Desafio Pré-Universitário Popular inicia mais um ano de estudos

Imagem: Julia Muller/Arquivo Pessoal

O projeto de extensão gratuito recebe 200 alunos de baixa renda.

Por Júlia Müller

Educação popular e de qualidade. Esses são os pilares do Desafio Pré-Universitário Popular, projeto estratégico ligado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas. No último sábado (07/04), cerca de 250 pessoas compareceram ao aulão inaugural que deu início às aulas deste ano.  Em meio ao auditório do prédio do Direito da UFPel, cercados por quadros dos ex-diretores do curso, os novos alunos conheceram os mais de 70 colaboradores voluntários do projeto. Neste ano o Desafio recebeu quase 400 inscritos para 200 vagas gratuitas, o critério de seleção é estabelecido pela renda do candidato.

“São 25 anos de um local de resistência para que possamos ter cada vez mais pessoas das classes C, D e E dentro da Universidade”, afirma Nóris Mara Leal, coordenadora do projeto, reforçando a importância da existência desta iniciativa. De acordo com Nóris, os professores que ministram as aulas não ficam restritos a estudantes de graduação, mestres e doutores também fazem parte. Frederico da Rosa Blank, professor e coordenador da área de Matemática, salienta que cerca de 12% dos colaboradores atuais passaram por um curso pré-universitário antes do ingresso ao ensino superior. Também, todos os voluntários são ou já foram integrantes da Universidade Federal de Pelotas.

Coordenadora do Desafio, Nóris Mara Leal, durante discurso. Foto: Júlia Müller/Arquivo Pessoal

Indo para o terceiro ano como colaborador, o professor lembra que ao entrar na equipe do Desafio não sabia a verdadeira importância do projeto. Hoje, se emociona ao contar que a sensação de encontrar um ex-aluno no Restaurante Popular da UFPel não tem preço.

O Desafio desenvolve ações de incentivo ao pensamento crítico, pertencimento político e consciência cidadã. Idealizado em 1993, a criação do projeto surgiu de um grupo de amigos interessados em dar aulas para pessoas de baixa renda, posteriormente, moldando a ideia a um pré-vestibular. A educação popular, conceito de Paulo Freire, está na junção de práticas pedagógicas e políticas para formar um cidadão capacitado não só intelectualmente como politicamente.

Ao longo dos 25 anos de existência, o projeto de extensão teve várias sedes, dentro e fora dos campi da UFPel. Desde 2007 esteve localizado na rua Andrade Neves, número 2222, distante dos espaços da instituição. No último mês realizou a mudança de espaço para o prédio Salis Goulart, localizado na rua Tiradentes, 2351, esquina com Félix da Cunha. Essa mudança possibilita aos alunos do projeto o contato direto com a Universidade. As aulas tiveram início nessa semana, na segunda-feira, atendendo os estudantes no turno da tarde e noite.