Abertas inscrições para curso de multiplicadores em saúde da gestante

Por Elise Souza

Estão abertas, até o dia 4 de maio, as inscrições para o curso de multiplicadores em saúde da gestante. Oferecido pelo campus Pelotas do IFSul, o curso gratuito e com vagas limitadas ocorrerá às quartas-feiras, das 14 às 17 horas, entre os dias 7 de maio e 20 de agosto. Com trabalhadores e estudantes da área da saúde e da educação como principal público que visa atender, o curso multidisciplinar tem por objetivo preparar pessoas para atuar junto às suas comunidades como difusores de informações sobre uma gestação saudável.

Foto: divulgação (http://www.icvacinas.com.br/ic-vacinas/vacinas-para-bebe-e-gestantes.html)

Os encontros contarão com palestras de profissionais das áreas de odontologia, ginecologia e obstetrícia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e educação física, por exemplo, voltadas para todos os aspectos que merecem atenção durante a gestação. Além disso, alguns dos encontros contarão com treinamentos práticos para nortear os participantes sobre como podem aplicar o que aprenderam na sua área de trabalho, além de apontar caminhos de comunicação com a comunidade em que estão inseridos.

De acordo com as organizadoras do curso, Rosa Maria dos Santos e Mariana Gil de Los Santos, odontólogas do câmpus Pelotas, a ideia de promover uma capacitação para multiplicadores partiu da vontade de fazer algo que fosse além dos atendimentos odontológicos e pudesse ser um diferencial, beneficiando um maior número de pessoas.

“Inicialmente pensamos em fazer um curso para gestantes, mas o foco é muito limitado, então surgiu a ideia de preparar pessoas que possam atuar difundindo isso. Sempre tivemos vontade de fazer algo voltado para educação em saúde e resolvemos aproveitar o espaço que temos aqui, já que se trata de uma instituição de educação”, afirma Mariana.

Rosa conta que a abertura para participação de trabalhadores e estudantes da área de educação se deu justamente por serem pessoas que têm acessos a grupos maiores de pessoas e terão mais facilidade de transmitir a informação. Além disso, vários aspectos que serão trabalhados durante o curso estão diretamente interligados com o processo de educação.

As organizadoras, que não medem esforços para fazer do curso uma atividade permanente, não escondem a grande expectativa. “A nossa ideia é que seja o primeiro de muitos. O meu desejo é que as pessoas realmente saiam daqui preparadas para implantar ações efetivas com relação a saúde da gestante”, conclui Mariana.