A diversidade e os benefícios dos óleos vegetais

Por Anahí Silveira e Letícia Pinto

Os óleos vegetais costumam ser evitados por estarem associados ao aumento do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares. Mas até que ponto essa restrição faz sentido?

“Na realidade, podemos ficar despreocupados, pois esses óleos ajudam no bom funcionamento do nosso corpo e, principalmente, do coração, dando ao organismo os nutrientes essenciais que não conseguimos produzir, como ômega 3 e 6, auxiliando na  absorção de algumas vitaminas, como A, E e K, e também são ótimos antioxidantes”, explica a nutricionista Milene Brião. Além disso, a profissional lembra que o colesterol, tão temido, é proveniente de alimentos de origem animal, como a banha de porco, a manteiga, dentre outros. Ou seja, estes sim são os verdadeiros responsáveis pela elevação do LDL (conhecido como colesterol ruim) no plasma sanguíneo.

Sendo ricos em ácidos graxos insaturados e pobres em ácidos graxos saturados, os óleos vegetais, extraídos de diversos tipos de frutos e sementes isentos de colesterol, acabam por ter um papel importante na prevenção das doenças do coração.

Origem e aplicação

O óleo vegetal é uma gordura, geralmente extraída das sementes das plantas, formada por triglicerídeo e trata-se de uma substância biocompatível.

Além da tradicional utilização na culinária como óleo de cozinha – servindo como meio de transferência de calor e sendo também absorvido pelos alimentos -, os óleos vegetais são aplicados em pinturas, em cosméticos – seja na confecção de sabonetes, cremes, shampoos, condicionadores -, em produtos farmacêuticos, servem como lubrificante, como combustível (biodiesel ou puro), para iluminação e usos industriais.

Alguns tipos de óleos, tais como o óleo de colza, algodão ou rícino são impróprios para consumo humano sem o devido processamento prévio.

Na internet, por exemplo, é possível encontrar sites especializados na venda do produto, com mais de 350 tipos de óleos e extratos oleosos diferentes, alguns prensados a frio e 100% puros e naturais.

Fontes dos óleos vegetais

Da conhecida semente de girassol até o abacate. As fontes para extração dos óleos vegetais são as mais diversas que se possa imaginar, excluindo o mito de que apenas o óleo de soja é amplamente fabricado.

1

Extraídos das mais diversas fontes, os óleos vegetais fornecem ao corpo nutrientes essenciais que não conseguimos produzir (Foto: Reprodução)

A escolha do óleo depende do preço, do gosto e do propósito de utilização. Abaixo estão alguns deles – sobretudo, os que servem para a preparação de alimentos – e seus benefícios, segundo a nutricionista Milene Brião:

Óleo de girassol: é rico em ômega 6 e vitamina E, que desempenham papel importante na redução de risco de doenças do coração, sendo essenciais para o sistema imunológico, ajudando a retardar o envelhecimento das células.

2

Da semente de girassol é extraído um óleo ômega 6 e vitamina E (Foto: Nação Verde)

Óleo de milho: rico em ômega 6 e essencial para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do organismo. Rico em vitamina E e A, que contribuem para o reforço do sistema imunológico. É benéfico também para a visão.

Óleo de canola: é considerado o equilíbrio ideal dos ácidos graxos ômega 6 e ômega 3. Possui também altas quantidades de ômega 9 na sua fórmula. É o óleo que possui os níveis mais baixos de gorduras saturadas. Por ser rico em gorduras monoinsaturadas, colabora com a redução da pressão arterial e previne doenças do coração, aumentando o HDL (“bom” colesterol) e reduzindo o LDL (“mau” colesterol). Há uma boa oferta de vitamina E, um antioxidante, que dentre outros benefícios, inativa os radicais livres, protegendo o organismo contra as doenças do coração.

Óleo de oliva: é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta, e sendo especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular. É digerido com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos. Contém muitos fitoquímicos que podem ser benéficos ao organismo. Valor nutricional: 884 calorias a cada 100g.

3

Rico em vitamina E, o óleo (ou azeite) de oliva protege contra o câncer e as doenças do coração (Foto: Steve Buissinne/ Pixabay)

Óleo de gergelim: o óleo de gergelim é uma fonte de ácidos graxos essenciais, contendo ácido linoléico (ômega 6), ácido alfa-linolênico (ômega 3) e ácido oléico (ômega 9), que ajudam a reduzir o nível de colesterol. O óleo é ainda fonte de cálcio, vitamina E, tem poder antioxidante e é cicatrizante. A presença de cálcio em sua composição faz deste óleo um excelente preventivo da osteoporose. Valor nutricional: 884 calorias a cada 100g

Óleo de coco: É composto por gordura saturada, conhecida como TCM (triglicerídeos de cadeia média), e por esse motivo tem o diferencial de ser rapidamente metabolizada. Há estudos que mostram que o óleo de coco também pode colaborar com a diminuição dos níveis de triglicérides e LDL (colesterol ruim) e o aumentos dos níveis de HDL (colesterol bom) no sangue, o que protege a saúde do coração. Valor nutricional: 882 calorias a cada 100g.

4

Além de aplicação culinária, o óleo de coco também é frequentemente utilizado para o processo de umectação capilar, uma forma de hidratar e nutrir os fios. (Foto: Swezilian.com)