UFPel, o Centro de Artes/UFPel e a  Secult – Prefeitura Municipal de Pelotas. Realizando uma “blitz” na Esplanada do Theatro Sete de Abril, na qual os alunos do curso oportunizaram vivências de diferentes gêneros de dança, o evento buscou aproximar da comunidade de Pelotas as ações e objetivos do curso.

Foto: Lizandra Vilela

“A ideia do evento foi para não deixar o dia Internacional da Dança passar em branco. Como queríamos, além disto, divulgar o curso de dança, escolhemos fazer está “blitz”, tendo a ideia de organizar em frente ao Sete de Abril. Procuramos a Secretaria da Cultura e tivemos total apoio”, conta a coordenadora do Curso de Dança da UFPel, Eleonora Santos.

A professora enfatiza ainda a importância deste evento ocorrer em um lugar da cidade onde o fluxo de pessoas é muito grande.

“É uma ação que dá visibilidade real sobre o curso, a presença dos professores e alunos da dança chama muito atenção. A divulgação de nossas atividades acaba sendo diferente quando há esta quebra do cotidiano da cidade. As pessoas, ao mesmo tempo em que estão indo para seus compromissos, param para assistir o evento. Isto faz com que elas passem a questionar sobre o curso e a importância da dança na vida de todos nós”,  conta Eleonora.

O músico Ariovaldo Inssaurriaga, que parou para prestigiar o evento, acredita que a dança faz muito bem a todos, principalmente aos jovens.

“Eu costumo passar sempre aqui na praça. Estou achando maravilhoso o que está acontecendo aqui. Para a juventude é muito importante a dança, ela prende os jovens em algo positivo. Tenho dois netos que são envolvidos com dança, então consigo enxergar bastante as mudanças que a arte consegue exercer em um jovem que se dedica a ela. A dança salvou meus netos”,  relata Ariovaldo.

Foto: Lizandra Vilela

Sobre a reforma do Teatro, Eleonora conta que o curso está muito otimista com a reforma, acreditando que logo terão este espaço tão importante para todos funcionando novamente.

“O Theatro Sete de Abril faz muita falta, porém, ver o retorno da restauração nestes últimos meses é muito satisfatório. O curso de Dança aposta, acredita e colabora para que esta restauração aconteça. Acreditamos, juntamente com o poder público, que logo ele estará aberto e poderá, cada vez mais, estimular nosso curso”, conclui a professora.

Foto: Lizandra Vilela

Mesmo que timidamente, quem passou pelo local assistiu e, até mesmo, participou das atividades que os alunos promoveram.