Hora do Enem: 584 mil estudantes participaram do primeiro simulado

Por Carina Reis e Lucas Pereira

O Ministério da Educação (MEC), por meio da plataforma de estudos Hora do Enem lançou, nos dias 30 de abril e 1° de maio, o primeiro simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio.

hora-do-enem

A preparação contou com a participação de aproximadamente 584 mil estudantes, superando as expectativas do MEC. Em conseqüência de problemas no acesso ao sistema por causa da grande procura, que formou uma fila virtual durante o período da prova, será realizada no dia 07, a partir da meia noite até às 20h do 08 de maio um novo simulado, dando oportunidade a quem ainda não participou.

Os participantes utilizaram computadores, notebooks e plataformas móveis (smartphones e tablets) para a realização da avaliação. Do total, 79% dos estudantes são de escolas públicas e 21% de escolas particulares. As graduações de Medicina, Direito, Administração, Psicologia, e Engenharia Civil foram os cursos de maior interesse. Os estados que contaram com o maior número de pessoas foram: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Durante o ano, a plataforma disponibilizará mais três simulados, com questões no formato do Enem e nota medida na metodologia da Teoria de Resposta ao Item, a mesma usada pela organização do vestibular nacional.

Segundo o professor de matemática Luiz Salcedo, a Hora do Enem é, sem dúvidas, uma boa iniciativa. Para a estudante de Jornalismo Cláudia Luiza Dutra Peres, que deseja cursar Psicologia, a plataforma além de avaliar o conhecimento, auxilia no planejamento de estudos com a flexibilidade de horário disponível, sendo mais um recurso para quem deseja ingressar na universidade.

Sobre o simulado

Composta por 80 questões de múltipla escolha, o simulado possui o conteúdo cobrado correspondente ao que foi visto nas escolas até o mês de abril. O resultado e gabarito serão divulgados assim que o aluno finalizar o exame.

Mais sobre o MECFLIX

O site MECFLIX contém vídeos sob demanda das quatro áreas cobradas no Enem, onde os alunos podem ter um plano personalizado de estudo, assim sendo um reforço importante de conteúdos cobrados no exame.

Inscrições para o Enem

As inscrições começarão no dia 09 de maio com término no dia 20 do respectivo mês. A taxa é de R$ 68 e poderá ser paga até o dia 25 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. O exame acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro.

Informações: Guia do Estudante