“Correndo” por um futuro melhor

Por Émellem Rosa

Com apenas 16 anos, o morador da pequena São José do Norte, Renan de Souza da Silva, é destaque no atletismo. Aluno de escola pública, Renan é incentivado pela direção da escola, Instituto Estadual de Educação São José, e pelo professor de Educação Física, Alex de Oliveira, que o acompanha nas competições. O jovem começou a treinar atletismo aos 12 anos e desde então vem colecionando medalhas.

Foto: Jornal Agora

Aluno do 2° ano de ensino médio, Renan participa de um grupo de corredores formado no ano de 2003 na escola São José pelo professor Alex. O grupo foi criado para representar a escola e a cidade em corridas de rua. O jovem atleta destacou-se dentro deste grupo, obtendo ótimos resultados nas competições em que participa. O adolescente já é um destaque do atletismo no estado. Após vencer, em agosto, as etapas regionais nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), Renan consagrou-se, no mês de outubro, campeão estadual dos 3.000 metrosem Porto Alegre. Com essa trajetória, o aluno tornou-se um dos representantes do Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), o maior evento esportivo estudantil do Brasil.

Com suas despesas custeadas pela Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Renan conquistou na Paraíba, com o tempo de 9’22’’(nove minutos e vinte e dois segundos), o 7° lugar na geral dos 3.000 metros, que disputava com outros 24 atletas.

Orgulho e exemplo para comunidade nortense, Renan foi homenageado por autoridades da cidade, e também por professores e colegas da escola onde estuda. Recebeu do prefeito Zeny de Oliveira um certificado de honra ao mérito, e a promessa de apoio para que o jovem possa continuar representando o município em competições.

E com o incentivo do seu treinador, o professor Alex de Oliveira, o jovem sonha em seguir a carreira no esporte. O jovem atleta almeja representar não só a sua cidade, mas também seu país. Para isto agora, aluno e professor buscam patrocínio para que Renan possa participar das provas oficiais pela Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (Faergs), para assim se qualificar e disputar profissionalmente os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.