Editora e Livraria da UFPel: como ter acesso aos serviços ofertados

Os serviços da Editora e Livraria UFPel vêm sendo prestados há mais de 30 anos para a acadêmicos e comunidade em geral

Por: Marianna Bertoldi/ Em Pauta

Prédio da Livraria Ufpel / Divulgação / Em Pauta

Se você é aluno da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possivelmente já ouviu falar sobre a Editora, Livraria e Gráfica da UFPel. Mas caso você não possua nenhum tipo de vínculo com a UFPel ou, mesmo possuindo, ainda não sabe como elas funcionam, quais serviços estão disponíveis e como acessá-los, esta matéria foi feita pensando em você!

A Editora e Livraria da UFPel é associada à ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias, que congrega, hoje, 112 editoras universitárias distribuídas em todo o Brasil. Ela é uma editora pública, aberta para a comunidade em geral, responsável por publicar obras em variados formatos de livro, visando à promoção e difusão do conhecimento, da ciência, da arte e da cultura, originais ou reeditadas, independentemente da vinculação institucional do autor.

Sua história teve início nos anos 60, mas foi em 1990 que começou a operar como unidade da Pró-reitoria de Extensão e Cultura,no centro de Pelotas. E, atualmente, faz parte do Núcleo de Editora e Livraria da UFPel (Nelu).

O Núcleo de Editora e Livraria da UFPel (Nelu) é responsável pelo processo de recebimento e avaliação de propostas para publicação, revisão, diagramação, catalogação, divulgação e comercialização das obras de valor científico e cultural. Além disso, por se tratar de uma editora pública, a Editora da UFPel prioriza a publicação de obras digitais de livre acesso, seguindo o princípio da distribuição gratuita e universal.

No site oficial da Editora, você encontra todos os passos necessários para a submissão de proposta de publicação e, também, os documentos e modelos que devem ser preenchidos estão disponíveis para download.

Esses passos incluem:

1º) leitura do “Manual de redação & Guia para elaborar referências”, preenchimento do “Formulário de Proposta de Publicação”

2º) preenchimento e assinatura do “Termo de compromisso”

3º) contato com o Núcleo de Editora e Livraria pelo telefone ou e-mail

4º) assinatura do “Modelo de contrato”.

5º) Antes de realizar o envio dos documentos, verificar se estão de acordo com os itens descritos no “Roteiro para autoras/es e organizadoras/es

Para maiores detalhes, acesse o site oficial: https://wp.ufpel.edu.br/editoraufpel/documentos/como-publicar/

Suelen Aires trabalha na Editora da UFPel e comenta que a procura da comunidade pelotense pelos serviços da editora têm crescido, “principalmente depois do lançamento da Linha UFPel em 2019”. Ela ainda menciona que a editora e a livraria podem servir como um instrumento de aproximação entre a população e o espaço acadêmico. “ O espaço é aberto e acessível ao público em geral, além disso, nossas obras priorizam o formato digital de acesso livre e gratuito. Dessa forma, a comunidade de Pelotas pode consumir os produtos disponibilizados pela Editora e Livraria da UFPel”, observou.

Ainda, ela cita uma obra publicada pelas professoras da UFPel Marislei Ribeiro e Michele Negrini, em parceria com alunos do curso de bacharelado em Jornalismo que está disponível para o acesso livre pelo link: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8243

O atendimento ao público no Núcleo de Editora e Livraria da UFPel acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Rua Benjamin Constant, nº 1071. Também é possível entrar em contato pelo telefone (53)3284-1684 e/ou pelo endereço de email: editora.ufpel@gmail.com . Você também pode ficar por dentro da página do Facebook, pelo link: https://www.facebook.com/livrariaufpel