Eventos marcam o Outubro Rosa em Pelotas

Por Francine Dias

A Secretaria de Saúde, (SMS) junto com a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AAPECAN), iniciou na sexta-feira (10) as ações em alusão ao Outubro Rosa. As primeiras atividades foram realizadas no Parque da Baronesa, na Festa das Crianças, organizada pelo programa Infância Melhor (PIM). Com a participação da Secretaria de Saúde da Mulher, DST/AIDS e AAPECAN, na ocasião, especialistas explicaram para as mulheres presentes a importância da prevenção do câncer de mama.

Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde da Mulher, Terena Camacho, o objetivo destas ações é conscientizar a importância da prevenção do câncer de mama e outras doenças da mulher. “Nosso enfoque está voltado à conscientização para o câncer de mama, mas este ano o Grupo Rosa está aproveitando este gancho para também alertar sobre outras doenças relacionadas à saúde das mulheres”, comenta.

A próxima ação será realizada na manhã desta quinta-feira (16), no auditório interno do Colégio Municipal Pelotense, em que a SMS, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, irá promover um encontro para os educadores abordando sobre o câncer de mama e sífilis congênita.

Um dos destaques destas ações será realizado dia 23 de outubro, às 9h, no auditório do Colégio Gonzaga, em que o médico-psiquiatra, colunista da Rádio Atlântida, Dr. Jairo Bouer, palestrará sobre a sexualidade do jovem.

Foto: Reprodução (http://goo.gl/UymZnB)

Câncer de Mama não é única conscientização do Outubro Rosa. Foto: Reprodução (http://goo.gl/UymZnB)

O encerramento da programação do Outubro Rosa em Pelotas será dia 24 de outubro, junto às comemorações dos nove anos da AAPECAN. Entre as atividades haverá corte de cabelo com o objetivo de arrecadar mechas a serem destinadas á ONG Cabelaço, de Porto Alegre, que confecciona perucas para as crianças e adolescentes com câncer que não têm condições de adquirir o acessório.

Conforme o site da Prefeitura de Pelotas, durante todo o mês de outubro também haverá programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira a programação completa das ações da campanha do Outubro Rosa em Pelotas:

16/10 – 8h30: Encontro para os educadores sobre Saúde da Mulher em comemoração ao Outubro Rosa.

Local: Auditório interno do Colégio Pelotense. Rua Marcílio Dias, n°1597.

23/10 – 9h: Encontro com o Dr. Jairo Bouer, que abordará o tema: “Sexualidade do Jovem Brasileiro: autonomia e responsabilidade”,

Local: Auditório do Colégio Gonzaga. Rua General Argolo, esquina Padre Anchieta.

24/10 – 14h: Comemoração do 9º aniversário da AAPECAN. Núcleo de Atenção em Saúde da Mulher e DST/AIDS/CAPS/PIM apresentam ações preventivas em saúde da mulher, especialmente sobre câncer de mama e sífilis; corte de cabelo com o objetivo de arrecadar cabelos a serem destinados à ONG Cabelaço (POA) para confeccionar perucas para crianças e jovens com câncer no RS.
Local: Pátio da Farmácia São João. Rua General Osório, esquina Bento Gonçalves.
Mais informações podem ser obtidas na Superintendência de Ações em Saúde, Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, rua Lobo da Costa, n°1.764, telefone 3284-7767.

 Ações programadas pelas UBSs: 

– UBS Barro Duro: a partir do dia 13/10 será realizado sala de espera, manhã e tarde e coletas para exame citopatológico (CPs) todas as manhãs.

– UBS Cascata: intensificado incentivo ao autoexame de mamas.

– UBS Z-3: unidade está toda enfeitada, a equipe usa camisetas. Dia 07 às 9h30 terá caminhada com distribuição de panfletos. Dia 14 à tarde terá palestra “Conversando sobre a saúde da mulher”, com uma nutricionista. Dia 21 encerramento com caminhada e soltura de balões.

– UBS Fátima: dia 17 às 14h tem festa das crianças e tenda de saúde da mulher, em frente ao posto.

– UBS Guabiroba: as tardes de segunda-feira terão mutirões de coleta de CPs e avaliações para mamografia.

Câncer de Mama

De acordo com o site Mulher Consciente,  o Câncer de Mama  trata-se da consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células mamárias. É uma doença mais comum em mulheres a partir dos 35 anos, e quando diagnosticados em fase inicial, as chances de cura podem chegar a 95%. Vale ressaltar que nem todo câncer de mama é maligno.

Mulheres que possuem em seu histórico familiar a doença, devem ter cuidado extra, principalmente se tratar-se de parentes de primeiro grau (mãe ou irmã).

Fatores de risco:

– menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos)

– menarca tardia (última menstruação após os 55 anos)

– o aumento da idade

– mulheres que engravidaram ou tiveram seu primeiro filho após os 30 anos.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de mama é o tumor maligno mais comum entre as mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte. Segundo a pesquisa realizada pelo Inca, 2014/2015, em relação a incidência de câncer no Brasil: o país terá 576 mim novos casos por ano, desses, 57.120 mil serão câncer de mama

Comentários

comments

Você pode gostar...