A segunda edição do Ruas de Lazer acontece neste domingo, 15

O projeto de extensão que estimula lazer e saúde teve sucesso em sua primeira edição, e agora retorna para mais um domingo de atividades 

Por Gabriella Cazarotti

Aula de ginástica movimenta o domingo no Ruas de Lazer/ Foto: Katia Helena Dias

Neste domingo (15),  a Avenida Juscelino Kubitschek recebe o Projeto Ruas de Lazer novamente. O evento conta com uma agenda repleta de atividades das 9h às 18h. O programa beneficia os moradores da região, que poderão usufruir de diversas atividades de esporte e lazer, além de ações educativas.

A primeira edição aconteceu dia 24 de abril e teve uma grande aprovação do público, Gustavo Ferreira, coordenador adjunto do projeto conta a experiência, “O primeiro evento superou as expectativas. A gente estava ansioso porque vinha há um ano programando, e por causa da pandemia a gente sempre ia adiando. Quando a gente resolveu fazer o evento, pensamos que fosse um evento menor, mas tomou uma proporção que agregou bastante o pessoal.” A estimativa foi de 3500 pessoas no primeiro evento, e a expectativa deste domingo é de superar. 

O início

O programa nasceu na Extensão da UFPel a partir das ideias de Inácio Crochemore, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Ítalo Guimarães, orientando de Inácio em seu projeto de doutorado. 

“O Ruas de Lazer se configura em fechar grandes avenidas ou vias de bairro para a apropriação daquele espaço para atividades de lazer por parte da população” afirma Inácio Crochemore, coordenador do projeto. 

Apresentações de dança ganham espaço no Ruas de Lazer/ Foto: Katia Helena Dias

O projeto conta com a coparticipação entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura, “Assim que a gente se organizou internamente na UFPel, a gente foi procurar a parceria da prefeitura municipal de Pelotas, e formamos um comitê gestor com 4 secretarias representadas. Viemos avaliando o andamento da pandemia para saber o momento de iniciar, com a evolução do quadro pandêmico a gente iniciou o projeto mês passado.” explica Inácio.

As atividades presentes no evento são a junção da UFPel com as necessidades da comunidade. Desde apresentações musicais e feira de artesanato, até escolinha de trânsito para crianças e outros projetos de extensão da universidade. 

Inácio Crochemore destaca a importância do evento para a UFPel “A gente espera que o Ruas potencialize a retomada dos projetos de extensão. A extensão sofreu muito com a pandemia. Embora muitos projetos tenham resistido e se adequado ao formato online, grande parte acabou tendo suas atividades interrompidas. Para a UFPel é bastante significativo essa retomada, unir eles em ações conjuntas como o Ruas de Lazer tem um potencial muito grande” 

Atividades 

Confira as atrações do evento:

  • Aula de ginástica do Projeto Vida Ativa; 
  • Apresentações de danças urbanas dos estudantes UFPel; 
  • Apresentações musicais de artistas locais (parceria com a Secretaria de Cultura – Secult);
  • Brinquedos infláveis do Projeto Vida Ativa;
  • Barraca da Saúde (projeto de extensão da UFPel);
  • Programa de Educação Tutorial da Educação Física;
  • Feira de artesanato;
  • Foodtrucks;
  • Projetos esportivos da UFPel;
  • Aula de Kangoo Jump (iniciativa de acadêmicos da Esef. Interessados em participar deverão fazer contato prévio via WhatsApp (53) 98144-8842);
  • Projeto Curiosamente – conhecimentos sobre neurociências e sua aplicação cotidiana (iniciativa de acadêmicos do curso de Biologia/UFPel);
  • Grafite no muro do colégio Dom João Braga;
  • Escolinha de Trânsito para crianças;
  • Bikepel – empresa empresta bicicletas para serem utilizadas no evento.

Planos futuros

Temporariamente situado na Avenida Juscelino Kubitschek, o Ruas de Lazer tem planos de expansão no futuro. Levar o projeto para bairros afastados da região central e periferias é o objetivo de Inácio, “A gente pode interpretar o lazer como mais um dos privilégios da nossa sociedade, no qual as populações mais privilegiadas acabam acessando inúmeras atividades de lazer. A população com maior vulnerabilidade social e econômica acaba não tendo acesso às atividades. A gente precisa ter ações para as pessoas que mais necessitam.” afirma. 

Em caso de chuva, o evento será adiado. A confirmação será no sábado de manhã, conforme a previsão da Meteorologia.

Acompanhe o projeto no Instagram @ruasdelazer.pelotas para conferir as novidades 

Comentários

comments

Você pode gostar...